Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/1005
Tipo documento: Dissertação
Título: Conhecimento sobre poluição e acidentes de trabalho entre escolares residentes em área impactada por aterro sanitário
Autor(es): Gomes, Rosangela Maiara Vindoura
Orientador(a): Souza, Delma Perpétua Oliveira de
Membro da Banca: Souza, Delma Perpétua Oliveira de
Membro da Banca: Santos, Marina Atanaka dos
Membro da Banca: Schütz, Gabriel Eduardo
Resumo : As transformações que o homem tem provocado no ambiente no decorrer dos anos, tem gerado consequências na alteração do equilíbrio na natureza, estas refletidas em sua própria saúde. A relação saúde e ambiente merece atenção, pois em nível mundial as enfermidades que foram atribuídas às causas ambientais chegaram a 25% em 2006. A poluição contribui significativamente para doenças atribuída as causas ambientais. Aliadas a estas enfermidades provenientes do ambiente estão às lesões e doenças relacionadas ao trabalho, que não se restringem apenas à população de adultos. Neste contexto a promoção de atividades educativas com escolares torna-se prioritário de forma a garantir participação e a promoção de conhecimento sobre a realidade, que influenciam no processo saúde doença. O objetivo desta investigação é analisar o conhecimento sobre poluição e acidentes de trabalho entre escolares residentes em área impactada por aterro sanitário, antes e após um programa educativo. Tratase de estudo transversal analítico, tendo como população escolares cursando da quinta até a nona série do Ensino Fundamental. O local de realização do estudo foi no Distrito do Coxipó do Ouro, próximo ao aterro sanitário de Cuiabá. Aplicou-se questionário de autopreenchimento, antes e após um programa educativo em saúde. Realizou-se análise univariada de frequências absolutas e relativas, e a bivariada tendo como medida de associação a Razão de Prevalência (RP), utilizando o teste do Qui-quadrado e teste exato de Fisher com nível de 0,05 de significância e IC=95%. Verificou-se entre os escolares uma maior proporção de conhecimento sobre poluição após a aplicação das atividades educativas e a existência de conhecimento prévio sobre temas relacionados à poluição ambiental. Em relação aos acidentes de trabalho observou-se aumento estatisticamente significativo do conhecimento sobre acidente de trabalho após o desenvolvimento do programa (p<0,05), evidenciando a escola como um espaço privilegiado no desenvolvimento de atividades para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho. Diante da realidade encontrada no local de realização da pesquisa nota-se que há necessidade da escola trabalhar com temas que façam parte da vida dos escolares, para que estes desenvolvam saberes que os auxiliem a pensar de forma integrada saúde e ambiente, e como este pode interferir na saúde humana.
Resumo em lingua estrangeira: The transformations that man has caused in the environment over the years, has generated consequences in changing the balance in nature, these reflected in their own health. The relationship between health and environment deserves attention because worldwide diseases that were attributed to environmental causes reached 25% in 2006. The pollution contributes significantly to diseases attributed to environmental causes. Allied to these diseases from the environment are injuries and work-related diseases, which are not restricted to the adult population. In this context, the promotion of educational activities with school becomes a priority to ensure participation and the promotion of knowledge about the reality that influence the health-disease process. The purpose of this research is to analyze the knowledge about pollution and accidents in children living in the impacted area for landfill before and after an educational program. This is an analytical cross-sectional study, with the school population enrolled in the fifth to the ninth grade of elementary school. The location of the study was on the District Coxipó do Ouro, near the landfill of Cuiabá. Was applied selfadministered questionnaire before and after an educational program on health. We conducted univariate analysis of absolute and relative frequencies, and the bivariate association having as measure the prevalence ratio (PR) using the Chi-square test and Fisher's exact test with level of significance 0.05 and IC = 95%. There was a significant increase in knowledge about pollution after the implementation of educational activities and the existence of prior knowledge on topics related to environmental pollution. With regard to accidents at work there was a statistically significant increase in knowledge about occupational accident after the development of the program (p <0.05), showing the school as a privileged space in the development of activities for the prevention of accidents and diseases work. Faced with the reality found on the site of the research note is that there are school need to work with themes that are part of the life of the school so that they develop knowledge that will help them to think of integrated health and environment shape, and how this can interfere with human health.
Palavra-chave: Escolares
Poluição
Acidente de trabalho
Programa de educação em saúde
Palavra-chave em lingua estrangeira: School
Pollution
Work accident
Health education program
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Saúde Coletiva (ISC)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
Referência: GOMES, Rosangela Maiara Vindoura .Conhecimento sobre poluição e acidentes de trabalho entre escolares residentes em área impactada por aterro sanitário. 2015. 109 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Saúde Coletiva, Cuiabá, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/1005
Data defesa documento: 27-Feb-2015
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ISC - PPGSC - Dissertações de mestrado

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