Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/1040
Tipo documento: Dissertação
Título: O ambiente virtual de aprendizagem como apoio ao ensino presencial de matemática : uma proposta com design instrucional
Autor(es): Sassi, Sabrina Bourscheid
Orientador(a): Maciel, Cristiano
Coorientador: Pereira, Vinícius Carvalho
Membro da Banca: Maciel, Cristiano
Membro da Banca: Pereira, Vinícius Carvalho
Membro da Banca: Silva, Adelmo Carvalho da
Membro da Banca: Filatro, Andrea Cristina
Membro da Banca: Alonso, Kátia Morosov
Resumo : A emergência das tecnologias de informação e comunicação, seu uso e presença no campo educacional abrem novas perspectivas para o ensino e a aprendizagem, possibilitando a ressignificação das práticas pedagógicas na medida em que diferenciadas metodologias oportunizem ao aluno participar, interagir e agir individual e coletivamente nos processos de ensino e aprendizagem. Nesse contexto, surgem os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) que, representados por softwares, possibilitam a troca de informações, comunicação, interação e a disponibilização de materiais educacionais em múltiplos formatos. Para o desenvolvimento desses ambientes, sugere-se a adoção do design instrucional (DI) para a elaboração de estratégias e de recursos a serem empregados na aprendizagem. Face ao exposto, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a adoção do AVA Moodle como ferramenta de apoio ao ensino médio presencial na disciplina de matemática. Para alcançar este objetivo, foram operacionalizados objetivos específicos, a saber: planejar (análise, design e desenvolvimento), implementar e avaliar o curso que dará apoio à disciplina de Matemática sob a ótica do Design Instrucional; descrever e analisar como o aluno percebe o uso do AVA Moodle na disciplina de Matemática; e descrever e analisar como o professor regente da disciplina de Matemática percebe a utilização das tecnologias de informação e comunicação e o AVA Moodle no ensino da disciplina de Matemática. Como estratégia metodológica, com abordagem qualitativa, optou-se pelo estudo de caso. Para tal, foram realizadas pesquisa bibliográfica, fontes documentais, observação participante, questionários e entrevistas. Uma vez analisados os dados, esses foram triangulados. Os resultados da pesquisa apontam que o design instrucional contribui para a disciplina presencial de Matemática apoiada pelo AVA Moodle, sendo possível compartilhar esta experiência de DI com outros professores, a fim de promover uma ampliação de seu uso a outros contextos. Conforme percepção dos alunos, foi possível constatar na fala dos alunos que estas reconhecem a importância do AVA Moodle como espaço de apoio à aprendizagem. No entanto, questões técnicas, como a infraestrutura do laboratório e a qualidade de acesso à Internet, comprometem o uso do AVA como apoio durante o horário de aula e/ou com um número elevado de alunos. Para o professor, o AVA Moodle foi um ambiente capaz de complementar a aula presencial, possibilitar a interação entre os participantes, disponibilizar recursos, materiais e atividades de forma organizada e dispor de relatórios quanto a participação dos alunos. Ressaltamos que o desenvolvimento de um DI é um processo que envolve alto investimento de tempo para planejamento, implementação e avaliação, mas também pode ser um ganho significativo ao processo de ensino e aprendizagem.
Resumo em lingua estrangeira: The development, use and presence of information and communication technologies (ICT) within the area of Education create new opportunities for teaching and learning, so as to ascribe new meanings to educational practices. New methodologies allow the student to participate, interact and act individually and collectively in teaching and learning processes. In that context, Learning Management Systems (LMS), represented by software programs, support information exchange, communication, interaction and allow teachers to make educational material avilable in different media. Instructional Design (ID) is recommended for the development of those systems, so as to outline strategies and resources to be used in the educational processes. This research aims to analyze the use of the LMS Moodle as a tool to support face to face high school education in Mathematics. To reach that goal, specific objectives were drawn: planning (analyzing, designing and developing), implementing and assessing the course that will support students in Mathematics classes, under the light of Instructional Design; describing and analyzing how students see the use of Moodle in their Mathematics classes; and describing and analyzing how the teacher sees the use of ICTs Moodle in his Mathematics classes. In terms of methodology, we carried out a qualitative case study, which required literature review, document research, participatory observation, surveys and interviews. The data were analyzed and triangulated. Results show that instructional design contributes to the Mathematics classes supported by Moodle. As to students’ perception of this process, they see the relevance of the LMS as a space of support to their learning. However, technical issues, like the lab infrastructure and the low quality Internet access may hinder the use of the LMS in classtime or by a large number of students. According to the teacher interviewed, Moodle proved to be an effective complementation to normal classes, as it allowed interaction among participants, making resources available, organizing materials and activities, and access to reports. We also highlight that instructional desgin is a slow process that requires time for planning, implementing and assessing courses, but it can also be very effective for teaching and learning.
Palavra-chave: Design instrucional
AVA como Apoio
Matemática
Moodle
Palavra-chave em lingua estrangeira: Instructional design
LMS
Mathematics
Moodle
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: SASSI, Sabrina Bourscheid. O ambiente virtual de aprendizagem como apoio ao ensino presencial de matemática: uma proposta com design instrucional. 2016. 215 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/1040
Data defesa documento: 19-Apr-2016
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2016_Sabrina Bourscheid Sassi.pdf2.96 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.