Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/112
Tipo documento: Dissertação
Título: Marcha das vadias : corpo e identidade : feminismo na contemporaneidade
Autor(es): Batalha, Marisa Helena Martins
Orientador(a): Prudente, Celso Luiz
Membro da Banca: Prudente, Celso Luiz
Membro da Banca: Passos, Luiz Augusto
Membro da Banca: Martins, Amílcar Pinto
Membro da Banca: Ferreira, Márcia dos Santos
Resumo : Os últimos séculos – 20 e 21 – foram e são marcados por fortes e decisivos embates para a mulher. Apesar de tantas conquistas, a luta não para, e, a cada dia, torna-se mais ferrenha, pois, a sua liberdade não é plenamente observada. No entanto, a partir de 2011, a luta recebeu uma ajuda extra com a criação da Marcha das Vadias, movimento que protesta contra a crença de que as mulheres que são vítimas de estupro pediram por isso devido a suas vestimentas. E, partindo dessas frentes de combate – A Marcha das Vadias e o poder das redes sociais –, que a pesquisa pretende colher como resultado o crescimento dos movimentos sociais, por meio do intercâmbio de informações e da circulação de ideias, crenças e convicções políticas, que são articuladas e difundidas no ciberespaço em tempo real.
Resumo em lingua estrangeira: Los últimos siglos – 20 y 21 – estuvieron marcados por luchas fuertes y decisivos para las mujeres. A pesar de muchos logros y la lucha no es para todos los días se vuelve más feroz, porque su libertad no se cumpla por completo. Sin embargo, desde 2011 la lucha recibió ayuda adicional con la creación de la Fundación March of Bitches, el movimiento de protesta contra la creencia de que las mujeres que son víctimas de violación les pide que por sus prendas. Partieron de estos frentes de lucha - March of Bitches y el poder de las redes sociales -, la investigación pretende obtener como resultado el crecimiento de los movimientos sociales, a través del intercambio de información y circulación de ideas, creencias y convicciones políticas se articulan y difundido en el ciberespacio en tiempo real.
Palavra-chave: Redes sociais
Marcha das vadias
Palavra-chave em lingua estrangeira: Las redes sociales
Marcha de las Putas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: BATALHA, Marisa Helena Martins. Marcha das vadias: corpo e identidade: feminismo na contemporaneidade 2015. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/112
Data defesa documento: 29-Aug-2015
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2015_Marisa Helena Martins Batalha.pdf2.47 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.