Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/1193
Tipo documento: Dissertação
Título: Práticas de alfabetizadoras em formação pelo PNAIC : estudo do uso dos acervos de leitura
Autor(es): Bastos, Regiane Pradela da Silva
Orientador(a): Cardoso, Cancionila Janzkovski
Membro da Banca: Cardoso, Cancionila Janzkovski
Membro da Banca: Rodrigues, Sílvia de Fátima Pilegi
Membro da Banca: Pinto, Ana Lúcia Guedes
Resumo : Esta investigação vincula-se ao Grupo de Pesquisa Alfabetização e Letramento Escolar (ALFALE), do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Instituto de Ciências Humanas e Sociais, da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário de Rondonópolis, (PPGEdu/CUR/UFMT), na linha de pesquisa: Linguagens, Cultura e Construção de Conhecimento: perspectivas histórica e contemporânea. Tem como tema central as práticas pedagógicas de professoras do ciclo de alfabetização, que participaram da formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) na área de Linguagem, em relação à utilização dos acervos de livros do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) Obras Complementares e/ou Alfabetização na Idade Certa. Esse estudo qualitativo com abordagem sócio-histórica utilizou-se da entrevista, questionário, observação e análise documental como instrumentos de coleta de dados, com objetivo de analisar o diálogo entre as práticas pedagógicas de três professoras do ciclo de alfabetização, em três escolas estaduais de Rondonópolis, Mato Grosso, e a formação do PNAIC na área de Linguagem, com foco na utilização dos referidos acervos. À luz da teoria bakhtiniana, os conceitos de dialogismo, polifonia e alteridade são princípios fundantes e orientadores nesta pesquisa para análise da empiria. Diante disso, procurou responder: como são as práticas pedagógicas de professoras do ciclo de alfabetização, que participaram da formação do PNAIC na área de Linguagem, em relação à utilização dos acervos Obras Complementares e/ou Alfabetização na Idade Certa? A investigação revelou, por meio das entrevistas, que as alfabetizadoras apontaram mudanças em suas práticas depois da formação do PNAIC, pois se apropriaram de estratégias pedagógicas sugeridas pelo Programa. No período em que foram observadas suas aulas, elas proporcionaram a interação das crianças com os diversos gêneros textuais, tanto dos acervos do PNLD, como de outros do acervo pessoal e da escola, por meio da leitura deleite, sequência didática e como mote para produção de texto. Portanto, os textos foram utilizados com frequências variadas e com diferentes objetivos, em que foram trabalhadas a apropriação do Sistema de Escrita Alfabética (SEA), a leitura e a produção de texto
Resumo em lingua estrangeira: This Master’s thesis is linked to the researchers’ group ALFALE, Grupo de Pesquisa Alfabetização e Letramento Escolar, a project developed by the Master Degree Program of Federal University of Mato Grosso, in Rondonópolis city. It was developed into the line of research Language, Culture and Knowledge Construction: historical and contemporary perspectives. The purpose of this research is to investigate the pedagogical practices of literacy teachers who were involved in the Language studies of the program PNAIC, Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (National Plan for Literacy at the Correct Age) concerning to the uses of the collections of the Programa Nacional do Livro Didático (PNLD, the National Program of the Textbook): Complementary Books and/or Literacy at the Correct Age. This is a qualitative research with a socio-historical approach. To analyze the pedagogical practices of three literacy teachers from three different schools from Rondonópolis, Mato Grosso, we used interviews, questionnaires, observations and document analysis as data collection instruments. This master’s theses presents the concepts of dialogism, polyphony and alterity, defined by Mikhail Bakhtin as basic and guiding principles to an empirical analysis. Thus, we tried to understand what are the pedagogical practices of literacy teachers who were involved in the Language studies of the program PNAIC concerning to the uses of the collections of the PNLD, Complementary Books and/or Literacy at the Correct Age? Through the interviews, teachers revealed that the program helped them to change their own pedagogical practices. During the period of observation, teachers promoted knowledge among children using several textual genders from the PNLD, from the schools or from their personal collection. They stimulate the reading for pleasure, they prepared the didactic sequences and they also explored the texts to promote textual production. Therefore, the texts were used in different ways and for different purposes, helping students to develop the appropriation of the Sistema de Escrita Acadêmica (SEA, or Academic Writing System), the reading skills and the textual production abilities.
Palavra-chave: PNAIC
Leitura
PNLD Obras Complementares
PNLD alfabetização na idade certa
Alfabetização e letramento
Palavra-chave em lingua estrangeira: PNAIC
Reading
PNLD complementary books
PNLD literacy at the correct age
Literacy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUR - Rondonopólis
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolis
Referência: BASTOS, Regiane Pradela da Silva. Práticas de alfabetizadoras em formação pelo PNAIC: estudo do uso dos acervos de leitura. 2016. 172 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/1193
Data defesa documento: 5-Apr-2016
Aparece na(s) coleção(ções):CUR - ICHS - PPGEdu - Dissertações de mestrado

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