Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/261
Tipo documento: Dissertação
Título: Espia lá : um aplicativo educacional em dispositivo móvel que organiza e facilita o acesso a produtos educacionais
Autor(es): Daron, Érika Cassia de Almeida Soares Kurpel
Orientador(a): Soares, Elane Chaveiro
Coorientador: Barros, Marcelo Paes de
Membro da Banca: Soares, Elane Chaveiro
Membro da Banca: Barros, Marcelo Paes de
Membro da Banca: Silva, Ana Carolina Araújo da
Membro da Banca: Mól, Gerson de Souza
Resumo : Espia lá é um aplicativo que organiza e facilita o acesso a produtos educacionais, um produto desenvolvido no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Universidade Federal de Mato Grosso. A primeira versão do aplicativo conta com 24 dos 26 produtos educacionais do Banco de Produtos Educacionais do programa no período de 2012 a 2015. Dessa forma, levando para a mão dos professores da educação básica estes produtos, o aplicativo contribuirá para a popularização do conhecimento construído por meio das dissertações defendidas além de se propor a ser uma ferramenta que viabilize outras inclusões de materiais com acesso posterior facilitado, pela não necessidade de internet, uma vez instalado. A metodologia da pesquisa foi desenvolvida por meio das seguintes etapas: 1. Levantamento de dados sobre os Produtos educacionais já produzidos; 2. Catalogação dos Produtos educacionais do período de 2012 a 2015; 3. Construção do Aplicativo; 4. Construção do guia de instalação; 5. Momento de reflexão na Sala do Educador; 6. Construção e aplicação de dois questionários: Aplicado aos professores da Escola Estadual Liceu Cuiabano/Cuiabá-MT; 7. Validação do Aplicativo. O levantamento de dados demonstrou que dos 26 produtos educacionais disponíveis no Banco do Programa, 24 produtos são compatíveis com o aplicativo e que, portanto, podem ser disponibilizados aos professores por meio dele. A caracterização e catalogação de cada um desses produtos ampliaram a potencialidade de acesso, pois os colocou em áreas de forma sistemática. As reflexões na Sala de Educador demonstraram grandes dificuldades relacionadas ao uso das tecnologias. Novos aplicativos já são pensados a partir deste, mostrando que a motivação criadora para o ensino de ciências exerce seu papel na formação continuada por meio de um mestrado profissional e depois dele também. Com base na conclusão das fases operacionais da pesquisa, procedemos à elaboração final do aplicativo, que será divulgado e disponibilizado aos professores da Educação Básica e ao Programa, bem como ao Centro de Formação e Atualização de Profissionais da educação básica (Cefapro/Cuiabá-MT), ao Portal do Professor e na Play Store.
Resumo em lingua estrangeira: Espia lá is an APP that organizes and facilitates the access to educational products, a product that was developed in the Professional Masters in Natural Science of Federal University of Mato Grosso. The first version of the app has 24 of 26 educational products from the Database of Educational Products from the Master's Program of the period between 2012 to 2015. In this way leading these products to the hands of the teachers from the basic education, the app will contribute to the popularization of the constructive knowledge, through the dissertations already presented, besides of propose to be a tool that enables the inclusion of other materials with the posterior access facilitated, without the need of internet, once installed. The methodology of this research was developed through of the following steps 1. Collection of data about the educational products that already have been produced; 2. Cataloguing of the Educational Products of the period between 2012 to 2015; 3. Development of the app; 4. Construction of the installation guide; 5. Moment of reflection in the Room Educator; 6. Construction and application of two questionnaires: It was applied to the teachers from the Public School Liceu Cuiabano/Cuiabá - MT; 7. Validation of the APP; The collection of data demonstrated that of the 26 available educational products in the Master Programs Database, 24 are compatible to the app and, therefore ,these products can be available to the teachers use it through the app. The characterization and cataloguing of each one of these products did expand the potential of access, due to the organization of each product in different areas, in a systematic way. The reflections in the Room Educator demonstrated a lot of difficult in relation of the use of the technologies. New apps are already being thinking based on this app, showing that the creative motivation for the science teaching affects continuing education by means of a professional master's and after it also. Based on the conclusions of the operational phases of this research, we proceed the final elaboration of the app, which will it be released and available to the teachers of the basic education and to the Master's Program, as well the Center of Centre for Training and Upgrading of basic education Professionals (Cefapro / Cuiaba-MT), the Teacher Portal and in the Play Store.
Palavra-chave: Produtos educacionais
Aplicativo móbile
Formação continuada
Palavra-chave em lingua estrangeira: Educational products
Mobile app
Continuing education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Física (IF)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais
Referência: DARON, Érika Cassia de Almeida Soares Kurpel. Espia lá: um aplicativo educacional em dispositivo móvel que organiza e facilita o acesso a produtos educacionais. 2015. 95 f. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/261
Data defesa documento: 10-Sep-2015
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2015_Érika Cassia de Almeida Soares Kurpel Daron.pdf3.44 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.