Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/2647
Tipo documento: Dissertação
Título: Professora alfabetizadora e crianças em processo de (cri)ação literária : voos em (trans)formação
Autor(es): Carlos, Thaís Rodrigues
Orientador(a): Oliveira, Bárbara Cortella Pereira de
Membro da Banca: Oliveira, Bárbara Cortella Pereira de
Membro da Banca: Santos, Geniana dos
Membro da Banca: Smolka, Ana Luiza Bustamante
Resumo : Esta dissertação de mestrado vincula-se ao Grupo de Estudos e Pesquisa Linguagem Oral, Leitura e Escrita na Infância (GEPLOLEI), do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso – Campus Cuiabá (PPGE-UFMT) e à linha de pesquisa “Culturas Escolares e Linguagens”. Têm-se como objetivo a compreensão das práticas de leitura e escrita literária mediante a perspectiva discursiva de alfabetização e da Teoria Histórico-Cultural. Considera-se a linguagem como discursiva um pressuposto de Smolka (1993, 2012), utiliza-se a perspectiva teórica do filósofo Bakhtin (2011) que discorre sobre o dialogismo e os enunciados e os postulados de Vygotsky (2007) sobre o pensamento, a linguagem e o desenvolvimento da criança. Por se tratar de uma pesquisa qualitativa, utiliza-se a observação participante (BECKER, 1993) e a pesquisa colaborativa entre pesquisadora, crianças e crianças-crianças (IBIAPINA, 2016; BANDEIRA, 2016; HORIKAWA, 2008). A produção de dados se deu por meio da revisão teórica de textos sobre o tema, a análise de narrativas das crianças e da alfabetizadora, registros audiovisuais de episódios de atividades pedagógicas, transcrição e material documental. Neste estudo procura-se responder: Quais são as práticas docentes de leitura literária e escrita literária em uma sala de aula on-line do ciclo de alfabetização que contribuem para a alfabetização; como a Teoria Histórico-Cultural e a perspectiva discursiva contribuem para a produção de sentidos das crianças e da professora/pesquisadora durante as interações em uma sala de aula on-line e quais aspectos teórico-metodológicos possibilitam o processo de (re)elaboração, imaginação e criação na infância. Deste modo, têm-se como categorias de análise a leitura e a escrita literária de uma turma do ciclo de alfabetização que acompanhou de 2019 a 2021 e a constituição docente de uma professora alfabetizadora iniciante. Constatou-se a importância de que as atividades nas aulas remotas trabalhem a produção de sentidos por meio da arte e literatura, possibilitando à crianças-alunos e professora se apropriarem dos sentidos da leitura e escrita. Também que a literatura infantil e os livros literários produzidos pelas crianças mostram que elas produzem cultura e arte, assim como, (re)criam e criam formas de expressão fundamentais para os processos de uma alfabetização discursiva. Constatou-se ainda a literatura infantil e a arte como fundamentais para o desenvolvimento e para a constituição estética e ética das crianças alunos e professores, pois os processos de voo acontecem mediante o direito e o acesso a estes importantes instrumentos culturais. Pensamos que a leitura literária e o trabalho com a educação estética possibilita que a imaginação e a (re)criação ganhem asas para que as crianças explorem caminhos (des)conhecidos, também defendemos que a literatura infantil de qualidade estética possibilita que os processos de ensino-aprendizagem contribua para o desenvolvimento de todas as potencialidades humanas.
Resumo em lingua estrangeira: This master's dissertation is linked to the Group of Studies and Research Oral Language, Reading and Writing in Childhood (GEPLOLEI), of the Graduate Program in Education at the Federal University of Mato Grosso - Campus Cuiabá (PPGE-UFMT) and to the line of research “School Cultures and Languages”. The objective is to understand literary reading and writing practices through the discursive perspective of literacy and Historical-Cultural Theory. Language is considered as a discursive assumption by Smolka (1993, 2012), the theoretical perspective of the philosopher Bakhtin (2011) who discusses dialogism and Vygotsky's (2007) statements and postulates about thought, language and child development. As it is a qualitative research, participant observation (BECKER, 1993) and collaborative research between researcher, children and children children are used (IBIAPINA, 2016; BANDEIRA, 2016; HORIKAWA, 2008). The production of data took place through the theoretical review of texts on the subject, the analysis of children's and literacy narratives, audiovisual records of episodes of pedagogical activities, transcription and documentary material. This study seeks to answer: What are the teaching practices of literary reading and literary writing in an online classroom of the literacy cycle that contribute to literacy; how the Historical Cultural Theory and the discursive perspective contribute to the production of meanings of children and the teacher / researcher during interactions in an online classroom and which theoretical and methodological aspects enable the process of (re) elaboration, imagination and childhood upbringing. n this way, the reading and literary writing of a class in the literacy cycle that followed from 2019 to 2021 and the teacher constitution of a beginner literacy teacher were analyzed as categories of analysis. It was found the importance that the activities in the remote classes work the production of meanings through art and literature, allowing the children-students and teacher to appropriate the senses of reading and writing. Also that children's literature and literary books produced by children show that they produce culture and art, as well as (re) create and create forms of expression that are fundamental to the processes of discursive literacy. Children's literature and art were also found to be fundamental for the development and for the aesthetic and ethical constitution of children-students and teachers, as flight processes take place through the right and access to these important cultural instruments. We think that literary reading and working with aesthetic education allows imagination and (re) creation to gain wings for children to explore (un) known paths, we also argue that children's literature of aesthetic quality enables teaching processes -learning contributes to the development of all human potential.
Palavra-chave: Leitura e escrita literária
Ciclo de alfabetização
Palavra-chave em lingua estrangeira: Literary reading and writing
Literacy cycle
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: CARLOS, Thaís Rodrigues. Professora alfabetizadora e crianças em processo de (cri)ação literária: voos em (trans)formação. 2021. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/2647
Data defesa documento: 29-Apr-2021
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2021_Thaís Rodrigues Carlos.pdf2.75 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.