Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/392
Tipo documento: Dissertação
Título: Material de estudo para o ensino da umidade relativa do ar
Autor(es): Esganzela, João Américo
Orientador(a): Barros, Marcelo Paes de
Membro da Banca: Barros, Marcelo Paes de
Membro da Banca: Curado, Leone Francisco Amorim
Membro da Banca: Pereira, Osvaldo Alves
Resumo : O material contido nesta dissertação trata da construção de um produto educacional de apoio para o ensino da umidade relativa voltado para professores que atuam na educação básica. O produto educacional trata de aulas planejadas com a utilização do Psicrômetro, considerando sempre o conhecimento prévio e a vontade de apreender do educando, precursores da aprendizagem significativa Ausubeliana. As aplicações do Produto aconteceram em dois colégio, um da rede privada e em outro da rede estadual de educação, ambos na cidade de Várzea-Grande/MT. Antes da aplicação do produto educacional foram feitas pesquisas acerca do conhecimento prévio dos alunos a respeito do clima regional e ainda observou o nível de aprendizado dos mesmos pós aplicação do produto.
Resumo em lingua estrangeira: The material in this dissertation deals with the construction of an educational product support for the teaching of relative humidity designed for teachers working in the basic education. The educational product comes classes planned using the Psychrometer, always considering the previous knowledge and the willingness the student, precursors of meaningful learning Ausubel. Applications Product happened in two college, a private network and the other of the state system of education, both in the city of Várzea Grande / MT. Before applying the educational product research was done on the students' previous knowledge about the regional climate and further observed the learning level of the same after application of the product.
Palavra-chave: Ensino de física
Psicrômetro
Umidade relativa
Palavra-chave em lingua estrangeira: Physics education
Psychrometer
Relative humidity
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Física (IF)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais
Referência: ESGANZELA, João Américo. Material de estudo para o ensino da umidade relativa do ar. 2014. x, [91] f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/392
Data defesa documento: 9-Dec-2014
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2014_João Américo Esganzela.pdf3.32 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.