Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/398
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAtanásio, Maurino-
dc.date.accessioned2017-07-26T16:50:12Z-
dc.date.available2015-12-14-
dc.date.available2017-07-26T16:50:12Z-
dc.date.issued2014-09-29-
dc.identifier.citationATANÁSIO, Maurino. A beleza da geometria das estações do ano. 2014. 191 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/398-
dc.description.abstractTo present alternatives that can contribute to the teaching of mathematics, especially when it is about to Geometry, it is very important for students can relate their everyday life with mathematical concepts. In this way, this work seeks to address in an interdisciplinary way mathematical concepts and their meanings, which precede and which are necessary for a significant learning of the content of the Seasons in a view of Geography and Natural Sciences. For this, it was designed a support teaching material, with the aim of helping teachers who work with this theme. The purpose of this material is anchored in the realization of direct meetings to present the concepts providing opportunities for negotiation of meaning, essential condition for significative learning. Thus, there were five meetings with students of the first year of high school of Environment Integrated Technical Course, of Federal Institute of Mato Grosso, Campus Cuiabá - Bela Vista, seeking an integration between the disciplines Mathematics, Geography and Sciences. From the activities carried out during these meetings it was possible to confirm that the proposed interdisciplinarity between these disciplines contributed significantly with the learning of concepts, until then unknown by most students.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Souza (simonecgsouza@hotmail.com) on 2017-07-13T13:42:43Z No. of bitstreams: 1 DISS_2014_Maurino Atanásio.pdf: 8043055 bytes, checksum: fc60dde531338970456f5ba2a87896d0 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2017-07-26T16:50:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2014_Maurino Atanásio.pdf: 8043055 bytes, checksum: fc60dde531338970456f5ba2a87896d0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-26T16:50:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2014_Maurino Atanásio.pdf: 8043055 bytes, checksum: fc60dde531338970456f5ba2a87896d0 (MD5) Previous issue date: 2014-09-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA beleza da geometria das estações do anopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordGeometriapt_BR
dc.subject.keywordEstações do anopt_BR
dc.subject.keywordInterdisciplinaridadept_BR
dc.subject.keywordAprendizagem significativapt_BR
dc.contributor.advisor1Paulo, Iramaia Jorge Cabral de-
dc.contributor.advisor-co1Barros, Marcelo Paes de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0322922106383445pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4357894521892427pt_BR
dc.contributor.referee1Paulo, Iramaia Jorge Cabral de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4357894521892427pt_BR
dc.contributor.referee2Barros, Marcelo Paes de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0322922106383445pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9041408374399902pt_BR
dc.description.resumoApresentar alternativas que possam contribuir com o ensino da Matemática, principalmente quando se trata da Geometria, é de suma importância para os alunos conseguirem relacionar o seu cotidiano com conceitos matemáticos. Dessa forma, esse trabalho procura abordar de forma interdisciplinar termos ou conceitos matemáticos, e seus significados, que antecedem e que são necessários para uma aprendizagem significativa do conteúdo Estações do Ano numa visão da Geografia e das Ciências Naturais. Para isso, foi elaborado um material didático de apoio, com o objetivo de auxiliar os professores que trabalham com esse tema e a proposta desse material está ancorada na realização de encontros presenciais para discussão dos conteúdos. Assim, foram realizados cinco encontros com alunos do primeiro ano do ensino médio do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente, do Instituto Federal de Mato Grosso, Campus Cuiabá – Bela Vista, buscando uma integração entre as disciplinas Matemática, Geografia e Ciências. A partir das atividades realizadas ao longo desses encontros foi possível observar que a interdisciplinaridade proposta entre essas disciplinas contribuiu significativamente com a aprendizagem de conceitos, até então desconhecidos pela maioria dos alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Física (IF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturaispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.subject.keyword2Geometrypt_BR
dc.subject.keyword2Seasonspt_BR
dc.subject.keyword2Interdisciplinaritypt_BR
dc.subject.keyword2Significative learningpt_BR
dc.contributor.referee3Nascimento, Edgar-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3299432221690921pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2014_Maurino Atanásio.pdf7.85 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.