Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4967
Tipo documento: Dissertação
Título: Uma proposta de ensino de efeito Doppler a partir de uma técnica de detecção de exoplanetas
Autor(es): Costa, Rayrison Tobias
Orientador(a): Bonfim, André Correia Risério do
Membro da Banca: Bonfim, André Correia Risério do
Membro da Banca: Solorzano, Pablo Edilberto Munayco
Membro da Banca: Mariani, Fábio
Resumo : A proposta deste trabalho é avaliar uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) que faz uso da temática exoplanetas para o ensino do efeito Doppler. Toda implementação da UEPS é norteada pela Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. A intervenção foi realizada inteiramente em plataformas virtuais e todos os 37 alunos participantes estão regularmente matriculados nas turmas de segundo ano do ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso (IFMT) – campus Cáceres. A unidade de ensino foi aplicada ao longo de cinco semanas, cada uma delas correspondendo a uma etapa. A verificação dos resultados foi feita a partir do exame das produções dos alunos participantes e de registros do professor. A investigação está concentrada em dois aspectos: 1) buscar indícios de aprendizagem significativa; 2) apontar evidências dos processos de diferenciação progressiva e reconciliação integradora. A análise das produções dos alunos e de recortes de suas participações demonstrou que as condições para aprendizagem significativa foram atendidas, visto principalmente pelo alto índice de aprovação do material de aprendizagem. Além disso, os mapas conceituais revelaram indicativos satisfatórios de diferenciação progressiva e reconciliação integradora.
Resumo em lingua estrangeira: The purpose of this work is to evaluate a Potentially Meaningful Teaching Unit (PMTU) that makes use of the theme exoplanets for teaching the Doppler effect. Every PMTU implementation is guided by David Ausubel's Theory of Meaningful Learning. The intervention was carried out entirely on virtual platforms and all 37 participating students are regularly enrolled in the second year of high school of Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso (IFMT) – campus Cáceres. The teaching unit was applied over five weeks, each one corresponding to a different stage. The verification of the results was carried out by examining the productions of the participating students and the teacher's records. The investigation is focused on two aspects: 1) look for evidence of meaningful learning; 2) point out evidences of the processes of progressive differentiation and integrative reconciliation. The analysis of the students' productions and clippings of their participation showed that the conditions for meaningful learning were met, mainly seen by the high approval rate of the learning material. Furthermore, the concept maps revealed satisfactory indications of progressive differentiation and integrative reconciliation.
Palavra-chave: Aprendizagem significativa
Ausubel
Efeito Doppler
Exoplanetas
Palavra-chave em lingua estrangeira: Meaningful learning
Ausubel
Doppler effect
Exoplanets
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Física (IF)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF
Referência: COSTA, Rayrison Tobias. Uma proposta de ensino de efeito Doppler a partir de uma técnica de detecção de exoplanetas. 2021. 126 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4967
Data defesa documento: 28-May-2021
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - MNPEF - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2021_Rayrison Tobias Costa.pdf3.12 MBAdobe PDFVer/Abrir
DISS_2021_Rayrison Tobias Costa - Prod. Educacional.pdf919.55 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.