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dc.creatorSousa, Edinaldo Gomes de-
dc.date.accessioned2019-02-22T11:53:21Z-
dc.date.available2012-01-31-
dc.date.available2019-02-22T11:53:21Z-
dc.date.issued2011-05-13-
dc.identifier.citationSOUSA, Edinaldo Gomes de. Educação popular na escola pública: conflitos, limites e possibilidades. 2011. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/857-
dc.description.abstractThe public schools, especially the ones offering basic education, are frequented, mostly, by students from low social classes. However, the educational model adopted by the stated does not meet their interests, their dreams and their perspectives. This work is centered in these conflicts, the limits and possibilities of a public education capable of attend the need of mass classes. The subjects of this research are educators and students of a Cuiabá’s public school dealing with youth and adults education. For a result as close as possible of the reality, I choose a qualitative method, with ethnographic, in critical-dialectical perspective. As methodological proceedings we adopted audio records, questionnaire, pre-elaborated interviews, video recordings, reports and observations. The theoretical foundations are based, mostly, in the research of educator like Paulo Freire, Moacir Gadotti, Carlos Alberto Torres, Carlos Brandão, Celso de Rui Beisiegel among others. The results revealed in the data analysis show that, even with these conflicts, the actual reality demands a new behavior when dealing with public education, especially to offer mass classes what they really want. The results still show the possibilities of a popular education committed in the public schools universe.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Souza (simonecgsouza@hotmail.com) on 2019-02-19T16:32:49Z No. of bitstreams: 1 DISS_2011_Edinaldo Gomes de Sousa.pdf: 662979 bytes, checksum: 16d29ea8f2e5fb1a1e2e8848d1cd1245 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2019-02-22T11:53:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2011_Edinaldo Gomes de Sousa.pdf: 662979 bytes, checksum: 16d29ea8f2e5fb1a1e2e8848d1cd1245 (MD5)en
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dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEducação popular na escola pública : conflitos, limites e possibilidadespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação popularpt_BR
dc.subject.keywordEducador popularpt_BR
dc.subject.keywordAutonomiapt_BR
dc.contributor.advisor1Passos, Luiz Augusto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5248678282985273pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Percival Tavares da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6360865699736828pt_BR
dc.contributor.referee2Castilho, Suely Dulce de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3319256499971932pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7105854161839312pt_BR
dc.description.resumoAs escolas públicas, especialmente as que ofertam a educação básica, são freqüentadas na sua maioria absoluta, por educandos das classes populares, porém, o modelo de educação ofertada pelo estado não atende seus interesses, seus sonhos e suas perspectivas. Este trabalho aborda os conflitos, os limites e as possibilidades de uma educação pública que atenda aos interesses das classes populares. Os sujeitos desta pesquisa são educadores e educandos de uma escola pública de Cuiabá, que oferta e educação de jovens e adultos. Para um resultado mais próximo possível da realidade, optei pela pesquisa qualitativa, com um caráter do tipo etnográfico, numa perspectiva crítica-dialética. Como procedimentos metodológicos foram adotados registros de áudio, questionários, entrevistas pré-elaboradas, filmagens, relatos e observações. A fundamentação teórica do estudo se deu, sobretudo, nos estudos de educadores como Paulo Freire, Moacir Gadotti, Carlos Alberto Torres, Carlos Brandão, Celso de Rui Beisiegel, entre outros. Os resultados se revelam na análise dos dados que, apesar dos conflitos, a realidade atual, exige um novo olhar para uma educação pública que venha de encontro aos interesses das classes populares. Os resultados anunciam ainda, as possibilidades de a educação popular ser praticada no âmbito das escolas públicas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação (IE)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keyword2Popular educationpt_BR
dc.subject.keyword2Popular educatorpt_BR
dc.subject.keyword2Autonomypt_BR
dc.contributor.referee3Passos, Luiz Augusto-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5248678282985273pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

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