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Tipo documento: Dissertação
Título: A política de ciclos em uma escola da rede estadual no município de Juara - MT
Autor(es): Brandini, Edilamar da Silva
Orientador(a): Fernandes, Jorcelina Elisabeth
Membro da Banca: Machado, Ilma Ferreira
Membro da Banca: Monteiro, Filomena Maria de Arruda
Membro da Banca: Fernandes, Jorcelina Elisabeth
Resumo : Esta pesquisa, de cunho qualitativo interpretativo, na modalidade de estudo de caso, analisa a política de ciclos em uma escola da rede estadual de Juara-MT. Temos como objetivo, compreender como uma escola pública da rede estadual de ensino em Juara-MT, reinterpreta, organiza e desenvolve a política pedagógica de ciclos. E como questão central: Como uma escola da rede estadual de ensino reinterpreta, organiza e desenvolve a política pedagógica de ciclos? Ganham importância, neste contexto, a concepção de ciclo, a organização curricular e a prática voltada a atender as necessidades apresentadas pelos alunos no processo ensinoaprendizagem. Neste sentido, consideramos pertinente a abordagem do ciclo de políticas de Ball, para analisar o contexto da prática e o contexto de produção de texto. Utilizamos como instrumentos para análise dos dados: documentos oficiais da SEDUC e da Escola, questionários, bem como entrevistas e observação, visando compreender como os sujeitos da escola lidam com os processos de mudança na política pedagógica do sistema educacional. Com base nos estudos de Ball (1994, 1998, 2001, 2002, 2005, 2004, 2006 e 2007), Mainardes (2006, 2007, 2009) e Lopes (2004, 2005) entendendo que só é possível compreender esse processo se considerarmos a macro e micro político. Referente à Política de Ciclos, utilizamos Mainardes (2006, 2007, 2008a, 2008b, 2009), Krug (2001, 2007, 2008a 2008b), Freitas (2003, 2004). Sobre as mudanças e inovação, Moreira (1990), Macedo (2002), Lopes (2005), Giroux (1986), Para compreender melhor a organização do currículo. Pacheco (1996), Sacristãn (1995), Santomé (1995), Mc Laren (1997), quando se tratar de teoria e prática de currículo, dentre outros. São sujeitos desta pesquisa o diretor, o coordenador pedagógico, 2 professores articuladores e 06 professores regentes, o secretário escolar e 3 pais de alunos. As análises dos dados demonstram que: no Eixo 1- Estrutura Escolar e Organizacional - percebemos que a escola tem uma boa estrutura e um quadro bom de professores, mas faltou organização para atender as necessidades da proposta; no Eixo 2 - Ações Pedagógicas - concluímos que não está claro a concepção de ciclos de formação e constatamos que no Projeto Político Pedagógico há uma mistura de regimento escolar e projeto político pedagógico; no Eixo 3 - Organização Didático-Curricular – o currículo escolar ainda é disciplinar e fragmentado. Alguns professores realizam algumas ações inovadoras e outros resistem às mudanças. No Eixo 4 - Prática de Sala de Aula – constatamos que a prática dos professores regentes e dos professores articuladores, ainda é individualizada e por disciplina, e que alguns estão buscando práticas inovadoras. No Eixo 5 - Dificuldades e Facilidades na Implantação dos Ciclos – Dentre os aspectos que facilitaram, está a flexibilidade do tempo escolar e o ensino globalizado. E os que dificultaram foram: falta de compreensão e interpretação da política de ciclos e falta de infra-estrutura nas escolas.
Resumo em lingua estrangeira: This interpretive qualitative research, in the form of case study analyzes the political cycles in a state school from Juara-MT. Our objective is understand how a public school in the state schools in Juara, MT, reinterprets, organizes and develops pedagogical policy cycles. And we have as a major issue: How a state school education reinterprets, organizes and develops pedagogical policy cycle? Gain importance in this context, the design cycle, the curriculum and practice focused on serving the needs presented by students in the teaching-learning process. Therefore, we consider relevant to the policy cycle approach of Ball, to analyze the context of practice and context of text production. We used as resources for data analysis: the official documents of SEDUC and School, questionnaires, interviews and observation, to understand how people of this school work with the processes of change in educational policy of the educational system. Based on the studies of Ball (1994, 1998, 2001, 2002, 2005, 2004, 2006 and 2007), Mainardes (2006, 2007, 2009) and Lopes (2004, 2005) understanding that you can only understand this process if we consider the macro and micro politics. Referring to Policy Cycles, we used Mainardes (2006, 2007, 2008a, 2008b, 2009), Krug (2001, 2007, 2008a 2008b), Freitas (2003, 2004). About change and innovation, Moreira (1990), Macedo (2002), Lopes (2005), Giroux (1986), To better understand the organization of the curriculum. Pacheco (1996), Sacristan (1995), Santomé (1995), McLaren (1997), when it comes to curriculum theory and practice, among others. They are subjects of this research, the principal, the educational coordinator, two articulators teachers and 06 full teachers, the school secretary, and three parents. The data analysis shows that: Axis 1 - Educational and Organizational Structure - realize that the school has a good structure and a framework of good teachers, but lacked the organization to meet the needs of the proposal; on Axis 2 - Pedagogical Actions - we conclude that it is unclear the design of training courses and found that the Political Pedagogical Project is a mixture of school regulations and political pedagogical project; Axis 3 - Organization-Guided Curriculum - the curriculum is still disciplinary and fragmented. Some teachers perform some actions and other innovative resist change. Axis 4 - Practical Classroom - found that the practice of school teachers and teacher organizers, is still individualized and discipline, and that some are seeking innovative practices. Axis 5 - Difficulties and facilities in the Implementation of Cycles - Among the aspects that facilitated, is the flexibility of school time and teaching globalized. And those that hampered were lack of understanding and interpretation of policy cycles and lack of infrastructure in the schools.
Palavra-chave: Reinterpretação curricular
Política de ciclos de formação
Ciclo de políticas
Palavra-chave em lingua estrangeira: Curriculum reinterpretation
Education policy cycles
Cycle policy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: BRANDINI, Edilamar da Silva. A política de ciclos em uma escola da rede estadual no município de Juara – MT. 2011. 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/858
Data defesa documento: 5-May-2011
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

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