Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/924
Tipo documento: Dissertação
Título: De contextos do fazer pedagógico : entre formação continuada e tecnologias da informação e comunicação
Autor(es): Frozi, Valtrícia Lucelita
Orientador(a): Alonso, Kátia Morosov
Membro da Banca: Alonso, Kátia Morosov
Membro da Banca: Monteiro, Silas Borges
Membro da Banca: Peixoto, Joana
Resumo : Este estudo é o resultado do trabalho de pesquisa de Mestrado em Educação da UFMT. Ele objetiva observar qual a influência das Tecnologias da Informação e Comunicação no fazer pedagógico dos professores da Escola Estadual Fernando Leite de Campos, a partir dos pressupostos da formação continuada, na modalidade semipresencial oferecida pelo MEC, via plataforma E-PROINFO. Constituiu-se lócus da pesquisa a Escola Estadual Fernando Leite de Campos e os sujeitos foram os professores que, em 2010, concluíram o curso “Elaboração de Projetos – PITEC” ofertado pelo MEC e viabilizado pelo CEFAPRO (Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica) de Cuiabá, via plataforma E-PROINFO. Este estudo apresenta uma abordagem qualitativa e a pesquisa é do tipo exploratório descritiva. A opção metodológica que orienta a pesquisa fundamenta-se nos aportes teóricos de Denzin e Lincoln (2006) e Lüdke & André (1986). Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados questionários com questões abertas e fechadas, os quais foram respondidos pelos sujeitos, e observações realizadas no ambiente escolar, realizadas pela pesquisadora. Os resultados revelam que, apesar de tímidas, há tentativas interessantes quanto ao uso das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) na escola. Percebe-se que ainda há muito a ser conquistado para que o uso integrado das TIC favoreça a aprendizagem e que elas não sejam utilizadas apenas como extensão do livro didático. São evidentes as fragilidades da Escola no que diz respeito à implantação de laboratórios de informática e outros espaços; percebe-se também que os mesmos ainda não foram entendidos e articulados com os objetivos da aprendizagem. A formação continuada pode contribuir para que novos contextos surjam na prática docente no que diz respeito ao uso integrado das TIC.
Resumo em lingua estrangeira: This study is the result of research by master´s degree in Education UFMT. It aims to observe the relationships between the teachers of Basic Education from Fernando Leite de Campos School with educational Technologies and the influence of these on their pedagogical teaching from the presupposition of continuing education on blended mode offered by the MEC by E-PROINFO platform. Consisted locus of the research of State School Fernando Leite de Campos and the subjects were the teachers that in 2010 completed the Course “ Developing Projects – PITEC” offered by the MEC and made possible for CEFAPRO (Center for Professional Training and Upgrading of Basic Education) form Cuiaba by E-PROINFO platform. This study presents a qualitative approach and the methodology is an exploratory descriptive. The methodology that guides the research is based on the Theoretical contributions of Denzin and Lincoln (2006) and Andrew & Lüdke (1986). As data collection instruments were used questionnaires with open and closed questions, and these questionnaires were answered by the subjects (teachers) and observations were conducted in the school environment made by the researcher. The results showed that although timid, there are interesting attempts about the use of TIC (Information and Communication Technologies) at school. It is observed that there is still much to be gained for the integrated use of TIC promotes learning and they don´t be used just as extension of the textbook. Are evident the fragility of the School about the deployment of computer labs and other spaces; It also realizes that computer labs and this spaces have not yet been understood and articulated with the learning objectives. The continuing education may contribute to new contexts originate in the teaching practice in relation to the integrated use of TIC.
Palavra-chave: Formação continuada
Tecnologias da informação e comunicação
Fazer pedagógico
Palavra-chave em lingua estrangeira: Continuing education
Information technology and communication
Pedagogical teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: FROZI, Valtrícia Lucelita. De contextos do fazer pedagógico: entre formação continuada e tecnologias da informação e comunicação. 2012. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/924
Data defesa documento: 25-Apr-2012
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2012_Valtrícia Lucelita Frozi.pdf1.15 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.