Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/924
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFrozi, Valtrícia Lucelita-
dc.date.accessioned2019-03-12T11:54:59Z-
dc.date.available2012-06-13-
dc.date.available2019-03-12T11:54:59Z-
dc.date.issued2012-04-25-
dc.identifier.citationFROZI, Valtrícia Lucelita. De contextos do fazer pedagógico: entre formação continuada e tecnologias da informação e comunicação. 2012. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/924-
dc.description.abstractThis study is the result of research by master´s degree in Education UFMT. It aims to observe the relationships between the teachers of Basic Education from Fernando Leite de Campos School with educational Technologies and the influence of these on their pedagogical teaching from the presupposition of continuing education on blended mode offered by the MEC by E-PROINFO platform. Consisted locus of the research of State School Fernando Leite de Campos and the subjects were the teachers that in 2010 completed the Course “ Developing Projects – PITEC” offered by the MEC and made possible for CEFAPRO (Center for Professional Training and Upgrading of Basic Education) form Cuiaba by E-PROINFO platform. This study presents a qualitative approach and the methodology is an exploratory descriptive. The methodology that guides the research is based on the Theoretical contributions of Denzin and Lincoln (2006) and Andrew & Lüdke (1986). As data collection instruments were used questionnaires with open and closed questions, and these questionnaires were answered by the subjects (teachers) and observations were conducted in the school environment made by the researcher. The results showed that although timid, there are interesting attempts about the use of TIC (Information and Communication Technologies) at school. It is observed that there is still much to be gained for the integrated use of TIC promotes learning and they don´t be used just as extension of the textbook. Are evident the fragility of the School about the deployment of computer labs and other spaces; It also realizes that computer labs and this spaces have not yet been understood and articulated with the learning objectives. The continuing education may contribute to new contexts originate in the teaching practice in relation to the integrated use of TIC.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Valquíria Barbieri (kikibarbi@hotmail.com) on 2019-03-08T18:43:32Z No. of bitstreams: 1 DISS_2012_Valtrícia Lucelita Frozi.pdf: 1182650 bytes, checksum: de6a400965ec1a001c006e878d6a0c0e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2019-03-12T11:54:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2012_Valtrícia Lucelita Frozi.pdf: 1182650 bytes, checksum: de6a400965ec1a001c006e878d6a0c0e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-03-12T11:54:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2012_Valtrícia Lucelita Frozi.pdf: 1182650 bytes, checksum: de6a400965ec1a001c006e878d6a0c0e (MD5) Previous issue date: 2012-04-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDe contextos do fazer pedagógico : entre formação continuada e tecnologias da informação e comunicaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordFormação continuadapt_BR
dc.subject.keywordTecnologias da informação e comunicaçãopt_BR
dc.subject.keywordFazer pedagógicopt_BR
dc.contributor.advisor1Alonso, Kátia Morosov-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3326858103129656pt_BR
dc.contributor.referee1Alonso, Kátia Morosov-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3326858103129656pt_BR
dc.contributor.referee2Monteiro, Silas Borges-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1235153651563231pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8050076989247621pt_BR
dc.description.resumoEste estudo é o resultado do trabalho de pesquisa de Mestrado em Educação da UFMT. Ele objetiva observar qual a influência das Tecnologias da Informação e Comunicação no fazer pedagógico dos professores da Escola Estadual Fernando Leite de Campos, a partir dos pressupostos da formação continuada, na modalidade semipresencial oferecida pelo MEC, via plataforma E-PROINFO. Constituiu-se lócus da pesquisa a Escola Estadual Fernando Leite de Campos e os sujeitos foram os professores que, em 2010, concluíram o curso “Elaboração de Projetos – PITEC” ofertado pelo MEC e viabilizado pelo CEFAPRO (Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica) de Cuiabá, via plataforma E-PROINFO. Este estudo apresenta uma abordagem qualitativa e a pesquisa é do tipo exploratório descritiva. A opção metodológica que orienta a pesquisa fundamenta-se nos aportes teóricos de Denzin e Lincoln (2006) e Lüdke & André (1986). Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados questionários com questões abertas e fechadas, os quais foram respondidos pelos sujeitos, e observações realizadas no ambiente escolar, realizadas pela pesquisadora. Os resultados revelam que, apesar de tímidas, há tentativas interessantes quanto ao uso das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) na escola. Percebe-se que ainda há muito a ser conquistado para que o uso integrado das TIC favoreça a aprendizagem e que elas não sejam utilizadas apenas como extensão do livro didático. São evidentes as fragilidades da Escola no que diz respeito à implantação de laboratórios de informática e outros espaços; percebe-se também que os mesmos ainda não foram entendidos e articulados com os objetivos da aprendizagem. A formação continuada pode contribuir para que novos contextos surjam na prática docente no que diz respeito ao uso integrado das TIC.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação (IE)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keyword2Continuing educationpt_BR
dc.subject.keyword2Information technology and communicationpt_BR
dc.subject.keyword2Pedagogical teachingpt_BR
dc.contributor.referee3Peixoto, Joana-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5636200472384576pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2012_Valtrícia Lucelita Frozi.pdf1.15 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.