Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/931
Tipo documento: Dissertação
Título: A voz acena : a presença da voz na cena da aula
Autor(es): Azevedo, Alessandra Christina Arantes Abdala
Orientador(a): Monteiro, Silas Borges
Membro da Banca: Monteiro, Silas Borges
Membro da Banca: Tomaz, Vera Lúcia Blum
Membro da Banca: Costa, Luciano Bedin da
Membro da Banca: Palma, Rute Cristina Domingos da
Resumo : A voz do professor, na cena da aula, tem um protagonismo e é utilizada como parte fundamental para desenvolver os procedimentos envolvidos no ensino. Sob a expectativa de que algo seja comunicado, a voz do professor marca a presença. O cenário: a escola. O palco: a sala de aula-vida. Um cenário onde a vida se faz e refaz a todo instante. Palco de temores, de emoção, incertezas, falação. Todos atentos ao quadro-negro, ouvidos presos à voz do professor – que pulsa, aspira, inspira, canta, grita, cria, ecoa, surge, flui, insinua, fala, entoa, ensina! Na cena da aula o comando é da voz. Nela, tem-se a impressão de que o professor fala para seus ouvidos, para ouvir a sua voz, para si, para emitir a voz. Ele precisa de audiência e não necessariamente de ouvintes. A regência dessa cena pela voz foi aqui estranhada e desterritorializada pela discussão que se faz na filosofia da diferença de fonte derridiana. A articulação entre a voz e a escuta deu-se no percurso da pesquisa através da intersecção entre o método glótico e o gesto otobiográfico. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de cunho filosófico. Do projeto Escrileituras: um modo de ―ler-escrever‖ em meio à vida OBEDUC/CAPES/INEP/UFMT, foram mobilizados meios para trazer, a partir da Oficina de Biografemas, uma forma de intervenção, cujos resultados passam pela dimensão empírica percebida pelos professores e em relação à presença da voz, resultando na construção de um Phonodidaticário.
Resumo em lingua estrangeira: The teacher´s voice, within the scenery of a class, reveals itself as a protagonist and it is used as a fundamental tool to develop the procedures that the teaching process requires. Under the expectation that something is reported, the teacher's voice marks its presence. The scenery: A school. The stage: The life-living classroom. A scenery where life makes and remakes all the time. Stage of fear, excitement, uncertainty, talking. Each and everyone is alert to the blackboard, arrested ears to the teacher‘s voice – which pulses, aspires, inspires, sings, shouts, creates echoes, emerges, flows, insinuates, speaks, sings, teaches! Inside this classroom scenery, the voice is in commandment. In it, there is an impression that the teacher speaks to his own ears, to hear his own voice, to his own-self, to imitate voice. He needs audience and not necessarily need for listeners. In this work, the regency of this scene was estranged and deterritorialized inside a philosophical discussion over the différance from Derrida‘s source. The linking between the voice and the listening occurred along this research by an intersection of the glottal method and the otobiographie gesture. As a part of the ―Escritoleituras‖ project: a way for reading and writing inside the living, OBEDUC/CAPES/INEP/UFMT were mobilized means to bring up, from ―Biografemas‖ workshops, a kind of intervention by which the results are empirical dimension perceived by teachers and regarding the presence of speech, resulting in a Phonodidaticário.
Palavra-chave: Voz
Aula
Cena
Nietzsche
Derrida
Método glótico
Otobiografias
Phonodidaticário
Palavra-chave em lingua estrangeira: Voice
Classroom
Scene
Nietzsche
Derrida
Glottal method
Otobiographies
Phonodidaticário
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: AZEVEDO, Alessandra Christina Arantes Abdala. A voz acena: a presença da voz na cena da aula. 2013. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/931
Data defesa documento: 19-Apr-2013
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2013_Alessandra Christina Arantes Abdala Azevedo.pdf2.08 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.