Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/944
Tipo documento: Dissertação
Título: Formação de professores no curso de licenciatura em Química IFMT/UAB : uma análise no contexto das atuais políticas educacionais
Autor(es): Alencar, Francislene Lúcia de
Orientador(a): Lima, Tânia Maria de
Membro da Banca: Lima, Tânia Maria de
Membro da Banca: Musis, Carlo Ralph De
Membro da Banca: Masson, José
Membro da Banca: Barreto, Raquel Goulart
Resumo : No contexto da democratização da educação foi instituído o decreto nº 5.622/2005 que visa ampliar as possibilidades de utilização da Educação a Distância – EaD – em diversos níveis e modalidades de ensino: educação básica; educação de jovens e adultos; educação especial (respeitadas as especificidades legais pertinentes); educação profissional e educação superior (incluindo os cursos de pós-graduação stricto sensu). No cenário de valorização da educação a distância foram criados novos locus de formação docente como é o caso da Universidade Aberta do Brasil (UAB) que incorpora ações desenvolvidas pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF). O escopo principal da UAB é possibilitar a expansão da educação superior, no âmbito do Plano de Desenvolvimento da Educação. Para os IF a tarefa de promover a formação de professores é um grande desafio, uma vez que historicamente estas instituições atuaram na educação tecnológica e, portanto, não possuem experiência na formação docente. Tal desafio é ainda mais complexo quando se considera que a EaD demanda novas formas de organização e desenvolvimento do currículo requerendo uma variedade de atores para efetivá-lo. A presente pesquisa busca analisar a formação de professores de Química desenvolvida pelo IFMT/UAB, a fim de identificar limites e potencialidades dessa formação. O material empírico foi extraído de documentos oficiais, entrevistas e questionários com questões relativos às finalidades e configuração do curso estudado. Foram envolvidos 19 sujeitos incluindo: 10 licenciandos vinculados do polo de Primavera do Leste, 2 professores titulares, 5 tutores a distância, 1 tutor presencial do polo e 1 coordenador de tutoria. Os dados indicam que a criação do IFMT/UAB representa uma possibilidade de ampliação da oferta de cursos de licenciatura, sobretudo, num estado como Mato Grosso que tem dimensões muito amplas e é carente em termos de instituições públicas de educação superior. O projeto de formação configurado pelo curso foi fundamentado, especialmente, nos princípios defendidos no mundo do trabalho. As análises remetem ao entendimento de que o curso ocorre em condições precárias, notadamente no que se refere à realização de aulas práticas. O papel atribuído aos tutores induz ao apagamento da imagem do professor com implicações no processo de profissionalização da categoria docente. Ademais, a desterritorialização do lócus de formação de professores resulta em distanciamento do contexto político, social e cultural que caracteriza a ambiência universitária.
Resumo em lingua estrangeira: In the context of democratization of education was introduced Decree n˚5.622/2005 that seeks to expand the possibilities of use of Distance Education - Distance Learning (DL) - at various levels and types of education: basic education, youth and adult education, special education (respected specific relevant legal) professional education and higher education (including courses of post-graduate studies). In scenario valuation of distance education were created new locus of teacher education such as the Open University of Brazil (UAB) that incorporates actions taken by Federal Education, Science and Technology (IF). The main scope of the UAB is to enable the expansion of higher education under the Education Development Plan. For IF the task of promoting the training of teachers is a major challenge, since historically these institutions acted in technological education and therefore have no experience in teacher education. This challenge is further complicated when one considers that DL demand new forms of organization and curriculum development requiring a variety of actors to carry it. This research seeks to understand how the interaction occurs and interactivity between actors involved in the web of relationships necessary for developing the curriculum of the Bachelor's Degree in Chemistry offered by the Federal Institute of Education, Science and Technology of Mato Grosso (IFMT) in polo Primavera do Leste. In this perspective, we sought to provide answers to the following questions: What is the role assigned to UAB in the context of current policies for teacher training in chemistry? As the curriculum is organized and developed in the degree course in Chemistry offered by IFMT? How is the interaction and interactivity in the development of the Bachelor's Degree in Chemistry? To provide answers to these questions were analyzed data (extracted from official documents, interviews and questionnaires open and closed) for the current study. The research can be characterized as a case study that focuses on teacher training processes through the Virtual Learning Environment. Including 19 subjects were enrolled: 10 licensing tied to that pole, 5 distance tutors, one tutor face polo and one tutoring coordinator. The data indicate that the course represents an opportunity to expand the policy of teacher education, especially in a state like Mato Grosso that is lacking in terms of public institutions of higher education. The training project set up by the course was founded, especially, the principles defended in the world of work. The analysis refers to the understanding that the course occurs in precarious conditions, notably with regard to the implementation of practical classes. The role assigned to tutors induces the erasure of the image of the professor with implications in the process of professionalization of the teaching category. In addition, the deterritorialization of the locus of training of teachers results in the detachment of the political context, social and cultural ambience that characterizes the university.
Palavra-chave: Formação de professores de química
Políticas educacionais
Educação a distância
IFMT/UAB
Palavra-chave em lingua estrangeira: Graduation of teachers of chemistry
Educational policies
Distance education
IFMT/UAB
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: ALENCAR, Francislene Lúcia de. Formação de professores no curso de licenciatura em Química IFMT/UAB: uma análise no contexto das atuais políticas educacionais. 2013. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/944
Data defesa documento: 26-Jul-2013
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

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