Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/949
Tipo documento: Dissertação
Título: Tensões entre currículo, educação física e desporto escolar : o significado educativo dos jogos escolares no contexto da escola
Autor(es): Casagrande, Carlos Roberto
Orientador(a): Fernandes, Jorcelina Elisabeth
Membro da Banca: Pereira, Maria Zuleide da Costa
Membro da Banca: Carvalho, Ademar de Lima
Membro da Banca: Fernandes, Jorcelina Elisabeth
Resumo : O objetivo desta dissertação foi investigar a compreensão de professores e equipe pedagógica da escola sobre quais aprendizagens os alunos e alunas desenvolvem durante o processo de organização, preparação e participação nos Jogos Escolares e como são incorporadas no processo formativo escolar. É uma pesquisa com abordagem qualitativa descritiva, cujos sujeitos são os alunos, professores, coordenadores e diretores de duas escolas de Sinop - MT que participaram dos Jogos Escolares Mato-Grossenses (edição 2009). Os dados foram coletados através de entrevistas e questionários. As referências teóricas que sustentaram as análises foram feitas a partir de Bracht (1986, 1992, 2003), Barroso e Darido (2006), Damiani e Escobar (2006),Kunz (1994), Nogueira e Catani (1998) e Taffarel e Stramann (2007). Os resultados obtidos com os sujeitos desta investigação evidenciaram a possibilidade da aprendizagem adquirida através do esporte escolar. Também, verificamos se há valorização dos Jogos Escolares, mas não na competição de resultados, e sim na participação e como ferramenta de produção acadêmica e, conseqüentemente, melhoria do aprendizado. Tivemos também uma visão do que pensam diretores, coordenadores e professores sobre a participação dos alunos nos Jogos Escolares. A maioria dos educadores/professores questionados demonstrou não gostar ou ser indiferente aos Jogos Escolares e não os vêem como algo que possa trazer aprendizado ao aluno, não por opção, mas por desconhecerem as possibilidades que se apresentam a tão rica experiência vivenciada por seus alunos além do ensino sistematizado.
Resumo em lingua estrangeira: The objective of this dissertation is to investigate the representation of the community school - students, teachers, parents, coordinators and directors – about how learning the students develop during the process of organization, preparation and participation in the School Games. Also wants to know how about they are incorporated in the training of school students. This research adopted a qualitative descriptive approach, in two schools community. These schools are located at Sinop City on Mato Grosso State. They participated in the Mato Grossense School Games (edition 2009). The research had as basis data collected through interviews and questionnaires. The benchmarks theorists, from this research, were based on Kunz (1994), Bracht (1986, 1992, 2003), Damiani and Escobar (2006), Barroso and Darido (2006), Nogueira and Catani (1998) and Taffarel and Stramann (2007). The set of results from this investigation, pointed to the possibility of learning when the students practice sport school. In this opportunity we tray to get another investigation: if there is some value in student participation on such games but not just as competition game based on numerical results, but as socialization experience and as a tool for academic research too. Therefore we had an opened vision about what they - coordinators, and teachers - think about improving students' learning as a whole. Most of educators don‘t like it questioned or shall be demonstrated indifferent to School Games. They can‘t see it as something that can bring learning to the student. This attitude, they say, is not arising by choice but we unknown the opportunities that present themselves to this rich experience as experienced by our students beyond teaching systematized.
Palavra-chave: Currículo
Esportes escolares
Aprendizagem
Palavra-chave em lingua estrangeira: Curriculum
School sports
Learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: CASAGRANDE, Carlos Roberto. Tensões entre currículo, educação física e desporto escolar: o significado educativo dos jogos escolares no contexto da escola. 2011. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/949
Data defesa documento: 2-May-2011
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2011_ Carlos Roberto Casagrande.pdf1.03 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.