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dc.creatorGrossi Junior, Geraldo-
dc.date.accessioned2019-04-02T12:20:29Z-
dc.date.available2012-02-02-
dc.date.available2019-04-02T12:20:29Z-
dc.date.issued2011-03-28-
dc.identifier.citationGROSSI JUNIOR, Geraldo. O regime de colaboração entre os órgãos normatizadores da educação brasileira. 2011. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/962-
dc.description.abstractThis Master-Degree dissertation is tied to the line Search “Movimentos Sociais, Política e Educação Popular” and reflects on attempts to implement the collaboration, promoted by regulatory agencies of the Brazilian Education. Begins with a historical account about the process of centralization and decentralization experienced by the Brazilian Education since the time of Empire to the presents days, including the specification of actions developed by the State Boards of Education in search for Development and implementation of the scheme Collaboration between education and the vision for this coming theme of the current presidents of State Boards of Education in the states of Amazonas, Paraná and Piauí. Are given the difficulties encountered in that establish a framework for collaboration. In this perspective, research has taken the right approach to character qualitative, descriptive and analytical, that involves literature review and documentary, using semi-structured. Seeks to understand why, even in the Constitution and Federal Law of Directives and Bases of Education, the Scheme Collaboration hasn’t yet structured in the Brazil’s education system. Is able to notice the lack of clarity about what would be the regime's collaboration and about which possible practices could be embraced by their deployment, which was prevented to be operationalized. Also can sees that the expectation on the promulgation of Law complementary to the Constitution and to regulate the LDB Collaboration Scheme has provided agencies normative systems of a certain lethargy. The few experiences developed in order to provide shares the effective exercise of the concrete scheme Collaboration yet, they are numerically small and incipient. Add this complexity to create the System National Education mentioned in Amendment Constitutional 59/09. It can be concluded that still makes necessary to expand the debate in order to find the clarity of the meaning of the theme, as well as its forms application.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Souza (simonecgsouza@hotmail.com) on 2019-03-20T14:28:07Z No. of bitstreams: 1 DISS_2011_ Geraldo Grossi Junior.pdf: 5070598 bytes, checksum: 35470d2702826363c47a0b72df9f4a64 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2019-04-02T12:20:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2011_ Geraldo Grossi Junior.pdf: 5070598 bytes, checksum: 35470d2702826363c47a0b72df9f4a64 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-02T12:20:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2011_ Geraldo Grossi Junior.pdf: 5070598 bytes, checksum: 35470d2702826363c47a0b72df9f4a64 (MD5) Previous issue date: 2011-03-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO regime de colaboração entre os órgãos normatizadores da educação brasileirapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordRegime de colaboração.pt_BR
dc.subject.keywordConselho estadual de educaçãopt_BR
dc.subject.keywordSistema nacional de educaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Torres, Artemis Augusta Mota-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3835526071999931pt_BR
dc.contributor.referee1Machado, Maria Margarida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3133555536143694pt_BR
dc.contributor.referee2Cardoso Neto, Odorico Ferreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6965195631094693pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8936392577797158pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação de mestrado está vinculada à Linha de Pesquisa “Movimentos Sociais, Política e Educação Popular” e se refere às tentativas de implantação do regime de colaboração, promovida pelos órgãos normativos da Educação Brasileira. Inicia-se por um relato histórico sobre o processo de centralização e descentralização vivenciado pela educação brasileira, desde o tempo do Império até nossos dias, passando pela descrição de ações desenvolvidas pelos Conselhos Estaduais de Educação, na busca de implantar/implementar o Regime de Colaboração entre sistemas de educação e chegando à visão dos atuais presidentes de Conselhos Estaduais de Educação dos Estados do Amazonas, Paraná e Piauí. Apresentam-se as dificuldades encontradas, para que se estabeleça o Regime de Colaboração. Nesta perspectiva, a investigação assumiu a abordagem metodológica de caráter qualitativo, de natureza descritiva e analítica, que envolve análise bibliográfica e documental, utilizando-se de entrevistas semi estruturadas. Procura-se compreender por que o Regime de Colaboração ainda não conseguiu ser estruturado nas relações entre os sistemas de ensino da educação brasileira, mesmo previsto na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Pode-se apontar que a falta de clareza sobre o que seria o Regime de Colaboração e sobre quais práticas poderiam ser abarcadas por sua implantação impediu que ele fosse operacionalizado. Também se percebe que a expectativa sobre a promulgação de Lei complementar à Constituição e à LDB para regulamentar o Regime de Colaboração tem proporcionado aos órgãos normativos dos sistemas certa letargia. As poucas experiências desenvolvidas no sentido de propiciar ações concretas do efetivo exercício do Regime de Colaboração, ainda, são numericamente pequenas e incipientes. Acrescente nesta complexidade a criação do Sistema Nacional de Educação já mencionado na Emenda Constitucional 59/09. Podese concluir que ainda se faz necessária a ampliação do debate com vistas a encontrar a clareza do significado do tema, assim como de suas formas de aplicação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação (IE)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keyword2Collaboration schemept_BR
dc.subject.keyword2Advice state educationpt_BR
dc.subject.keyword2Education systempt_BR
dc.contributor.referee3Torres, Artemis Augusta Mota-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3835526071999931pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado
CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

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