Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/967
Tipo documento: Dissertação
Título: Análise da qualidade em objetos de aprendizagem : reflexão sobre aspectos pedagógicos
Autor(es): Lima, Laura Aparecida Ferreira
Orientador(a): Alonso, Kátia Morosov
Coorientador: Maciel, Cristiano
Membro da Banca: Alonso, Kátia Morosov
Membro da Banca: Maciel, Cristiano
Membro da Banca: Ferreira, Márcia dos Santos
Membro da Banca: Gomes, Delarim Martins
Membro da Banca: Silveira, Milene Selbach
Resumo : Os Objetos de Aprendizagem são recursos digitais que facilitam o acesso a conteúdos educacionais, à compreensão de novos conhecimentos e à interação com novas estratégias pedagógicas para se trabalhar conceitos ou atividades. Podem estar presentes no contexto do ensino básico, médio, superior e profissionalizante, nos repositórios virtuais e Ambientes Virtuais de Aprendizagem, tanto como recursos educacionais para a educação a distância, quanto como conteúdos digitais para o ensino presencial. Para tanto, os Objetos de Aprendizagem exigem planejamento pedagógico quanto a seus recursos dinâmicos e interativos, que precisam ultrapassar o limite do “gracioso” ou “bonito de se ver”. Como estratégia de ensino, os Objetos de Aprendizagem precisam ser melhor caracterizados quanto à busca de recomendações que possam contribuir para uma efetiva identificação e avaliação de aspectos pedagógicos que possam auxiliar nos processos educacionais. Desse modo, o objetivo deste estudo é investigar aspectos pedagógicos contemplados em Objetos de Aprendizagem, identificando a presença destes como suporte aos processos educativos. Para tanto, envolve uma pesquisa exploratória baseada na abordagem qualitativa, tendo em seu percurso a utilização de alguns dados e interpretações de aspectos pedagógicos já pesquisados em instrumentos de avaliação de Objetos de Aprendizagem, que são agregados e analisados de tal forma a tornar possível uma nova interpretação dos aspectos, reunidos em conjunto para serem identificados no uso de Objetos de Aprendizagem. Para cada objeto selecionado, as áreas e subáreas, tais como física e termodinâmica, foram contempladas no intuito de proporcionar similaridade entre os objetos analisados. Diante disso, a análise norteou uma reflexão direcionada e aprofundada de aspectos pedagógicos dos Objetos de Aprendizagem presentes em repositórios virtuais públicos nacionais. A partir desta nova perspectiva, foi possível obter como resultado a elaboração de um conjunto de aspectos pedagógicos que possibilitam a geração de indicadores para apoiar o uso de OAs em processos educativos. Diante disso foi possível, também, olhar para os objetos de aprendizagem e perceber a presença ou ausência de elementos pedagógicos que apoiam os processos educativos, assim como investigar quais aspectos estão mais presentes e os que precisam ser mais trabalhos nos Objetos de Aprendizagem.
Resumo em lingua estrangeira: Learning objects are digital resources which facilitate the access to educational contents, comprehension of new knowledge and interaction with new pedagogical strategies in order to work with concepts or activities. They can be present at the elementary school, high school, college and also professional courses, at virtual repositories and virtual learning environments, as educational resources for distance education or as digital contents for presence education. In order to reach that, Learning Objects require pedagogical planning regarding their dynamics and interactive resources, which need to surpass the limit of “graceful” or “nice to be seen”. As a teaching strategy, Learning Objects need to be better characterized regarding the recommendations which may contribute to an effective identification and evaluation of pedagogic aspects that help in the educational processes. Thus, the objective of the following study is to investigate the pedagogic aspects present at Learning Objects, identifying the presence of those as support to educational processes. It is an exploratory research, based on qualitative approach, having in its course the use of some data and interpretation of pedagogic aspects researched in evaluation instruments of Learning Objects, which are aggregated and analyzed in a way to make a new aspects interpretation possible, reunited in a group to be better identified in the use of Learning Objects. For each selected object, the areas and subareas were contemplated, such as physics and thermodynamic, in order to provide similarity among the analyzed objects. Thereby, the analysis led to a directed and deep reflection of the pedagogic aspects of Learning Objects present in virtual national public repositories. From this new perspective, it was possible to obtain as result the elaboration of a group of pedagogic aspects which make possible the generation of indicators to give support to the Learning Objects in educative processes. This way, it was also possible to look at the learning objects and perceive the presence or absence of pedagogic elements which support the educative processes, and investigate which aspects are more present and which need more attention in Learning Objects.
Palavra-chave: Objetos de aprendizagem - Instrumentos de avaliação
Objetos de aprendizagem - Aspectos pedagógicos
Padrão SCORM
Repositórios virtuais - Conteúdos educacionais
Ambientes virtuais de aprendizagem
Aprendizagem significativa
Palavra-chave em lingua estrangeira: Learning objects - Evaluation instruments
Learning objects - Pedagogic aspects
SCORM pattern
Virtual repositories - Educational contents
Learning virtual environments
Meaningful learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: LIMA, Laura Aparecida Ferreira. Análise da qualidade em objetos de aprendizagem: reflexão sobre aspectos pedagógicos. 2013. 174 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/967
Data defesa documento: 2-Apr-2013
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2013_Laura Aparecida Ferreira Lima.pdf3.93 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.