Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/974
Tipo documento: Dissertação
Título: Políticas de currículo para o curso de Ciências Contábeis : relações entre a proposta da UNEMAT e a proposta de currículo mundial
Autor(es): Vieira, Maila Karling
Orientador(a): Oliveira, Ozerina Victor de
Membro da Banca: Oliveira, Ozerina Victor de
Membro da Banca: Lima, Tânia Maria de
Membro da Banca: Hypolito, Álvaro Luiz Moreira
Resumo : A pesquisa problematiza as relações entre políticas locais e políticas globais no campo do currículo. O objeto de estudo é o currículo de Ciências Contábeis da UNEMAT (Universidade do Estado de Mato Grosso), delimitado no campus de Tangará da Serra, compreendendo o período de 2005 a 2010, em suas relações com o Currículo Mundial proposto por agências multilaterais para os cursos de ciências contábeis. O objetivo principal é analisar a relação entre o currículo de Ciências Contábeis da UNEMAT e o Currículo Mundial. Para realizar a pesquisa buscou-se apoio principalmente nas noções de ciclo de política de Ball e Bowe (1992), Ball (1992, 1994, 1998, 2004, 2005, 2009), Lopes (2008), Lopes e Macedo (2011) e nas noções de globalização de Santos (2002). Em termos metodológicos, a pesquisa é de cunho qualitativo e a coleta de dados se deu por fontes bibliográficas, documentais e orais, mais especificamente, análises de documentos que configuram a política de currículo estudada e entrevistas com professores da UNEMAT. Os resultados apontam que os interesses da economia global impressos por agências multilaterais; que esses interesses influenciam políticas curriculares locais, mas não necessariamente as determinam, pois as políticas são recriadas, reinterpretadas e ressignificadas no contexto da realidade local, atribuindo novos sentidos às políticas globais, possibilitando uma articulação não vertical entre local e global e entre global e local. A política de currículo do curso de Ciências Contábeis da UNEMAT campus de Tangará da Serra não tem relação direta com o Currículo Mundial, porém a influência deste é percebida por meio das Diretrizes Curriculares Nacionais e no discurso dos professores entrevistados, demonstrando que as políticas são recontextualizadas através de um processo cíclico de circulação de textos e discursos.
Resumo em lingua estrangeira: The research analyzes the relations between local politics and global politics in the field of study. The study object is the curriculum of Accounting Sciences from UNEMAT (University of the State of Mato Grosso), located in the Tangará da Serra's campus, from 2005 to 2010, in its relations with the World Curriculum considered by multilateral agencies for the Accounting courses. The main objective is to analyze the relation between the Accounting curriculum from UNEMAT and the World Curriculum. To carry through the research, the knowledge of the cycle of politics mainly by Ball and Bowe (1992), Ball (1992, 1994, 1998, 2004, 2005, 2009), Lopes (2008), Lopes and Macedo (2011) and the notions of globalization by Santos (2002) were used. In methodological terms, the research is of qualitative nature and data collection occurred through bibliographical, documental and oral sources, more specifically, document analysis that configure the politics of curriculum studied and interviews with UNEMAT professors. The results point the interests of the global economy printed by multilateral agencies; that these interests influence local curricular politics, but not necessarily determine them, because politics are recreated, reinterpreted and re-signified in the context of the local reality, attributing new meanings to the global politics, enabling a nonvertical articulation between local and global and between global and local. The curriculum policy for the Accounting course at the UNEMAT campus in Tangará da Serra does not have a direct relation with the World Curriculum, however its influence is perceived by means of the National Curricular Guidelines and in the speech of the interviewed professors, demonstrating that the politics are recontextualized through a cyclical process of circulation of texts and speeches.
Palavra-chave: Política de Currículo
Ciências Contábeis
Globalização
Palavra-chave em lingua estrangeira: Politics of curriculum
Accounting
Globalization
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: VIEIRA, Maila Karling. Políticas de currículo para o curso de Ciências Contábeis: relações entre a proposta da UNEMAT e a proposta de currículo mundial. 2013. 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/974
Data defesa documento: 18-Mar-2013
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

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