Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/1004
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraujo, Zilma Franco Morais-
dc.date.accessioned2019-04-03T15:32:14Z-
dc.date.available2013-07-02-
dc.date.available2019-04-03T15:32:14Z-
dc.date.issued2013-06-28-
dc.identifier.citationARAUJO, Zilma Franco Morais. O significado da educação de jovens e adultos para educandos e educadores no CEJA Cesário Neto. 2013. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/1004-
dc.description.abstractThe research investigated the meaning of the Teens and Adults Education has for learners and educators from the I Segment-Fundamental School, from the implantation of the EJA Centers (CEJA) in Mato Grosso, as a result of questions and reflections about the education model that is written and inscribed there. The method of approach used was the phenomenological. Phenomenology is a specific way to look at phenomena unveiling meanings that in dialog with its dimensions causes us an oncoming of speaking and doing. We know that teaching does not exist without learning and this is, therefore, a complementary relationship. In it, the valorization of the meaning will be representative of the modality. These meanings show that when languages soaked by the aura of knowledge and boldness of "being more" intersect, new faces of reality emerge in opposition to the educational dichotomies, confronting it, and these, when in a world that makes the subjects invisibles, makes them visible. In Paulo Freire, educating is a demanding "doing", and in this moment, the intersection of meanings allows for a connection of the world of the subjects- that only listen, to the school world- that only speaks. World in transit of a body, illiterate, to a world of this same body, now literate, willing to a new pronounce. And, in that way, at the same time that the protagonists are unveiled, they also unveil the pedagogical function in the school environment.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Valquíria Barbieri (kikibarbi@hotmail.com) on 2019-04-02T20:00:17Z No. of bitstreams: 1 DISS_2013_Zilma Franco Morais Araujo.pdf: 3447060 bytes, checksum: 56f7461edd75698fd2f771fe0479d26b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2019-04-03T15:32:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2013_Zilma Franco Morais Araujo.pdf: 3447060 bytes, checksum: 56f7461edd75698fd2f771fe0479d26b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-03T15:32:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2013_Zilma Franco Morais Araujo.pdf: 3447060 bytes, checksum: 56f7461edd75698fd2f771fe0479d26b (MD5) Previous issue date: 2013-06-28en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO significado da educação de jovens e adultos para educandos e educadores no CEJA Cesário Netopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordFenomenologiapt_BR
dc.subject.keywordEducação freirianapt_BR
dc.subject.keywordEJA/CEJApt_BR
dc.subject.keywordNarrativaspt_BR
dc.subject.keywordSignificadospt_BR
dc.contributor.advisor1Barros Neta, Maria da Anunciação Pinheiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4780912723951170pt_BR
dc.contributor.referee1Barros Neta, Maria da Anunciação Pinheiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4780912723951170pt_BR
dc.contributor.referee2Passos, Luiz Augusto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5248678282985273pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2166319345603272pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa investigou a respeito do significado que tem a Educação de Jovens e Adultos para educandos e educadores do I Segmento- Ensino Fundamental, a partir da implantação dos Centros de EJA (CEJA) em Mato Grosso, como resultado de questionamentos e reflexões sobre o modelo de educação que se escreve e que se inscreve lá. O método de abordagem foi o fenomenológico. A fenomenologia é uma certa maneira de olhar para os fenômenos desvelando significações que em diálogo com as suas dimensões nos provocam a uma aproximação do falar com o fazer. Sabemos que o ensinar não existe sem o aprender e esta é, portanto, uma relação complementar. Nela, a valorização do significado será representativo da modalidade. Esses significados demonstraram que quando linguagens embebidas pela aura do compromisso e da ousadia de “ser mais” se entrecruzam, novas faces da realidade surgem em oposição às dicotomias educativas, confrontando-as, e estas, ao adentrar o mundo que invisibiliza os sujeitos, visibiliza-os. Em Paulo Freire, educar é um “que fazer” exigente, e nesse momento o entrecruzamento dos significados possibilitam uma interligação do mundo do sujeitos- que apenas ouvem, ao mundo da escola- que somente fala. Mundo em trânsito de um corpo analfabeto pronunciado, para um mundo desse mesmo corpo agora, alfabetizado, disposto a um novo pronunciar. E, dessa forma, ao mesmo tempo em que os protagonistas se desvelam, desvendam também o fazer pedagógico no espaço escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação (IE)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keyword2Phenomenologypt_BR
dc.subject.keyword2Freire Educationpt_BR
dc.subject.keyword2EJA/CEJApt_BR
dc.subject.keyword2Narrativespt_BR
dc.subject.keyword2Meaningspt_BR
dc.contributor.referee3Rêses, Erlando da Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8519891607184656pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2013_Zilma Franco Morais Araujo.pdf3.37 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.