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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPerotoni, Cleonice-
dc.date.accessioned2019-04-09T12:56:10Z-
dc.date.available2016-03-16-
dc.date.available2019-04-09T12:56:10Z-
dc.date.issued2016-03-16-
dc.identifier.citationPEROTONI, Cleonice. Relação entre professoras negras e brancas no interior do sistema educacional em Lucas do Rio Verde-MT. 2016. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/1020-
dc.description.abstractThe present survey, conducted in a public school in Lucas do Rio Verde – MT, aims to understand how the relationship are established between African-American teachers and the White teachers, and analyze the form of treatment given to African-American teachers arising from the management group. As a methodological procedure, the Exploratory Research was used, having as tools of data collection the semi-structured interviews, non-participant observation and document analysis – Pedagogical Policy Project from the school, City Plan for Education and Curricular Proposal from the city. The survey results show that the African- American teachers have difficulties to build their identity about their White peers, having to prove their intellectual ability to obtain professional recognition and social mobility in Education. The survey also reveals that the White teachers and the management team in the surveyed schools treat African-American teachers in a different/inferior way. This different treatment makes the African-American teachers face racial discrimination and perverse racism in both public schools in Lucas do Rio Verde. This fact was found as a fighting that makes the African-American teachers face discrimination and racial prejudice in the professional space of school.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Valquíria Barbieri (kikibarbi@hotmail.com) on 2019-04-05T21:35:10Z No. of bitstreams: 1 DISS_2016_Cleonice Perotoni.pdf: 1471814 bytes, checksum: ce0fd4e896335dbbced9115510c9f1bd (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2019-04-09T12:56:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2016_Cleonice Perotoni.pdf: 1471814 bytes, checksum: ce0fd4e896335dbbced9115510c9f1bd (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-09T12:56:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2016_Cleonice Perotoni.pdf: 1471814 bytes, checksum: ce0fd4e896335dbbced9115510c9f1bd (MD5) Previous issue date: 2016-03-16en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleRelação entre professoras negras e brancas no interior do sistema educacional em Lucas do Rio Verde-MTpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordDiscriminação racialpt_BR
dc.subject.keywordGêneropt_BR
dc.subject.keywordEducação escolarpt_BR
dc.contributor.advisor1Castilho, Suely Dulce de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3319256499971932pt_BR
dc.contributor.referee1Castilho, Suely Dulce de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3319256499971932pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Rose Cléia Ramos da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8300391133577556pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2116519111526568pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa, realizada em duas escolas municipais de Lucas do Rio Verde – MT, tem por objetivo compreender como se estabelecem as relações entre professoras negras e brancas e também apreender a forma de tratamento dispensado às professoras negras advindo da equipe gestora. Como procedimento metodológico, utilizou-se a Pesquisa Exploratória tendo como instrumentos de coleta de dados às entrevistas semiestruturadas, a observação não participante e a análise de documentos – Projeto Político Pedagógico da escola, Plano Municipal de Educação e Proposta Curricular Municipal. Os resultados da pesquisa demonstram que as professoras negras vivenciam enfrentamentos para construir sua identidade diante dos pares brancos, tendo que provar sua capacidade intelectual para obter o reconhecimento profissional e a ascensão social na Educação. A pesquisa revela ainda que as professoras negras são tratadas de modo diferenciado/inferior pelas professoras brancas pela equipe gestora nas escolas pesquisadas. Esse tratamento diferenciado faz com que as professoras negras enfrentem a discriminação racial e o racismo perverso que impera nas duas escolas da municipal de ensino de Lucas do Rio Verde. Constatou-se esse fato como um enfrentamento que faz com que as professoras negras experimentem no espaço profissional da escola, a discriminação e o preconceito racial.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação (IE)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keyword2racial discriminationpt_BR
dc.subject.keyword2Genderpt_BR
dc.subject.keyword2School educationpt_BR
dc.contributor.referee3Eggert, Edla-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8360909218928418pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

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