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Tipo documento: Dissertação
Título: Tessitura da individuação : como o aluno a oficial da Academia de Polícia Militar Costa Verde se torna o que é
Autor(es): Machado, Fernanda Leonel
Orientador(a): Monteiro, Silas Borges
Membro da Banca: Monteiro, Silas Borges
Membro da Banca: Biato, Emília Carvalho Leitão
Membro da Banca: Leal, Gabriel Rodrigues
Membro da Banca: Souza, Márcia Helena de Moraes
Resumo : Esta dissertação trata de uma pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, na área de Educação e na linha de pesquisa Cultura, Memórias e Teoria em Educação. Tem como foco a formação dos Alunos a Oficiais da Academia de Polícia Militar Costa Verde, através da escuta das vivências cotidianas que compõe sua individuação, utilizando o método de investigação otobiográfico, tendo como fundamento o trabalho de Monteiro feito a partir do conceito de otobiografia de Jacques Derrida. Por este método, propõe-se a ouvir a vida escrita dos participantes da pesquisa - alunos do primeiro, segundo e terceiro ano em formação no ano de 2015 - que dão nome à própria história através de Oficinas de Transcriação. Os textos produzidos, firmados em sua assinatura, no sentido derridiano, tem sua força no seu caráter autobiográfico; revelam potências de vida, caminhos de vivências que tecem a individuação. Sustenta-se aqui que um texto é sempre autobiográfico, havendo nele a assinatura de seu autor, dando notícias de suas vivências a partir de seus escritos. Com a metáfora do labirinto, busca-se ouvir escritos identificando as potências de vida neste membranoso, arenoso e tortuoso caminho que conduz e compõe a tessitura da individuação. As ressonâncias dos textos produzidos dão notícias de que a tecnicidade e formalidade presente no ensino policial militar não impedem o desenvolvimento das individualidades, mas, à sua maneira produzem diversas formas de ser Oficial da Polícia Militar de Mato Grosso.
Resumo em lingua estrangeira: This dissertation is a survey conducted in the Postgraduate Diploma Program in Education from the Institute of Education of the Federal University of MatoGrosso, and the research concentration in Culture, Memories and Theory in Education. It focuses on the training of students from the State Military Police Academy Costa Verde by listening to their everyday experiences that make up your individuation, using the otobiographicresearch method, taking as baseline Monteiro’s work done from the concept of otobiography of Jacques Derrida. By this method, it is proposed to hear the life writing of research participants - who were first, second, and third-year-students in the commissioned officer training program in 2015 - which give name to its own history through Transcreation workshops. The produced written texts, shaped in their signature, in the Derridean sense, have its strength in its autobiographical character; reveal life powers of experiences, ways of experiences that shapes individuation. It is argued here that a text is always autobiographical, with its author signature, reporting experiences from their writings. With the labyrinth metaphor, we seek to hear written identification oftheir living powers in this membranous, sandy and tortuous path that leads and composes the fabric of individuation. The resonances of the produced written texts give news that the technicality and formality presented in the State Military Police Education System do not prevent the development of individualities, but, to their pathways produce different ways of being a Mato Grosso State Military Police Officer.
Palavra-chave: Investigação otobiográfica
Policiais militares
Vivências
Individuação
Formação
Palavra-chave em lingua estrangeira: Otobiographical research
Military police
Experiences
Individuation
Formation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: MACHADO, Fernanda Leonel. Tessitura da individuação: como o aluno a oficial da Academia de Polícia Militar Costa Verde se torna o que é. 2016. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/1026
Data defesa documento: 22-Mar-2016
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

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