Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/1032
Tipo documento: Dissertação
Título: O sentido da educação para mulheres em privação de liberdade : vivências e perspectivas
Autor(es): Medeiros, Jane Maria da Silva Nóbrega
Orientador(a): Barros Neta, Maria da Anunciação Pinheiro
Membro da Banca: Barros Neta, Maria da Anunciação Pinheiro
Membro da Banca: Rodrigues, Maria de Sousa
Membro da Banca: Graciani, Maria Stela Santos
Resumo : Este trabalho é resultado da pesquisa desenvolvida durante o Mestrado em Educação, na linha pesquisa: Movimentos Sociais, Políticas e Educação Popular. Teve como objetivo descrever e analisar a Educação a partir das vivências de mulheres em privação de liberdade. Os estudos e observações foram desenvolvidos na Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May em Cuiabá. Utilizaram-se as seguintes técnicas: entrevistas semiestruturadas, observações e caderno de campo. Os resultados foram analisados sob a ótica de abordagens metodológicas da pesquisa qualitativa, na qual recorremos aos seguintes autores: Ludke & André (1996), Zago (2003) Bogdan & Bilken (1994) e Triviños (1987); buscou a interpretação fenomenológica na descrição e sentido das vivências através do autor Merleau-Ponty (1999); sobre a Prisão Foucault (2001); relações de poder Foucault em (1979;1999,2003;2006); Machado (1979). Este estudo procurou descrever a Educação para mulheres em privação de liberdade e o fenômeno mostrou-se na sua essência, a fragilidade do ambiente prisional em cumprir as leis e os direitos das reeducandas no tocante a educação. Pois ainda que garantida em lei a educação em prisões se mostra tímida na sua aplicação e para um sistema excludente ela se tornou mais um privilégio que um direito. A falta de servidores, salas de aula sem estrutura, as próprias questões relacionadas à segurança são fatores que colaboram com a fragilidade dessa educação. Contudo para as mulheres reeducandas que desejam mudança a educação se mostra na sua essência como a porta principal, para garantir melhores condições humanas de vida ao egressarem à sociedade. Ante a essa constatação resta o desejo que a educação seja realmente um direito humano e universal para as mulheres em privação de liberdade.
Resumo em lingua estrangeira: This work is the result of research conducted during the Master of Education research line: Social Movements, Political and Popular Education. We aimed to describe and analyze the education from the experiences of women in custody. Studies and observations have been developed in the Women's Penitentiary Ana Maria do Couto May in Cuiabá. We use the following techniques: semi- structured interviews, observations and field notebook. The results were analyzed from the perspective of methodological approaches to qualitative research, in which we use the following authors: Ludke & Andrew (1996), Zago (2003) Bogdan & Bilken (1994) and Triviños (1987); Sought the phenomenological interpretation of the description and meaning of the experiences through Merleau-Ponty author (1999); on Foucault Prison (2001); Foucault power relations in (1979, 1999.2003, 2006); Machado (1979). This study sought to describe the Education for women in deprivation of liberty and the phenomenon proved in essence, the fragility of the prison environment to comply with the laws and the rights of inmates in regard to education. For even if guaranteed by law education in prisons shown timid in its application and to an exclusive system it has become more a privilege than a right. The lack of servers, classrooms without structure, own security issues are factors that contribute to the fragility of that education. Content for women inmates who wish to change education shown in its essence as the main door, to ensure better human living conditions to egressarem society. Before this finding remains the desire that education really is a human and universal rights for women in custody.
Palavra-chave: Educação
Privação de liberdade e direitos humanos
Palavra-chave em lingua estrangeira: Education
Deprivation of liberty and human rights
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: MEDEIROS, Jane Maria da Silva Nóbrega. O sentido da educação para mulheres em privação de liberdade: vivências e perspectivas. 2016. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/1032
Data defesa documento: 18-Mar-2016
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2016_Jane Maria da Silva Nóbrega Medeiros.pdf3.62 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.