Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/1038
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Michele Rejane Coura da-
dc.date.accessioned2019-04-18T09:18:59Z-
dc.date.available2016-06-10-
dc.date.available2019-04-18T09:18:59Z-
dc.date.issued2016-04-12-
dc.identifier.citationSILVA, Michele Rejane Coura da. Ensino híbrido em cursos de graduação presenciais das universidades federais: uma análise da regulamentação. 2016. 173 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/1038-
dc.description.abstractThe integration between face-to-face and online learning, so-called blended learning, has been the focus of worldwide studies. In Brazil, the regulation of semi-presence modality via decree no 4.059/2004, allowed the blended learning (or hybrid learning) to be implemented in higher education institutions. In this mode the courses can be taught up to 20% of the total hours in blended format. It means that part of the hours scheduled for the classroom curriculum components would be used for the development of semi-presence educational practices and activities, using the information and communication technologies. Eleven years after the publication of this ordinance, little is known about this educational tool. The theoretical basis of the study deals with the institutionalization of distance and blended learning, making the approach to the main concepts. Considering its regulation, the aim of this study was to analyze how the federal universities are offering blended learning in its in undergraduate courses. For the development of this research, which had a qualitative method with descriptive exploratory purposes, document analysis of the regulations authorizing the implementation of blended education in federal universities was held, as well as the usage of a diagnostic questionnaire to support the collection of information in the research. The review of such regulations has shown that many of the texts studied don't clearly specify how the blended learning should be organized, nor how the university must deploy the hybrid activities. The analysis of the data indicates a deep misunderstanding concerning the use of these technologies and how they should be adapted by the traditional undergraduate courses.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Valquíria Barbieri (kikibarbi@hotmail.com) on 2019-04-11T22:21:59Z No. of bitstreams: 1 DISS_2016_Michele Rejane Coura da Silva.pdf: 3209195 bytes, checksum: 7bfe7ff24646c0d18f332e82fdbf886e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2019-04-18T09:18:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2016_Michele Rejane Coura da Silva.pdf: 3209195 bytes, checksum: 7bfe7ff24646c0d18f332e82fdbf886e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-18T09:18:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2016_Michele Rejane Coura da Silva.pdf: 3209195 bytes, checksum: 7bfe7ff24646c0d18f332e82fdbf886e (MD5) Previous issue date: 2016-04-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEnsino híbrido em cursos de graduação presenciais das universidades federais : uma análise da regulamentaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordPortaria n.o 4.059/2004pt_BR
dc.subject.keywordSemipresencialidadept_BR
dc.subject.keywordBlended learningpt_BR
dc.subject.keywordEnsino híbridopt_BR
dc.subject.keywordHibridização do ensinopt_BR
dc.contributor.advisor1Maciel, Cristiano-
dc.contributor.advisor-co1Alonso, Kátia Morosov-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3326858103129656pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5234437367053668pt_BR
dc.contributor.referee1Maciel, Cristiano-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5234437367053668pt_BR
dc.contributor.referee2Alonso, Kátia Morosov-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3326858103129656pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4450556023627230pt_BR
dc.description.resumoA integração entre o ensino presencial e o virtual, o blended learning, vem sendo foco de estudos no cenário mundial. No Brasil, a normatização da semipresencialidade, pela portaria no 4.059/2004, permitiu que o blended learning (ou ensino híbrido) fosse implementado nas Instituições de Ensino Superior. A modalidade semipresencial permite que disciplinas sejam ministradas com até 20% da carga horária total do curso no formato semipresencial. A implantação da semipresencialidade significa utilizar parte da carga horária dos cursos ou componentes curriculares presenciais para o desenvolvimento de atividades e práticas educativas semipresenciais, por meio das tecnologias da informação e comunicação. Após onze anos da publicação desta portaria, pouco se sabe a respeito dessa oferta de ensino. O suporte teórico do estudo versa sobre a institucionalização da educação a distância e o ensino híbrido, fazendo a abordagem dos principais conceitos. Considerando sua regulamentação, o objetivo do estudo foi de analisar como as universidades federais estão ofertando o ensino híbrido em seus cursos de graduação presenciais. Para o desenvolvimento da pesquisa, que teve abordagem qualitativa com viés exploratório descritivo, foi realizada uma análise documental das regulamentações que autorizam a oferta do ensino híbrido nas universidades federais, bem como um questionário diagnóstico para subsidiar o levantamento de informações na pesquisa. A análise das regulamentações das universidades federais demonstrou que muitas delas não especificam claramente como o ensino semipresencial deve ser constituído e nem a maneira como as universidades federais devem implantar as atividades híbridas. A análise dos dados indica uma incompreensão acentuada no uso dessas tecnologias e de como elas podem ser apropriadas pelos cursos de graduação presenciais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação (IE)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keyword2Decree no 4.059/2004pt_BR
dc.subject.keyword2Semi-presence modalitypt_BR
dc.subject.keyword2Blended learningpt_BR
dc.subject.keyword2Hybrid educationpt_BR
dc.subject.keyword2Hybridization of educationpt_BR
dc.contributor.referee3Mello, Irene Cristina de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2638382068961952pt_BR
dc.contributor.referee4Silva, Michelle Tatiane Jaber da-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8921793262672558pt_BR
dc.contributor.referee5Matos, Ecivaldo de Souza-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/6875886650307656pt_BR
dc.contributor.referee6Sambrano, Taciana Mirna-
dc.contributor.referee6ID249.756.978-90pt_BR
dc.contributor.referee6Latteshttp://lattes.cnpq.br/0179715203123119pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2016_Michele Rejane Coura da Silva.pdf3.13 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.