Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/104
Tipo documento: Dissertação
Título: As tecnologias da informação e comunicação na sociedade contemporânea : um olhar para seu uso nas escolas de Cuiabá - Mato Grosso – Brasil
Autor(es): Ribeiro, Márcia Maria Pereira Screnci
Orientador(a): Tavares, Débora Cristina
Membro da Banca: Tavares, Débora Cristina
Membro da Banca: Moreira, Benedito Dielcio
Membro da Banca: Santos, Adriana Cristina Omena dos
Resumo : As Tecnologias da Informação e da Comunicação, as chamadas TIC são parte da atual sociedade, cada vez mais inseridas no modo de vida contemporâneo. Ao mesmo tempo em que são de inquestionável utilidade para melhoria e eficiência da comunicação, podem ser consideradas superficiais, dependendo de seu uso. Castells (2003, p.7) afirma que “as novas tecnologias da informação não são apenas ferramentas para se aplicar, mas processos para se desenvolver”. Nesse sentido as escolas exercem papel fundamental, pois a educação quando se volta à inclusão digital deveria ter por objetivo capacitar o indivíduo para assimilar conteúdos e assim reelaborar o conhecimento. Dessa forma, a pretensão da presente pesquisa é verificar se nas escolas em que se utilizam as TIC há integração no percurso de ensino contemplando seu uso nos projetos pedagógicos dos cursos, e ainda, se os professores responsáveis pela orientação dos alunos estão preparados para essa função, pois compreende-se que os equipamentos por si só não geram conhecimento. Utilizando a metodologia “A integração das TIC na escola”, criada pela OEI – Organização dos Estados Ibero Americanos foram pesquisadas escolas públicas de ensino fundamental, na cidade de Cuiabá, Mato Grosso, Brasil. Através de questionário estruturado dirigido a gestores e professores, buscou-se descobrir se as escolas estão preparadas para enfrentar os desafios da introdução dessas novas tecnologias. Mais do que simples ferramentas elas são processos que devem ser desenvolvidos para a criação e geração de conhecimento, considerando que os avanços tecnológicos impõem uma reorganização constante. Parte desta pesquisa foi apresentada durante o Congreso Iberoamericano de Ciencia, Tecnología, Innovación y Educación, realizado em Buenos Aires, Argentina entre o dia 12 y 14 de novembro de 2014 e incorporado aos anais do congresso, ISBN 978‐84‐7666‐210‐6 Documento 645.
Resumo em lingua estrangeira: The Information Technology and Communication, ICT calls are part of today's society, more and more embedded in the contemporary way of life. At the same time they are of unquestionable usefulness for improvement and efficiency of communication can be considered superficial, depending on its use. Castells (2003, p.7) states that "the new information technologies are not merely tools to be applied, but processes to develop." In this sense schools play a fundamental role, because education when it returns to digital inclusion should aim to enable the individual to assimilate content and so reworking knowledge. Thus, the intention of this research is to see whether in schools that use ICT is integrated in teaching route contemplating their use in the pedagogical projects of the courses, and, if the teachers responsible for guiding the students are prepared for this function therefore it is understood that the equipment alone does not generate knowledge. Using the methodology "Integration of ICT in school," created by OEI - Organization of Ibero American public elementary schools were surveyed in the city of Cuiabá, Mato Grosso, Brazil. Through structured questionnaire for managers and teachers, we sought to find out whether schools are prepared to meet the challenges of introducing these new technologies. More than simple tools they are processes that must be developed for the creation and generation of knowledge, considering that technological advances impose a constant reorganization. Part of this research was presented during the Congreso Iberoamericano of Science, Technology, Innovation and Education, held in Buenos Aires, Argentina between day 12 y 14 November 2014 and incorporated into the Congressional record, ISBN 978-84-7666-210- 6 Document 645.
Palavra-chave: Tecnologias da Informação e Comunicação
Comunicação
Informação
Palavra-chave em lingua estrangeira: Technologies of the Information and Communication
Communication
Information
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Linguagens (IL)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea
Referência: RIBEIRO, Márcia Maria Pereira Screnci. As tecnologias da informação e comunicação na sociedade contemporânea: um olhar para seu uso nas escolas de Cuiabá - Mato Grosso - Brasil. 2015. 96 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/104
Data defesa documento: 23-Abr-2015
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FCA - ECCO - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2015_Marcia Maria Pereira Screnci Ribeiro.pdf1.48 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.