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Tipo documento: Dissertação
Título: As brincadeiras e as noções espaciais na educação infantil
Autor(es): Silva, Suelene de Rezende e
Orientador(a): Palma, Rute Cristina Domingos da
Membro da Banca: Palma, Rute Cristina Domingos da
Membro da Banca: Darsie, Marta Maria Pontin
Membro da Banca: Sousa, Maria do Carmo de
Resumo : A presente pesquisa buscou responder “quais noções espaciais as crianças de duas turmas de Educação Infantil mobilizam ao brincar, e como as manifestam?”. O problema de investigação delimitado foi analisado a partir das contribuições de Vigotski (1993, 2007), Leontiev (1991, 1991a, 2004) e Elkonin (1987), que nos auxiliaram a compreender os processos de desenvolvimento e aprendizagem infantis; dos estudos de Wallon (1975, 1981) e Lurçat (1979), que nos subsidiaram a entender a elaboração e apropriação das noções espaciais pelas crianças; e das discussões apresentadas por Duhalde e Cuberes (1998), Moura (1992, 1996, 2007, 2010), Lanner de Moura (1995, 2007), Araújo (2005, 2010), Migueis e Azevedo (2007) e Souza (2007), sobre a Educação Matemática na e para infância. A pesquisa configurou-se como um estudo de caso qualitativo e foi realizada em uma Escola da Rede Municipal de Ensino de Cuiabá, com duas turmas de Educação Infantil que atendiam crianças de 5 anos. No intuito de promover situações em que as crianças pudessem mobilizar noções espaciais, elaboramos juntamente com as professoras das turmas, uma proposta de intervenção que consistia em cinco brincadeiras relacionadas à exploração do espaço, sendo estas: Cabra-cega, Ajudando a Chapeuzinho, Vou de Táxi, Quatro cantos e Caça ao Tesouro. Para captar as diversas manifestações das crianças durante as brincadeiras, utilizamos como instrumentos para produção de dados os registros videográficos, fotográficos, pictográficos das crianças e o diário de campo da pesquisadora. Os dados produzidos foram transcritos, lidos, triangulados e organizados em episódios, os quais demonstraram as ações relativas às noções espaciais mobilizadas e manifestadas. Estes, por sua vez, foram divididos em Cenas que evidenciaram as ações específicas e aspectos importantes presentes em cada episódio. A partir disso, foram elencadas três categorias, quais sejam: O corpo fala: os gestos como manifestação das noções espaciais; A linguagem oral: comunicando noções espaciais através da palavra; e Imaginar, criar, desenhar: a análise dos registros pictográficos das crianças. A análise dos dados revelou que as crianças participantes da pesquisa mobilizaram noções de posição, localização, direção, sentido e observaram pontos de referência. Ainda, a partir dos Episódios e Cenas analisados, constatamos que as crianças possuem noções intuitivas sobre o espaço, sua organização e sobre a orientação espacial. No que diz respeito às suas manifestações durante as brincadeiras desenvolvidas, observou-se a predominância da linguagem gestual, principalmente, do gesto de apontar e, a utilização do corpo para a resolução de problemas espaciais. Com relação à linguagem oral, percebeu-se que as crianças estão elaborando elementos para verbalizar as noções mobilizadas – e se compreende que isso ocorrerá gradativamente, à medida que elas reconhecerem e nomearem os quadrantes corporais, projetando-os nos objetos do espaço. No tocante aos registros pictográficos, entende-se que o desenho para a criança é uma forma de reviver e significar a experiência vivida. Ao desenhar, ela amplia suas possibilidades de compreender o espaço e orientar-se nele. Diante da análise dos dados, evidenciou-se que as crianças podem elaborar e ampliar noções espaciais, à proporção que lhes forem oportunizadas ações cotidianas em diferentes contextos, a partir de situações lúdicas e interativas. Dessa forma, destaca-se a importância da presença do planejamento e da intencionalidade pedagógica na etapa da Educação Infantil.
Resumo em lingua estrangeira: The present research aimed to answer "which spatial notions children of two classes of childhood education mobilize to play, and as the manifest?". The research problem delimited was analyzed from the contributions of Vigotski (1993, 2007), Leontyev (1991, 1991a, 2004) and Elkonin (1987), who supported us to understand the processes of learning and development of children of the studies of Wallon (1975, 1981) and Lurçat (1979), who helped us to understand the elaboration and ownership of spatial concepts by children; and the discussions presented by Duhalde and Cuberes (1998), Moura (1992, 1996, 2007, 2010), Lanner Moura (1995, 2007), Araújo (2005, 2010), Migueis and Azevedo (2007) and Souza (2007), about the Mathematical Education in and for childhood. The search was configured as a qualitative case study and was performed in a school of the Municipal School Network of Cuiabá, with two classes of childhood education that met children of 5 years. In order to promote the situations in which children could mobilise spatial concepts, we elaborated together with the teachers of classes, a proposal of intervention which consisted of five jokes related to space exploration, these being: Goat-blind, Helping the Red Riding Hood, Going by taxi, Four Corners and Quest for Booty. To capture the various manifestations of the children during the jokes, we used as instruments for data production records videography, photographic, pictorial of children and the researcher's field diary. The produced data were transcribed, read, triangulated and organized in episodes, which demonstrated the actions relating to spatial notions mobilized and expressed. These, in turn, were divided in scenes that evidenced the specific actions and important aspects present in each episode. From addition, were listed, , three categories, which are: The body speaks: the gestures as manifestation of spatial concepts; The oral language: communicating spatial concepts through the word; and Imagine, create, draw: the analysis of the pictorial records of children. The analysis of the data showed that the children of the survey participants mobilised notions of position, location, direction, direction and observed reference points. Still, from episodes and scenes analyzed, we found that children have intuitive notions about the space, its organization and on the spatial orientation. As regards their manifestations during the plays developed, it was observed the predominance of sign language, mainly, the gesture of point and the use of the body for the resolution of problems in space. With relation to the oral language, it was noticed that the children are elaborating elements to verbalize the notions mobilized - and we understand that this will occur gradually, to the extent that they recognize and appoint the quadrants bodily, projecting the objects in space. As regards the pictorial records, it is understood that the drawing to the child is a way to relive and mean the lived experience. When drawing, she extends its possibilities to understand the space and guide in him. After analyzing the data, it became clear that children can develop and expand spatial concepts, the proportion that they are offered everyday actions in different contexts, from playful and interactive situations. Thus, it highlights the importance of the presence of planning and pedagogical intent in the early childhood education stage.
Palavra-chave: Educação infantil
Educação matemática
Noções espaciais
Atividade do brincar.
Linguagens infantis
Palavra-chave em lingua estrangeira: Child education
Mathematics education
Spatial notions
Activity of playing
Children's languages
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: SILVA, Suelene de Rezende e. As brincadeiras e as noções espaciais na educação infantil. 2016. 172 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/1042
Data defesa documento: 10-Mar-2016
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

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