Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/1046
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMelo, Ariane Macedo-
dc.date.accessioned2019-04-29T08:35:00Z-
dc.date.available2012-01-27-
dc.date.available2019-04-29T08:35:00Z-
dc.date.issued2011-06-10-
dc.identifier.citationMELO, Ariane Macedo. A internet nossa de cada dia: efeitos identitários na mobilização subjetiva para a aprendizagem de língua inglesa. 2011. 109 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/1046-
dc.description.abstractThis work aims to analyze and understand how the contact with the English language on top of the contact with the cyberspace can alter a student’s identity constituition of a character. We intend to understand some effects on the identity and subjectiveness of some students resulting from the contact with the cyberspace through the analysis of the representations of English language students related to English language learned through the internet. The corpus for this study has been constituted of statements conceived by the students in response to a questionnaire about what the English language meant to them and how they perceived the learning of this language through the internet, among other matters. Our reflections are founded upon the postulation of the French Discourse Analysis (PÊCHEUX, 1969 and ORLANDI, 2006, 2007) as well as on the studies concerning to identity (CORACINI, 2003, GHIRALDELO, 2003 and GRIGOLETTO, 2003), among other researchers. The carried out analysis has revealed the individuals – questioned through communication and information technologies, more precisely in this case, through the internet and also through the teacher’s discourse and about what he/she represents, as well as the discourses concerned to the school as an institution – are determinatively heterogeneous, take diversified subject positions and suffer identity changes during the teaching-learning process of the English language.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Valquíria Barbieri (kikibarbi@hotmail.com) on 2019-04-23T16:07:06Z No. of bitstreams: 1 DISS_2011_Ariane Macedo Melo.pdf: 3909893 bytes, checksum: b8ecfc4041c93427d0cd11366bbed5a7 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2019-04-29T08:35:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2011_Ariane Macedo Melo.pdf: 3909893 bytes, checksum: b8ecfc4041c93427d0cd11366bbed5a7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-29T08:35:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2011_Ariane Macedo Melo.pdf: 3909893 bytes, checksum: b8ecfc4041c93427d0cd11366bbed5a7 (MD5) Previous issue date: 2011-06-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA internet nossa de cada dia : efeitos identitários na mobilização subjetiva para a aprendizagem de língua inglesapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordAnálise de discursopt_BR
dc.subject.keywordEnsino-aprendizagem de língua estrangeira.pt_BR
dc.subject.keywordIdentidadept_BR
dc.subject.keywordInternetpt_BR
dc.contributor.advisor1Pedroso, Sergio Flores-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4174805732409051pt_BR
dc.contributor.referee1Pedroso, Sergio Flores-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4174805732409051pt_BR
dc.contributor.referee2Di Renzo, Ana Maria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8767491819871914pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1399854218544805pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como propósito analisar e compreender de que forma o contato com a língua inglesa somado ao contato com o ciberespaço altera a constituição identitária do sujeito enquanto aluno. Através da análise de representações de alunos de língua inglesa acerca da aprendizagem dessa língua por intermédio da internet, pretendemos compreender alguns efeitos na identidade e subjetividade desses alunos, resultantes do contato com o ciberespaço. O corpus para esse estudo foi constituído por enunciados formulados pelos alunos como resposta a perguntas de um questionário acerca do que a língua inglesa significa para eles, como percebem a aprendizagem dessa língua via internet, dentre outras questões. Nossas reflexões se fundamentarão nos pressupostos da Análise de Discurso Francesa (PÊCHEUX, 1969 e ORLANDI, 2006, 2007) e nos estudos sobre identidade (CORACINI, 2003, GHIRALDELO, 2003 e GRIGOLETTO, 2003), dentre outros pesquisadores. A análise empreendida revelou que os sujeitos – interpelados pelas tecnologias de informação e comunicação, mais especificamente neste caso, pela internet e também pelos discursos do professor e acerca do que ele representa, bem como os discursos concernentes à instituição escola – são constitutivamente heterogêneos, ocupam posições sujeito diversas e sofrem mudanças identitárias no decorrer do processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Linguagens (IL)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Linguagempt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.subject.keyword2Analyses of the discoursept_BR
dc.subject.keyword2Teaching-learning of a foreign languagept_BR
dc.subject.keyword2Identitypt_BR
dc.subject.keyword2Internetpt_BR
dc.contributor.referee3Jesus, Danie Marcelo de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5826176151112581pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IL - PPGEL - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2011_Ariane Macedo Melo.pdf3.82 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.