Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/1055
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Vesz, Fernando Zolin | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-29T09:36:05Z | - |
dc.date.available | 2012-04-19 | - |
dc.date.available | 2019-04-29T09:36:05Z | - |
dc.date.issued | 2012-03-30 | - |
dc.identifier.citation | VESZ, Fernando Zolin. Crenças sobre o espanhol na escola pública: “bem-vindos ao mundo dos sonhos e das [im]possibilidades”. 2012. 79 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2012. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufmt.br/handle/1/1055 | - |
dc.description.abstract | The purpose of this dissertation is to identify and comprehend the beliefs about the teaching and learning of Spanish as a foreign language in the public school. Eight participants (two parents, three students and three teachers) were interviewed, all of them from an elementary public school that has included Spanish as a foreign language in its syllabus since 2000. The qualitative interviews were based on King & Horrocks (2010) statements and generated accounts about the participants’ experience on teaching or learning Spanish as a foreign language in that school. In order to analyse the data, it was observed the social and discursive nature of beliefs, according to Kalaja (1995, 2003), Dufva (2003), Assis-Peterson, Cox & Góes dos Santos (2010) and Pan & Block (2011), which understands beliefs not only as personal points of view but also as echoes of predominant discourses that are social constructions. The research questions were the following: 1) what are the participants’ beliefs about the teaching and learning of Spanish as a foreign language in the public school?, and 2) what discourses may the set of beliefs be connected to? Results suggest that the teaching of Spanish as a foreign language in the public school seems to be discursively an artifice in order to maintain the social stratification and the status quo. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Valquíria Barbieri (kikibarbi@hotmail.com) on 2019-04-26T15:45:11Z No. of bitstreams: 1 DISS_2012_Fernando Zolin Vesz.pdf: 554115 bytes, checksum: 135b903519e077318956a28e7d1c2fa3 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2019-04-29T09:36:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2012_Fernando Zolin Vesz.pdf: 554115 bytes, checksum: 135b903519e077318956a28e7d1c2fa3 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-04-29T09:36:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2012_Fernando Zolin Vesz.pdf: 554115 bytes, checksum: 135b903519e077318956a28e7d1c2fa3 (MD5) Previous issue date: 2012-03-30 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Crenças sobre o espanhol na escola pública : “bem-vindos ao mundo dos sonhos e das [im]possibilidades” | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Espanhol | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escola pública | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Assis-Peterson, Ana Antônia de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2018126844224501 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Assis-Peterson, Ana Antônia de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2018126844224501 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Barros, Solange Maria de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5747668885058135 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6820153499929432 | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho é identificar e compreender as crenças que envolvem o ensino e a aprendizagem do espanhol na escola pública. Foram entrevistados oito atores da comunidade escolar (dois pais, três alunas e três professoras) de uma instituição de ensino pertencente à rede pública vinculada à Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá, que oferece espanhol como disciplina obrigatória e única língua estrangeira de sua matriz curricular desde 2000. As entrevistas, do tipo qualitativas (KING & HORROCKS, 2010), geraram relatos e/ou depoimentos sobre a experiência dos participantes em ensinar ou aprender o espanhol nessa escola. Para a análise dos dados, observei a natureza sociodiscursiva das crenças, conforme proposta por Kalaja (1995, 2003), Dufva (2003), Assis-Peterson, Cox e Góes dos Santos (2010) e Pan e Block (2011), que permite entendê-las não apenas como pontos de vista pessoais, mas também como ecos de traços presentes nos discursos prevalecentes na sociedade. As perguntas que nortearam a pesquisa foram: 1) quais as crenças da comunidade escolar em relação ao ensino e à aprendizagem do espanhol na escola pública? e 2) a que discursos podem estar associados os conjuntos de crenças apresentados e descritos? Os resultados sugerem que o ensino do espanhol na escola pública parece constituir discursivamente um artifício para a manutenção da estratificação social e do status quo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Linguagens (IL) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Beliefs about language teaching and learning | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Spanish as a foreign language | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Public school | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Simões, Luciene Juliano | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5317492380452357 | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IL - PPGEL - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2012_Fernando Zolin Vesz.pdf | 541.13 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.