Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/1056
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAnicézio, Graziani França Claudino de-
dc.date.accessioned2019-04-29T10:16:45Z-
dc.date.available2012-07-06-
dc.date.available2019-04-29T10:16:45Z-
dc.date.issued2012-05-18-
dc.identifier.citationANICÉZIO, Graziani França C. de. Formação continuada: um caminho para a adequação enunciativa dos professores de língua espanhola de Mato Grosso. 2012. 170 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/1056-
dc.description.abstractThis research aimed to investigate the following question: why do teachers of the Spanish language, on its majority, have difficulties on oral enunciative production? Searching for the answer a questionnaire was applied to 5 teachers from high schools of Mato Grosso state which was noticed this difficulty. In addition, a curriculum analyses from the Letters course of UFMT (Mato Grosso Federal University) was done applied to the Spanish language, in order to confirm the possible weakness on this program which ends up causing deficiencies on oral enunciative production. These analyses revealed that the university has focused more on the writing and grammar aspects than on oral performance which does not satisfy the society expectation .This research has the discourse analyze as the theoretical basis which comprehends language like the representative of social practice, which explains the enunciative-discourse approaches as an adjustment way for working with orality. Moreover, it investigates foreign language teachers’ difficulties on oral enunciative production and it exams the teaching graduation curriculum to suggest teaching training program as a path to reduce difficulties that were presented on this study.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Valquíria Barbieri (kikibarbi@hotmail.com) on 2019-04-26T16:01:17Z No. of bitstreams: 1 DISS_2012_Graziani França C de Anicezio.pdf: 6208635 bytes, checksum: c76398c02539b388829ebedcee20af5b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2019-04-29T10:16:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2012_Graziani França C de Anicezio.pdf: 6208635 bytes, checksum: c76398c02539b388829ebedcee20af5b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-29T10:16:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2012_Graziani França C de Anicezio.pdf: 6208635 bytes, checksum: c76398c02539b388829ebedcee20af5b (MD5) Previous issue date: 2012-05-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleFormação continuada : um caminho para a adequação enunciativa dos professores de língua espanhola de Mato Grossopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordFormação de professorespt_BR
dc.subject.keywordLíngua espanholapt_BR
dc.subject.keywordProdução enunciativapt_BR
dc.contributor.advisor1Pedroso, Sergio Flores-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4174805732409051pt_BR
dc.contributor.referee1Pedroso, Sergio Flores-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4174805732409051pt_BR
dc.contributor.referee2Cox, Maria Inês Pagliarini-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7907650059950813pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4954619906007053pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa buscou responder o seguinte questionamento: Por que os professores de Língua Espanhola, em sua maioria, sentem dificuldades na produção enunciativa oral? Para essa resposta, foi realizada a aplicação de um questionário com cinco professores da rede estadual de ensino que confirmaram essa dificuldade. Também foi realizada uma análise dos currículos da UFMT do curso de Letras – habilitação em Língua Espanhola – a fim de detectar as possíveis falhas na formação que acabam por gerar essas deficiências na produção enunciativa oral. A análise curricular mostrou que a universidade tem se centrado mais no ensino da escrita e gramática, que já não atendem as expectativas da sociedade, que no trabalho com a produção enunciativa. Essa pesquisa tem como inscrição teórica a Análise do Discurso (AD) que concebe a linguagem como configuradora das práticas sociais, o que justifica a abordagem enunciativo-discursiva como forma de adequação no trabalho com a oralidade. Além de investigar as dificuldades na produção enunciativa oral dos professores de Língua Espanhola e de examinar os currículos do curso de Letras, essa pesquisa objetiva propor a Formação Continuada como um possível caminho para amenizar as dificuldades apresentadas nesses estudos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Linguagens (IL)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Linguagempt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.subject.keyword2Teachers trainingpt_BR
dc.subject.keyword2Spanish languagept_BR
dc.subject.keyword2Enunciative productionpt_BR
dc.contributor.referee3Almeida, Fabíola Aparecida Sartin Dutra Parreira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9997730511011881pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IL - PPGEL - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2012_Graziani França C de Anicezio.pdf6.06 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.