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http://ri.ufmt.br/handle/1/1109
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | A questão da leitura na formação contínua de professores de língua portuguesa : o que leem, o que discutem |
Autor(es): | Souza, Danielle Loana Gonçalves de |
Orientador(a): | Rodrigues, Sílvia de Fátima Pilegi |
Membro da Banca: | Rodrigues, Sílvia de Fátima Pilegi |
Membro da Banca: | Petroni, Maria Rosa |
Membro da Banca: | Pinho, Maria José de |
Membro da Banca: | Carvalho, Ademar de Lima |
Resumo : | O tema central desta dissertação está relacionado à formação contínua de professores, aqui considerada como desenvolvimento permanente e ao longo da carreira. Assim, justifica-se a escolha pela terminologia formação contínua, pois remete à ideia de processo que ocorre ao longo da vida profissional. Outro pilar da pesquisa relaciona-se às práticas de leitura de professores de Língua Portuguesa, que foram analisadas juntamente com os projetos de intervenção pedagógica desenvolvidos nos encontros de estudo, denominado Sala do Educador, que é uma política pública implementada pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso. As questões que nortearam este estudo foram: Quais foram os problemas diagnosticados pelos professores de Língua Portuguesa em relação à disciplina e o que leram no projeto Sala do Educador para auxiliar a resolvê-los? O programa Sala do Educador tem se constituído enquanto espaço profícuo para a leitura e proposição de subprojetos de intervenção relacionados aos problemas apontados pelos professores de Língua Portuguesa? Assim sendo, o objetivo central do trabalho foi verificar os problemas diagnosticados pelos professores de linguagem em relação à disciplina de modo a analisar se o que leram estava relacionado às suas práticas e aos problemas por eles levantados e apontados nos projetos de intervenção das escolas pesquisadas. Trata-se, portanto, de pesquisa de abordagem qualitativa com metodologia do tipo etnográfico, uma vez que seu foco principal são questões da prática escolar. A pesquisa foi realizada em duas escolas da rede estadual de ensino no município de Pedra Preta – MT, onde se fez a observação das reuniões de estudo, além de realizar entrevistas semiestruturadas e uso de questionário com dez professores de língua portuguesa. Fez-se, ainda, análise documental de textos oficiais relacionados à formação contínua em âmbito municipal, estadual e federal. Em linhas gerais, a pesquisa possibilitou constatar que os problemas diagnosticados pelos sujeitos junto aos alunos foram: pouca proficiência em leitura, problemas de interpretação, ortografia, desinteresse e baixa autoestima. Para a maioria dos sujeitos, embora ainda existam muitos percalços na formação contínua como falta de tempo e espaço adequados, ela ainda tem sido momento que possibilita o trabalho coletivo, bem como as trocas de experiências entre os pares. De forma geral, os dados apontaram que os desafios a serem enfrentados relacionam-se ao reduzido salário e desvalorização profissional. Com relação às práticas de leitura dos professores, a pesquisa demonstrou que eles leem e, para alguns, as leituras têm sido proveitosas no sentido de auxiliá-los na reflexão sobre a própria prática, além de propiciar interação professor-professor, professor-aluno. Para outros, as leituras têm ocorrido de forma aligeiradas e propiciado pouca reflexão e relação com suas práticas docentes cotidianas, não correspondendo às necessidades apontadas por eles nos diagnósticos levantados. Portanto, o professor, ao se apropriar da formação contínua não como política imposta pelos governantes, mas como instrumento próprio de valorização profissional, passa a fazer uso de um direito seu garantido por lei, cuja finalidade é discutir as mazelas vivenciadas na educação brasileira. |
Resumo em lingua estrangeira: | The central theme of this work is related to the continuous teachers training, here regarded as permanent development throughout their careers. It justifies the choice for the terminology continuous training, since it refers to the idea of process that occurs throughout their professional life. Another pillar of the research regards to the Portuguese Language teachers reading practices, which were analyzed along with the pedagogical intervention projects developed in the study meetings called Educator Room, which is a policy implemented by Mato Grosso State’s Department of Education. Questions that guided this study are: What were the matters diagnosed by Portuguese teachers in relation to such discipline, and what did they read in the Educator Room project in order to help them solve the problems? The Educator Room program has become a space for reading and proposing intervention subprojects related to the problems pointed out by the Portuguese teachers? Thus, central aim of the study was to investigate the problems diagnosed by Portuguese teachers in relation to the discipline in order to analyze if what they had read was related to their own practices and to the problems raised in the intervention projects at the schools surveyed. Since this research focuses mainly on school practice issues, its methodological approach is qualitative and ethnographic. The survey was carried out from two state schools in Pedra Preta in Mato Grosso where Educator Room meetings were looked at. Semistructured interviews and questionnaires were also applied to ten Portuguese Language teachers. In addition, there was also documentary analysis of official texts related to teacher training at municipal, state and federal scope. In broad lines, research analysis showed that the problems diagnosed by the subjects along with the students were: disinterest, low self-esteem, low reading proficiency, and spelling and interpretation difficulties. Although there are still many mishaps in teacher training as lack of adequate time and space, for most subjects it has still been something which urges collective work, as well as exchanges of experience among peers. Overall, data indicated that challenges to be faced are related to reduced wage and professional depreciation. With respect to the teachers’ reading practice, research showed that they use to read and, for some of them, readings have been useful in order to assist their reflection on their own practice, as well as providing teacher-teacher and teacher-student interaction. Others teachers’ reading practice have happened a bit hasty and afforded little reflection and connection to their everyday teaching practices, which do not correspond to needs identified by them in the assessed diagnoses. Therefore, as teachers appropriate the training not as a policy implemented by the government, but as an instrument of own professional development, make use of their right guaranteed by law, which purpose is to discuss the negative experiences in Brazilian education system. |
Palavra-chave: | Formação contínua Leitura Professores de língua portuguesa |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Continuous training Reading Portuguese language teachers |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUR - Rondonopólis |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolis |
Referência: | SOUZA, Danielle Loana Gonçalves de. A questão da leitura na formação contínua de professores de língua portuguesa: o que leem, o que discutem. 2013. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2013 |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/1109 |
Data defesa documento: | 30-Jul-2013 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUR - ICHS - PPGEdu - Dissertações de mestrado |
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