Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/1111
Tipo documento: Dissertação
Título: A escritura do avesso : o dizer do inominável em Menino do Mato
Autor(es): Sales, Joémerson de Oliveira
Orientador(a): Barth, Luís Fernando Barnetche
Membro da Banca: Barth, Luís Fernando Barnetche
Membro da Banca: Pereira, Vinícius Carvalho
Membro da Banca: Mantovani, Antonio Aparecido
Resumo : Este trabalho partilha da noção de escritura para ler o binômio real e ficcional que disputa espaços na poética de Menino do mato. Por esses espaços se escuta a voz lírica que deseja desver o mundo. Tomamos este ato de desver como um dispositivo que permite deslindar a circularidade que há na obra supracitada. De acordo com Alfredo Bosi, o poeta se volta à infância procurando renovo – as novas liberdades – no desejo de fugir do vazio para mergulhar no infinito do sentido. É nesta senda que o olhar inaugural do eu-lírico projeta imagens que se formam a partir do uso do prefixo des-, que dá origem ao desver e a partir deste há a ocorrência de novas imagens, como “desaberto”. Estas construções nos levaram a ponderar o conceito da trapaça barthesiana. De acordo com Roland Barthes, esta trapaça é um mecanismo de dizer algo da ordem do inominável; em nosso estudo, este dizer está associado ao jogo entre ficcional e real. É justamente no terreno da literatura que o real é buscado. Percebemos isso na incessante vontade do eu-lírico de usar palavras de ave. Este desejo nos levou às palavras de Jacques Lacan, que postula que o desejo está ligado à metonímia. Nesta instância, a do desejo, notamos que o eu-lírico cumpre um trajeto circular e neste movimento vai negociando sua vontade de enriquecer a poesia – eis aí uma chave de leitura. Com efeito, a partir desta base, instrumentalizamo-nos a partir da semiótica de Roland Barthes, de alguns pressupostos de Jacques Lacan e Jacques Derrida, e outros, para suscitar um novo horizonte de análise. Em nosso exame, destacamos três elementos da obra para dialogarmos com nosso referencial teórico. Os elementos são: o desver, o queria e as palavras de ave; com estes elementos traçamos um panorama interpretativo que decorre da ideia de jogo estabelecida pela trapaça barthesiana. Dessa forma, o objetivo precípuo encontra-se em tematizar a pulsão engendrada pela dimensão do olhar em Menino do mato na construção de uma crítica, sem, no entanto, exaurir o sentido do objeto a este exame.
Resumo em lingua estrangeira: This research presents the writing notion to understand the real and fictional binomial within the poem Menino do mato. Through these spaces we can recognize the lyric voices who want to unsee the world. This research brings the unsee act as a device to unravel the circularity present in this Manoel de Barros’s masterpiece. According to Alfredo Bosi, the poet looks back on his childhood searching for new meanings to his experiences and looking for freedom. He desires to run away from the emptiness to dive into the depth of the senses. The inaugural look of the I-lyrical projects pictures through the prefix “un” which creates new expressions, such as “unsee” and “unopened”. These aspects allude to the concept of cheating from Roland Barthes’s studies. According to Barthes, cheating is a strategy used to express through words something from an unamenable order. This research conceives this phenomenon as a way to play with fiction and reality. Moreover, it is in the verses of literature we look for some pieces of reality. It may be perceived through the incessant desire of the ILyrical to use the bird words. This desire lead us to Jacques Lacan’s studies, which shows that the desire is connected to metonymy. In this sense, it is possible to notice that the I-Lyrical makes a circular journey and, along his way, he has to deal with his own will of embellishing the poetry – this is the key point of the reading. Thus, this research is based on the semiotic studies of Roland Barthes and some assumptions from Jacques Lacan and Jacques Derrida, among other authors. Our analysis highlights three main elements of the poem: the unsee; the wanted and the bird words. These elements dialogue with our theoretical references. We analyze these aspects through an interpretative panorama that arises from the idea of a game with fiction and reality stablished from Barthes’s theory about cheating. Therefore, the aim of this research is to investigate the scopic drive in the poem Menino do mato, building an appraisal of this poetry without, however, exhaust the meanings of this masterpiece.
Palavra-chave: Escritura
Desver
Desejo
Palavra-chave em lingua estrangeira: Writing
Unsee
Desire
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Linguagens (IL)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem
Referência: SALES, Joémerson de Oliveira. A escritura do avesso: o dizer do inominável em Menino do Mato. 2016. 78 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/1111
Data defesa documento: 23-Mar-2016
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IL - PPGEL - Dissertações de mestrado

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