Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/1140
Tipo documento: Dissertação
Título: A concordância verbal na língua portuguesa : objeto de conhecimento e ensino
Autor(es): Ferreira, Miriã de Oliveira
Orientador(a): Cox, Maria Inês Pagliarini
Membro da Banca: Cox, Maria Inês Pagliarini
Membro da Banca: Andrade, Elias Alves de
Membro da Banca: Lima, José Leonildo
Membro da Banca: Assis-Peterson, Ana Antônia de
Resumo : No presente estudo, investiga-se a relação do material didático, ou seja, das apostilas utilizadas no terceiro ano de uma grande escola privada de ensino médio na cidade de Cuiabá-MT, com as políticas linguísticas favoráveis à concepção do português como uma língua plural. A fim de operacionalizar o estudo, será focalizada a abordagem da concordância verbal (CV). A escolha da concordância verbal deve-se ao fato de ela ser um terreno de constante fricção entre a norma culta e a norma popular e, portanto, um campo propício à aplicação dos conhecimentos sociolinguísticos, nucleares ao novo paradigma de ensino. O estudo revisita a tradição gramatical, responsável pela produção e reprodução do discurso purista acerca das normas de CV. Revisita também os estudos sociolinguísticos, responsáveis pelo discurso variacionista acerca das normas de CV. Faz um levantamento dos usos da CV por alunos do terceiro ano a partir de produções escritas por eles. E finalmente realiza uma análise do tratamento dispensado à CV pelas apostilas usadas pelos alunos que escreveram as redações analisadas. Metodologicamente, o projeto envolve três tipos de pesquisa: pesquisa bibliográfica no campo da tradição gramatical e da sociolinguística para cartografar os estudos sobre o tema, com a finalidade de realizar um contraponto entre as normas “ideais” e “reais” de CV no português e caracterizar o fenômeno como variável e não categórico; pesquisa sociolinguística de produções escritas de alunos do ensino médio para apreensão das normas de CV habitualmente usadas por eles, norma no sentido daquilo que é ‘normal’ e não no sentido ‘normativo’; e pesquisa de arquivo das seções e questões das apostilas que tratam da CV, para avaliar o posicionamento ideológico-discursivo que as atravessam. Pretende-se que o estudo contribua para a promoção de uma educação linguística que forme cidadãos livres de quaisquer preconceitos linguísticos e competentes para usar a língua em quaisquer circunstâncias.
Resumo em lingua estrangeira: In this study, it is investigated the relation of the teaching material, that is, the study guides used in the 12th grade of a big private high school in Cuiabá-MT, with the linguistic policies favorable to the conception of Portuguese as a plural language. In order to make this study possible, the verb agreement (VA) approach will be focused on. The choice of the verb agreement is due to the fact that it is an area of constant friction between the standard norm and non-standard norm and, therefore an appropriate field to the application of sociolinguistic knowledge, nuclear to the new teaching paradigm. The study revisits the grammatical tradition, responsible for the production and reproduction of the purist discourse about the VA norms. It also revisits the sociolinguistic studies, responsible for the variationist discourse about the VA norms. A survey of the use of VA by twelfth grade students from their written production is done. And finally, an analysis of the treatment given to VA by the study guides used by the students who wrote the compositions that were analyzed is carried out. Methodologically, the project involves three types of research: bibliographic research in the field of grammatical tradition and sociolinguistics to map the studies on the theme, aiming at making a counterpoint between the “ideal” and “real” norms of de VA in Portuguese and characterizing the phenomenon as variable and non categorical; sociolinguistic research of the written production of the high school students to apprehend the VA norm commonly used by them, a norm in the sense of what is ‘normal’ and not in the ‘normative’ sense; and archival research of the sections and issues of the portuguese language study guides that address the VA, in order to evaluate their ideological-discursive positioning. The aim of this study is to contribute to a linguistic education that will prepare citizens free from any linguistic prejudice and competent to use the language in any circumstances.
Palavra-chave: Ensino médio privado
Apostilas de língua portuguesa
Concepção de língua
Concordância verbal
Palavra-chave em lingua estrangeira: Private high school
Portuguese language study guide
Conception of language
Verb agreement
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Linguagens (IL)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem
Referência: FERREIRA, Miriã de Oliveira. A concordância verbal na língua portuguesa: objeto de conhecimento e ensino. 2012. 146 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/1140
Data defesa documento: 23-Mar-2012
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IL - PPGEL - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2012_Miriã de Oliveira Ferreira.pdf3.11 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.