Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/1142
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Perla Haydee da-
dc.date.accessioned2019-06-24T16:20:59Z-
dc.date.available2012-05-02-
dc.date.available2019-06-24T16:20:59Z-
dc.date.issued2012-05-02-
dc.identifier.citationSILVA, Perla Haydee da. Efeitos identitários do trabalho com o livro didático: “Links - English for teens" propostas de abordagens e práticas no contexto público mato-grossense. 2012. 116 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/1142-
dc.description.abstractAny work with language whether as native or foreign language is ideological, imprinting changes on the subjects’ identity. Thus, this study aims to investigate how the pedagogical practice of teachers of English as a foreign language in a context of public schools in the estate of Mato Grosso, through the use of the textbook "Links - English for teens" recommended by the Ministry of Education (MEC) in the 2011 PNLD program for the teaching of English in basic education, contributes to a pedagogical practice that addresses the ideological aspect of language use and to establish in learners a critical attitude. Grounded on French Discourse Analysis, selected activities of the textbook will be analyzed as well as answers to a questionnaire completed by five teachers of English as a foreign language in basic education. Based on the data analysis, the objective is to present some suggestions for teacher education courses in order to contribute to a pedagogical practice that fosters in students a critical attitude, which leads to the formation of individuals capable of interacting in society with an attitude of acceptance and respect for others, without necessarily, depreciating their own culture, language, values, references and behaviors that shape their identity.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Valquíria Barbieri (kikibarbi@hotmail.com) on 2019-05-29T14:34:01Z No. of bitstreams: 1 DISS_2012_Perla Haydee da Silva.pdf: 3677877 bytes, checksum: 1260d0b7cb80930af6a90b4e8d7e3aa3 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2019-06-24T16:20:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2012_Perla Haydee da Silva.pdf: 3677877 bytes, checksum: 1260d0b7cb80930af6a90b4e8d7e3aa3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-24T16:20:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2012_Perla Haydee da Silva.pdf: 3677877 bytes, checksum: 1260d0b7cb80930af6a90b4e8d7e3aa3 (MD5) Previous issue date: 2012-05-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEfeitos identitários do trabalho com o livro didático : “Links - English for teens" propostas de abordagens e práticas no contexto público mato-grossensept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino/aprendizagem de inglês como LEpt_BR
dc.subject.keywordLivro didáticopt_BR
dc.subject.keywordIdentidadept_BR
dc.contributor.advisor1Pedroso, Sergio Flores-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4174805732409051pt_BR
dc.contributor.referee1Pedroso, Sergio Flores-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4174805732409051pt_BR
dc.contributor.referee2Assis-Peterson, Ana Antônia de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2018126844224501pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2849547641990147pt_BR
dc.description.resumoTodo e qualquer trabalho com a linguagem, seja ele em língua materna ou estrangeira, é ideológico, imprimindo nos sujeitos mudanças identitárias Sendo assim, o presente trabalho objetiva investigar como a prática pedagógica de professores de inglês como língua estrangeira, num contexto de escolas públicas de Mato Grosso, com a utilização do livro didático “ Links - English for teens" sugerido pelo MEC através do PNLD 2011 para o ensino de língua inglesa no Ensino Fundamental para a disciplina de língua estrangeira, contribui para a proposta de um fazer didático que contemple o aspecto ideológico do uso da linguagem e de instaurar nos aprendizes uma postura crítica. Fundamentada na vertente francesa da Análise do Discurso, serão analisadas atividades selecionadas do livro didático, bem como respostas a um questionário preenchido por 5 professoras de inglês como LE no Ensino Fundamental. Com base na análise dos dados obtidos, objetiva- se apresentar propostas de abordagem e práticas para cursos de formação de professores, de modo a contribuir para que a prática docente fomente nos estudantes uma postura crítica, de relativização e de desnaturalização de sentidos, que propicie a formação de sujeitos capazes de interagir em sociedade com uma atitude de aceitação e respeito ao outro, sem que para tal, depreciem sua própria cultura, língua, valores, referências e comportamentos que configuram a sua identidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Linguagens (IL)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Linguagempt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.subject.keyword2Teaching/learning English as foreign languagept_BR
dc.subject.keyword2Textbookspt_BR
dc.subject.keyword2Identitypt_BR
dc.contributor.referee3Barros, Solange Maria de Barros-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5747668885058135pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IL - PPGEL - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2012_Perla Haydee da Silva.pdf3.59 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.