Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/1143
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Crenças e práticas de aprender e ensinar inglês : conflito e dilema numa escola pública |
Autor(es): | Hirata, Verônica |
Orientador(a): | Assis-Peterson, Ana Antônia de |
Membro da Banca: | Assis-Peterson, Ana Antônia de |
Membro da Banca: | Pedroso, Sergio Flores |
Membro da Banca: | Gil, Gloria |
Resumo : | Esta dissertação investiga a relação entre crenças e práticas de ensino- aprendizagem de língua inglesa no contexto de uma turma de 8.o Ano do Ensino Fundamental. Recorrendo à abordagem contextual (BARCELOS, 2000, 2004, 2007) para o exame de crenças, ao uso de entrevistas, observações e documentos, este estudo de caráter etnográfico identificou dois grupos de crenças. O Tema 1 – Inglês: oportunidades dentro e fora da escola – abarcou crenças relacionadas ao que representa o inglês para os estudantes, em termos de constituição como disciplina da grade curricular e de oportunidades futuras. O Tema 2 – Relações de ensino e aprendizagem no 8.o Ano A – referiu-se às formas com que as relações entre professora e alunos se estabeleceram no ensino de inglês. O estudo demonstrou que as crenças estão intimamente ligadas ao contexto, pois nem sempre as práticas já estabelecidas e as teorias estudadas funcionam adequadamente dentro de uma nova situação. A indisciplina surgiu como fator relevante a influenciar o processo de ensinar e aprender no 8.o Ano A, ocasionando o surgimento de um dilema para a professora. A diferença de crenças entre professores e alunos, por outro lado, estabeleceu um conflito em sala de aula, tornando-se necessária uma negociação para se tentasse alcançar, ainda que parcialmente, os objetivos de ensino e aprendizagem. |
Resumo em lingua estrangeira: | This master thesis investigates the relationship between beliefs and practices in the process of teaching and learning the English language inside the context of an 8 th grade elementary school. Using the contextual approach (Barcelos, 2000, 2004, 2007) to examine beliefs as well as the use of interviews, observations and documents, this ethnographic study has identified two groups of beliefs. Theme 1 – English: opportunities inside and outside the school – encompassed beliefs related to what the English language signifies to students as a school discipline and regarding the future opportunities it offers. Theme 2 – Relations of teaching and learning in the 8 th grade – was related to the ways the interactions between teacher and students have developed in the classroom. It was found that beliefs are closely tied to context because not always the established practices and the theories learned function properly within a new situation. Indiscipline emerged as a significant factor influencing the process of teaching and learning and as a dilemma for the teacher. Different learning and teaching beliefs between teachers and students pose challenges and conflicts in the classroom interaction in which a certain kind of negotiation between the teacher and students was necessary to try to achieve teaching and learning objectives, even partially. |
Palavra-chave: | Crenças Aprendizagem Escola pública Inglês |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Beliefs Learning The english language Public schools |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Linguagens (IL) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem |
Referência: | HIRATA, Verônica. Crenças e práticas de aprender e ensinar inglês: conflito e dilema numa escola pública. 2012. 120 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2012. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/1143 |
Data defesa documento: | 23-Abr-2012 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IL - PPGEL - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2012_Verônica Hirata.pdf | 866.54 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.