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http://ri.ufmt.br/handle/1/1156
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Fundos de conhecimento : a língua inglesa através de práticas sociais sob um olhar Bakhtiniano |
Autor(es): | Santos, Everton Sales dos |
Orientador(a): | Padilha, Simone de Jesus |
Membro da Banca: | Padilha, Simone de Jesus |
Membro da Banca: | Cox, Maria Inês Pagliarini |
Membro da Banca: | Gushiken, Yuji |
Resumo : | Esta dissertação investiga os Fundos de conhecimento de dois alunos do 1o ano do Ensino Médio de uma escola pública. A partir da metodologia de cunho etnográfico foi realizada uma pesquisa colaborativa com uma professora de Inglês. Esta juntamente com o pesquisador visitou os lares e as comunidades de seus alunos com a finalidade de apreender Fundos de conhecimento dos mesmos pelas lentes da teoria bakhtiniana. Como instrumentos de coleta de dados, foram realizadas observações participantes, visitas aos lares e comunidades, entrevistas com os alunos e seus familiares, entrevistas com moradores das comunidades e análise documental. As perguntas de pesquisa foram 1)Que fundos de conhecimento podemos apreender das famílias e da comunidade de dois alunos de uma escola pública? 2)De que maneira conhecer a comunidade pode contribuir para as aulas de língua inglesa de uma escola pública? Habilidades e recursos culturais foram reconhecidos como Fundos de conhecimento potenciais a serem utilizados em um currículo de letramento culturalmente responsivo. |
Resumo em lingua estrangeira: | This master thesis investigates the funds of knowledge of two students of a 1st grade high school in a public school. Based on the ethnographic methodology was conducted a collaboratively research with a teacher of English. This one along with the researcher visited the homes and communities of their students in order to grasp funds of knowledge of them through the lens of Bakhtin's theory. As instruments of data collection were carried out participant observations, visits to homes and communities, interviews with students and their families, interviews with community residents and documentary analysis. The research questions were 1) What funds of knowledge can grasp the families and community of two students in a public school? 2) How to know the community can contribute to the English language classes at a public school? Skills and cultural resources were recognized as potential funds of knowledge to be used in a culturally responsive literacy curriculum. |
Palavra-chave: | Fundos de conhecimento Cultura Etnografia Bakhtin |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Fund of knowledge Culture Ethnography Bakhtin |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Linguagens (IL) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem |
Referência: | SANTOS, Everton Sales dos. Fundos de conhecimento: a língua inglesa através de práticas sociais sob um olhar Bakhtiniano. 2013. 121 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2013. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/1156 |
Data defesa documento: | 28-Mai-2013 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IL - PPGEL - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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