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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Everton Sales dos-
dc.date.accessioned2019-06-25T17:03:41Z-
dc.date.available2013-06-24-
dc.date.available2019-06-25T17:03:41Z-
dc.date.issued2013-05-28-
dc.identifier.citationSANTOS, Everton Sales dos. Fundos de conhecimento: a língua inglesa através de práticas sociais sob um olhar Bakhtiniano. 2013. 121 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/1156-
dc.description.abstractThis master thesis investigates the funds of knowledge of two students of a 1st grade high school in a public school. Based on the ethnographic methodology was conducted a collaboratively research with a teacher of English. This one along with the researcher visited the homes and communities of their students in order to grasp funds of knowledge of them through the lens of Bakhtin's theory. As instruments of data collection were carried out participant observations, visits to homes and communities, interviews with students and their families, interviews with community residents and documentary analysis. The research questions were 1) What funds of knowledge can grasp the families and community of two students in a public school? 2) How to know the community can contribute to the English language classes at a public school? Skills and cultural resources were recognized as potential funds of knowledge to be used in a culturally responsive literacy curriculum.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Valquíria Barbieri (kikibarbi@hotmail.com) on 2019-06-21T17:01:45Z No. of bitstreams: 1 DISS_2013_Everton Sales dos Santos.pdf: 2834176 bytes, checksum: 9e896d36bc237db5cacc1de4a32543fe (MD5)en
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dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleFundos de conhecimento : a língua inglesa através de práticas sociais sob um olhar Bakhtinianopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordFundos de conhecimentopt_BR
dc.subject.keywordCulturapt_BR
dc.subject.keywordEtnografiapt_BR
dc.subject.keywordBakhtinpt_BR
dc.contributor.advisor1Padilha, Simone de Jesus-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3020979926140822pt_BR
dc.contributor.referee1Padilha, Simone de Jesus-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3020979926140822pt_BR
dc.contributor.referee2Cox, Maria Inês Pagliarini-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7907650059950813pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2471559732786365pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação investiga os Fundos de conhecimento de dois alunos do 1o ano do Ensino Médio de uma escola pública. A partir da metodologia de cunho etnográfico foi realizada uma pesquisa colaborativa com uma professora de Inglês. Esta juntamente com o pesquisador visitou os lares e as comunidades de seus alunos com a finalidade de apreender Fundos de conhecimento dos mesmos pelas lentes da teoria bakhtiniana. Como instrumentos de coleta de dados, foram realizadas observações participantes, visitas aos lares e comunidades, entrevistas com os alunos e seus familiares, entrevistas com moradores das comunidades e análise documental. As perguntas de pesquisa foram 1)Que fundos de conhecimento podemos apreender das famílias e da comunidade de dois alunos de uma escola pública? 2)De que maneira conhecer a comunidade pode contribuir para as aulas de língua inglesa de uma escola pública? Habilidades e recursos culturais foram reconhecidos como Fundos de conhecimento potenciais a serem utilizados em um currículo de letramento culturalmente responsivo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Linguagens (IL)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Linguagempt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.subject.keyword2Fund of knowledgept_BR
dc.subject.keyword2Culturept_BR
dc.subject.keyword2Ethnographypt_BR
dc.subject.keyword2Bakhtinpt_BR
dc.contributor.referee3Gushiken, Yuji-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4697447223916653pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IL - PPGEL - Dissertações de mestrado

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