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Tipo documento: Dissertação
Título: Piedade, de José de Mesquita : uma costura de textos
Autor(es): Souza, Wender Marcell Leite
Orientador(a): Mello, Franceli Aparecida da Silva
Membro da Banca: Mello, Franceli Aparecida da Silva
Membro da Banca: André, Rhina Landos Martínez
Membro da Banca: Nadaf, Yasmin Jamil
Resumo : O presente trabalho apresenta a análise do romance Piedade do escritor mato-grossense José de Mesquita, publicado em 1937. O estudo teve como ponto de partida o intertexto relacionado às personagens do livro com outras da literatura e escultura, Pietá, de Michelangelo. Para a elucidação do tema fizemos um esboço histórico citando autores como Mikhail Bakhtin, Julia Kristeva, Gerard Genette etc. A intertextualidade tem uma função na obra, a de construção de personagens exemplares. A personagem feminina tem como referência primordial Maria, Nossa Senhora, e para explicar a importância dessa figura na crença cristã e na cena de Pietá, representada no livro, recorremos a Leonardo Boff, em seu livro O rosto materno de Deus. Assim como para apontar as semelhanças das personagens do romance com outras do escritor Machado de Assis – influência direta do autor estudado – usamos Figuras femininas em Machado de Assis, de Ingrid Stein. Já para observar o protagonista masculino lançamos mão de um estudo do individualismo na modernidade e, consequentemente, no Romantismo, utilizando os autores Ian Watt, Georg Lukács etc. Relacionamos o individualismo e a idealização do amor romântico na obra através de Peter Gay, em O coração desvelado: a experiência burguesa da rainha Vitoria a Freud.
Resumo em lingua estrangeira: Ce travail présent l’analyse du roman Piedade de l’écrivain du Mato Grosso, publié en 1937. L’étude a été comme point de départ l’intertexte liée les personnages dans le livre avec auteurs de la littérature et de la sculpture, La Pietá, de Michelangelo. Pour l’élucidation de le thème a fait une esquisse historique citant des auteurs comme Mikhail Bakhtin, Julia Kristeva, Gerard Genette etc. C’est un oeuvre litteraire exemplaire, dans lequel l’intertextualité a la fonction de construire protagonistes qui représent les modèles à suive (Piedade) ou à éviter (Paulo). Le personnage féminin a comme principale référence Maria, Madone, et pour explique l’importance de cette figure dans la croyance chrétienne et de la scene de La Pietá, représenté dans le livre, nous reférons à Leonardo Boff, dans son livre O rosto materno de Deus. Ainsi comme pour souligner les similitudes des personnages du roman avec autres personnages de l’écrivain Machado de Assis – influence directe de l’auteur – nous utilisons Figuras femininas em Machado de Assis, de Ingrid Stein. Faut regarder le protagoniste masculin, nous avons utilisé une étude de l’individualisme dans le modernité et, par conséquent, dans le romantisme, en utilisant les auteurs Ian Watt, Georg Lukács etc. Nous avons étudié l’individualisme et de l’idéalisation de l’amour romantique dans l’ouvrage à travers Peter Gay, en O coração desvelado: a experiência da rainha Vitória a Freud.
Palavra-chave: Intertextualidade
José de Mesquita
Piedade
Romantismo
Palavra-chave em lingua estrangeira: Intertextualité
José de Mesquita
Piedade
Romantisme
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Linguagens (IL)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem
Referência: SOUZA, Wender Marcell Leite. Piedade, de José de Mesquita: uma costura de textos. 2012. 110 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/1165
Data defesa documento: 30-Mar-2012
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IL - PPGEL - Dissertações de mestrado

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