Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/1166
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDal Prá, Alexandre Colli-
dc.date.accessioned2019-06-27T16:13:07Z-
dc.date.available2013-05-01-
dc.date.available2019-06-27T16:13:07Z-
dc.date.issued2013-03-25-
dc.identifier.citationDAL PRÁ, Alexandre Colli. Processo identitário: a metamorfose do aprender e ensinar a língua inglesa em ambiente online. 2013. 103 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/1166-
dc.description.abstractThis study aimed at investigating the identity practice of participants in a site dedicated to English teaching and learning called the English Experts. In order to reach this aim, this work gets theoretical support in studies of Bauman (2001, 2009), Giddens (2002), Hall (2005), Moita-Lopes (2003, 2010), Silva (2009) as sensitizing to interpret speaker’s language materializations. Purposes are to understand the process of identity construction of individuals who are dedicated to teaching and learning English in this environment, and to examine possible implications for teaching/learning practices. The research questions are: 1) How does the identity process of participants take place in the English Experts?, and 2) what implications this new environment can produce for teaching/learning that language? The research methodology is grounded in principles of interpretive or naruralistic research (ERICKSON, 1985). In order not to limit the study to pre-existing models and confine it to have traveled, seeking some insight into authors like John Ziman (1996), Moita-Lopes (2003), Thompson (2002), Uwe Flick (2009) and Zigmunt Bauman (2010), to explain how I appropriate this research approach and harmonize it to my purposes. Data were generated based on the participants’ language materialization which I collected in the site. Analysis indicates participants’ identity reacting to a new atmosphere of teaching / learning English, where knowledge, by extension, is collectively constructed and the individuals themselves must be responsible for the direction they want to build.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Valquíria Barbieri (kikibarbi@hotmail.com) on 2019-06-04T21:46:09Z No. of bitstreams: 1 DISS_2013_Alexandre Colli Dal Pra.pdf: 1955904 bytes, checksum: 04a1ed8f88e3c68cab481fbe3056f343 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2019-06-27T16:13:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2013_Alexandre Colli Dal Pra.pdf: 1955904 bytes, checksum: 04a1ed8f88e3c68cab481fbe3056f343 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-27T16:13:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2013_Alexandre Colli Dal Pra.pdf: 1955904 bytes, checksum: 04a1ed8f88e3c68cab481fbe3056f343 (MD5) Previous issue date: 2013-03-25en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleProcesso identitário : a metamorfose do aprender e ensinar a língua inglesa em ambiente onlinept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordPráticas identitáriaspt_BR
dc.subject.keywordLíngua inglesapt_BR
dc.subject.keywordEnsino/aprendizagempt_BR
dc.contributor.advisor1Jesus, Danie Marcelo de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5826176151112581pt_BR
dc.contributor.referee1Jesus, Danie Marcelo de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5826176151112581pt_BR
dc.contributor.referee2Carbonieri, Divanize-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0788015091466520pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4991052979468474pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é investigar a prática identitária de participantes de um site dedicado ao ensino/aprendizagem de língua inglesa. Para tanto, o trabalho encontra suporte teórico nos estudos de Bauman (2001, 2009), Giddens (2002); Hall (2005); Moita-Lopes (2003, 2010), Silva (2009) entre outros, sensibilizantes para interpretar as materializações linguísticas dos enunciadores. A finalidade é compreender o processo de constituição identitária dos sujeitos que se dedicam a ensinar e aprender língua inglesa nesse ambiente, bem como analisar possíveis implicações para a prática de ensino/aprendizagem. As questões que norteiam este estudo são as seguintes: 1) Como se desenrola o processo identitário do Expert Collaborador e do aprendiz de língua inglesa no site English Experts?; e 2) Qual é a relação com sua prática de ensino/aprendizagem desse idioma? A metodologia de pesquisa se ancora em princípios da pesquisa interpretativista ou naturalística (ERICKSON, 1985). A fim de não limitar o estudo aos modelos preexistentes e confiná-lo ao já percorrido, procuro alguns insights em autores como John Ziman (1996), Moita-lopes (2003), Thompson (2002), Uwe Flick (2009) e Zigmunt Bauman (2010), para explicar como me aproprio dessa abordagem de investigação e harmonizo-a a meus propósitos. Os dados foram gerados com base nas materializações linguísticas dos participantes, encontradas no site estudado. A análise aponta a identidade dos participantes reagindo a uma nova atmosfera de ensino/aprendizagem, onde o conhecimento, por acréscimo, é construído coletivamente e o próprio sujeito precisa se responsabilizar pelo sentido que deseja construir.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Linguagens (IL)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Linguagempt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.subject.keyword2Identity practicespt_BR
dc.subject.keyword2English languagept_BR
dc.subject.keyword2Teaching/ learningpt_BR
dc.contributor.referee3Ifa, Sergio-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5731503098918984pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IL - PPGEL - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2013_Alexandre Colli Dal Pra.pdf1.91 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.