Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/1167
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | As asas da mudança : incertezas e desafios de uma professora em uma sala digital de língua inglesa |
Autor(es): | Lima, Ana Paola de Souza |
Orientador(a): | Jesus, Danie Marcelo de |
Membro da Banca: | Jesus, Danie Marcelo de |
Membro da Banca: | Carbonieri, Divanize |
Membro da Banca: | Monte Mor, Walkyria Maria |
Resumo : | Considerando a recente difusão das salas de aula digitais, da educação mediada por computadores e das demais tecnologias que acompanham tais inovações, é urgente a capacitação teórica e técnica de professores nessa nova era educacional, rumo a uma prática pedagógica que contribua para uma aprendizagem relevante e produtiva no mundo global, bem como a transformação dos educadores de modo a promover um processo reflexivo- -crítico que minimize as desigualdades e injustiças reproduzidas nas escolas e nas salas de aula. Em conformidade com o exposto, este trabalho se insere no contexto de educação em ambiente virtual e teve por objetivo perceber qual o entendimento dos professores participantes da pesquisa quanto ao processo de Letramento Crítico e de Multiletramentos, e também o meu processo de apropriação das teorias basilares desta pesquisa no que tange à minha prática educacional. Os participantes que compunham a comunidade discursiva eram todos professores de língua inglesa em escolas públicas, particulares e de centros de idiomas, de variados estados do país. A partir das interações ocorridas no Curso de Formação Reflexivo-Crítica de Professores de Língua Inglesa, na plataforma Moodle, analisei as postagens e comentários que surgiram no e por causa do curso, buscando encontrar os indícios de compreensão destes professores acerca das perspectivas teóricas supracitadas. O trabalho contou com o suporte teórico de Menezes de Souza & Monte-Mór (2006), Assis-Peterson (2010), Brydon (2011), Magnani (2007), Menezes de Souza (2011), Paiva (2013), Cope & Kalantzis (2000), Kalantzis & Cope (2011), no que se refere à formação crítica por meio da linguagem. O percurso teórico-metodológico utilizado foi o interpretativismo, de cunho etnográfico, com o apoio dos autores King & Horrocks (2010), Bortoni-Ricardo (2008), e Denzin & Lincoln (2006). Os resultados sugerem evidências que sinalizam que ocorreram processos reflexivo-críticos baseados nas perspectivas teóricas abordadas, em graus diferentes de complexidade, contribuindo para a formação continuada dos professores de línguas pesquisados. |
Resumo em lingua estrangeira: | Considering the recent spread of digital classrooms, computer-mediated education and other technologies which accompany such innovations, the teachers’ theoretical and technical training becomes an urgent action to be put into practice, in order to contribute to relevant and productive learning in the global world, as well as the transformation of educators in order to promote reflexive-critical process to minimize the inequalities and injustices reproduced inside schools and classrooms. Thus, this study is inserted in the context of long distance education and had as aim to perceive the level of understanding of the participant teachers concerning the processes of Critical Literacy and Multiliteracies, and also my own process of appropriation of the theories which guided this study, related to my educational practice. The discourse community of this study was composed by English teachers from public and private schools, and idioms centers, from different Brazilian states. I analyzed the posts and comments which emerged in the course Reflexive-Critical Formation of English Teachers, which took place in the virtual environment Moodle, in an attempt to find evidence of understanding of those teachers considering the aforementioned theories. The study received theoretical support from Menezes de Souza & Monte-Mór (2006), Assis-Peterson (2010), Brydon (2011), Magnani (2007), Menezes de Souza (2011), Paiva (2013), Cope & Kalantzis (2000), Kalantzis & Cope (2011), concerning the critical formation by means of language. The theoretical and methodological course was the interpretativism research, of ethnographic nature, with the support of King & Horrocks (2010), Bortoni-Ricardo (2008), and Denzin & Lincoln (2006). The results suggest evidences that point to the occurrence of reflexive- critical processes, based on the adopted theories, in different levels of complexity, contributing to the continuing training of those language teachers observed. |
Palavra-chave: | Moodle Reflexão crítica formação de professores Letramento crítico Multiletramentos |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Moodle Critical reflection Teachers’ training Critical literacy Multiliteracies |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Linguagens (IL) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem |
Referência: | LIMA, Ana Paola de Souza. As asas da mudança: incertezas e desafios de uma professora em uma sala digital de língua inglesa. 2013. 104 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2013. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/1167 |
Data defesa documento: | 27-Nov-2013 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IL - PPGEL - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2013_Ana Paola de Souza Lima.pdf | 1.6 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.