Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/1168
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Remonatto, Angélica | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-27T16:18:18Z | - |
dc.date.available | 2013-04-19 | - |
dc.date.available | 2019-06-27T16:18:18Z | - |
dc.date.issued | 2013-03-22 | - |
dc.identifier.citation | REMONATTO, Angélica. Leitura como atividade dialógica e seu processo de ensino-aprendizagem: um projeto com o gênero história em quadrinhos. 2013. 157 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufmt.br/handle/1/1168 | - |
dc.description.abstract | This study intends to investigate and discuss the reading practices and the teaching-learning process of students in the 6th grade of elementary school in a Brazilian public school. To this end, we used the theory of Mikhail Bakhtin and his Circle (1929; 1952-53; 1970-1971/1979; 1974/1979), that considers language as process social-cultural-historical, allied to social-interactional theory of teaching-learning of Lev Vygotsky (1930, 1934). Based on such perspectives, we form our conception of reading in a dialogical approach, providing for a responsive attitude of the reader. Thus, we investigated what practices have been developed for effective learning of that important curricular component. We argue that the discourse genres can be used as objects of teaching-learning of the reading and we also believe the formation of readers is a process that should occur during every school year and not only in the first years. The methodology approach has been based on a qualitative study, participative and dialogic character. The data showed that the interaction and knowledge of the genre "comics" could offer news possibilities of reading and the development of different capabilities by the students. Our data also demonstrated that the teaching-learning of reading becomes even most proficient when allied to activities of reflection and written production. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Valquíria Barbieri (kikibarbi@hotmail.com) on 2019-06-07T18:28:27Z No. of bitstreams: 1 DISS_2013_Angelica Remonatto.pdf: 2205569 bytes, checksum: 9cfecfc82dd66f4e9120aee7bf6eb750 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2019-06-27T16:18:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2013_Angelica Remonatto.pdf: 2205569 bytes, checksum: 9cfecfc82dd66f4e9120aee7bf6eb750 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-06-27T16:18:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2013_Angelica Remonatto.pdf: 2205569 bytes, checksum: 9cfecfc82dd66f4e9120aee7bf6eb750 (MD5) Previous issue date: 2013-03-22 | en |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Leitura como atividade dialógica e seu processo de ensino-aprendizagem : um projeto com o gênero história em quadrinhos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Leitura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gêneros discursivos | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Barros, Cláudia Graziano Paes de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1709636702694622 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Barros, Cláudia Graziano Paes de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1709636702694622 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Padilha, Simone de Jesus | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3020979926140822 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3692346627140887 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa teve como objetivo investigar e discutir as práticas de leitura de alunos do 6o ano do Ensino Fundamental e seu processo de ensino- aprendizagem em uma escola pública brasileira. Para tal, assumimos como aporte teórico os estudos de Mikhail Bakhtin e seu Círculo (1929; 1952-53; 1970-1971/1979; 1974/1979), que defendem a linguagem como processo sócio-histórico-cultural, aliado à teoria sócio-interacional de ensino- aprendizagem de Lev Vygotsky (1930; 1934). Com base nesses construtos teóricos, pautamos nossa concepção de leitura em uma perspectiva dialógica, que prevê sempre uma atitude responsiva do leitor. Procuramos, então, investigar quais práticas têm sido desenvolvidas para a efetivação da aprendizagem desse importante componente curricular. Assim, defendemos que os gêneros do discurso podem ser usados como objetos de ensino- aprendizagem de leitura e acreditamos que a formação de leitores é um processo que deve ocorrer durante todos os anos de escola e não somente nos primeiros anos. A abordagem metodológica baseou-se em uma pesquisa qualitativa, de caráter dialógico e participativo. A observação dos dados demonstrou que a interação e o conhecimento do gênero “histórias em quadrinhos” puderam proporcionar novas possibilidades de leitura e o desenvolvimento de diferentes capacidades pelos alunos. Nossos dados ainda demonstraram que o ensino-aprendizagem de leitura se torna ainda mais profícuo quando aliado a atividades de reflexão e produção escrita. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Linguagens (IL) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Reading | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Teaching-learning | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Discourse genres | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Brait, Elisabeth | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/7028238588180059 | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IL - PPGEL - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2013_Angelica Remonatto.pdf | 2.15 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.