Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/1168
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRemonatto, Angélica-
dc.date.accessioned2019-06-27T16:18:18Z-
dc.date.available2013-04-19-
dc.date.available2019-06-27T16:18:18Z-
dc.date.issued2013-03-22-
dc.identifier.citationREMONATTO, Angélica. Leitura como atividade dialógica e seu processo de ensino-aprendizagem: um projeto com o gênero história em quadrinhos. 2013. 157 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/1168-
dc.description.abstractThis study intends to investigate and discuss the reading practices and the teaching-learning process of students in the 6th grade of elementary school in a Brazilian public school. To this end, we used the theory of Mikhail Bakhtin and his Circle (1929; 1952-53; 1970-1971/1979; 1974/1979), that considers language as process social-cultural-historical, allied to social-interactional theory of teaching-learning of Lev Vygotsky (1930, 1934). Based on such perspectives, we form our conception of reading in a dialogical approach, providing for a responsive attitude of the reader. Thus, we investigated what practices have been developed for effective learning of that important curricular component. We argue that the discourse genres can be used as objects of teaching-learning of the reading and we also believe the formation of readers is a process that should occur during every school year and not only in the first years. The methodology approach has been based on a qualitative study, participative and dialogic character. The data showed that the interaction and knowledge of the genre "comics" could offer news possibilities of reading and the development of different capabilities by the students. Our data also demonstrated that the teaching-learning of reading becomes even most proficient when allied to activities of reflection and written production.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Valquíria Barbieri (kikibarbi@hotmail.com) on 2019-06-07T18:28:27Z No. of bitstreams: 1 DISS_2013_Angelica Remonatto.pdf: 2205569 bytes, checksum: 9cfecfc82dd66f4e9120aee7bf6eb750 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2019-06-27T16:18:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2013_Angelica Remonatto.pdf: 2205569 bytes, checksum: 9cfecfc82dd66f4e9120aee7bf6eb750 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-27T16:18:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2013_Angelica Remonatto.pdf: 2205569 bytes, checksum: 9cfecfc82dd66f4e9120aee7bf6eb750 (MD5) Previous issue date: 2013-03-22en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleLeitura como atividade dialógica e seu processo de ensino-aprendizagem : um projeto com o gênero história em quadrinhospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordLeiturapt_BR
dc.subject.keywordEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordGêneros discursivospt_BR
dc.contributor.advisor1Barros, Cláudia Graziano Paes de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1709636702694622pt_BR
dc.contributor.referee1Barros, Cláudia Graziano Paes de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1709636702694622pt_BR
dc.contributor.referee2Padilha, Simone de Jesus-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3020979926140822pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3692346627140887pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo investigar e discutir as práticas de leitura de alunos do 6o ano do Ensino Fundamental e seu processo de ensino- aprendizagem em uma escola pública brasileira. Para tal, assumimos como aporte teórico os estudos de Mikhail Bakhtin e seu Círculo (1929; 1952-53; 1970-1971/1979; 1974/1979), que defendem a linguagem como processo sócio-histórico-cultural, aliado à teoria sócio-interacional de ensino- aprendizagem de Lev Vygotsky (1930; 1934). Com base nesses construtos teóricos, pautamos nossa concepção de leitura em uma perspectiva dialógica, que prevê sempre uma atitude responsiva do leitor. Procuramos, então, investigar quais práticas têm sido desenvolvidas para a efetivação da aprendizagem desse importante componente curricular. Assim, defendemos que os gêneros do discurso podem ser usados como objetos de ensino- aprendizagem de leitura e acreditamos que a formação de leitores é um processo que deve ocorrer durante todos os anos de escola e não somente nos primeiros anos. A abordagem metodológica baseou-se em uma pesquisa qualitativa, de caráter dialógico e participativo. A observação dos dados demonstrou que a interação e o conhecimento do gênero “histórias em quadrinhos” puderam proporcionar novas possibilidades de leitura e o desenvolvimento de diferentes capacidades pelos alunos. Nossos dados ainda demonstraram que o ensino-aprendizagem de leitura se torna ainda mais profícuo quando aliado a atividades de reflexão e produção escrita.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Linguagens (IL)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Linguagempt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.subject.keyword2Readingpt_BR
dc.subject.keyword2Teaching-learningpt_BR
dc.subject.keyword2Discourse genrespt_BR
dc.contributor.referee3Brait, Elisabeth-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7028238588180059pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IL - PPGEL - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2013_Angelica Remonatto.pdf2.15 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.