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http://ri.ufmt.br/handle/1/1170
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Uma proposta enunciativo-discursiva de leitura de contos para o ensino fundamental |
Autor(es): | Maiolini, Iara Lopes |
Orientador(a): | Barros, Cláudia Graziano Paes de |
Membro da Banca: | Barros, Cláudia Graziano Paes de |
Membro da Banca: | Cox, Maria Inês Pagliarini |
Membro da Banca: | Almeida, Fabíola Aparecida Sartin Dutra Parreira |
Resumo : | A presente pesquisa tem como objetivo investigar e discutir as práticas de leitura e letramento literário de alunos do 7o e 9o ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual de Cuiabá, Mato Grosso. Também, examina e analisa o tratamento dado ao gênero discursivo conto como objeto de ensino para as atividades de leitura na coleção de Livro Didático “Viva Português”. Ainda, elabora uma proposta de leitura do gênero conto direcionada aos alunos do 9o ano pela perspectiva social e interativa da linguagem e do ensino-aprendizagem. Para tanto, pela dimensão da linguagem em uso, a proposta baseia-se no quadro teórico enunciativo-discursivo de Mikhail Bakhtin, Valentin Volochinov e Pavel Medvedev (1929a; 1929b; 1926; 1928). E, pela dimensão do ensino-aprendizagem, ancora-se no viés socio-histórico de Lev Vygotsky. Além disso, propõe atividades de leitura através dos conceitos bakhtinianos da compreensão ativa e sujeito como um ser ativo e respondente (1952-53/1979; 1934-35/1975) para refletirmos acerca do letramento literário mediado pelos contos. Assim, concebemos que o gênero discursivo conto é uma ferramenta bastante profícua na questão de formação do leitor literário. A metodologia de pesquisa é de natureza qualitativa e a abordagem é à luz da teoria dialógica bakhtiniana aplicada às ciências humanas (1959-61/1979; 1970-71/1979; 1974/1979). Os dados analisados revelaram que os alunos pesquisados têm diversas práticas de leitura porque eles leem poema, letra de canção, conto etc. Porém, na esfera escolar, os sujeitos pesquisados leem textos do livro didático. Em especial à análise dos dados do livro didático “Viva Português”, observamos que este não promove o letramento literário porque, em boa medida, desenvolve um trabalho de leitura alicerçado na gramática normativa. Finalmente, em nossas análises e reflexões relativas ao letramento literário, entendemos que esse deveria ser uma prática de leitura do estudante quanto do professor em seu ensino da leitura literária na escola. |
Resumo em lingua estrangeira: | The present research has the aim to investigate and to discuss the reading ́s practices and literary literacy from students of 7th 9th year of elementary education of a state public school located in Cuiabá, Mato Grosso. Also, it examines and analyses the didactic treatment given to the speech genre tale as teaching object for the reading activities on the collection Portuguese language schoolbook “Viva Português”. Thus, it elaborates a reading proposal of the genre tale guided to the 9th year ́s pupils by the social and interactive perspective of language and teaching and learning. For such, by the level of language in use, the proposal is based on theorical framework enunciative-discursive from Mikhail Bakhtin, Valentin Volochinov and Pavel Medvedev (1929a; 1929b; 1926; 1928). And, by the level of teaching and learning, it anchors in the socio-historical bias from Lev Vygotsky (1930; 1934). Moreover, it proposes activities of reading through the Bakhtinian concepts of active understanding and active and respondent being (1952-53/1979, 1934-35/1975) to reflect about literary literacy mediated by tales. Thus, we conceive that the discursive genre tale is a very fruitful tool in the question of the literary reader ́s formation. The research methodology is an assumption which is brought to the light by Bakhtin`s dialogic framework applied to the human sciences (1959-61/1979; 1970-71; 1974/1979). Data analysis revealed that the researched pupils have many reading practices because they read poems, lyrics, tales, etc. However, at the school sphere, they read texts from the didactic textbooks. Especially in the data analysis from the textbook “Viva Português”, we note that this does not promote literary literacy because, to a large extent, it develops a reading work grounded in normative grammar. Finally, in our analysis and reflections regarding to the literary literacy, we understand that this might be a student as well as a teacher ́s reading practice in his teaching of literature ́s reading at school. |
Palavra-chave: | Letramento literário Gênero do discurso Conto |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Literary literacy Speech genre Tale |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Linguagens (IL) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem |
Referência: | MAIOLINI, Iara Lopes. Uma proposta enunciativo-discursiva de leitura de contos para o ensino fundamental. 2013. 180 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2013. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/1170 |
Data defesa documento: | 31-Jul-2013 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IL - PPGEL - Dissertações de mestrado |
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