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Tipo documento: Dissertação
Título: Leituras na formação contínua de professores : qual é o espaço na escola?
Autor(es): Penasso, Jane Iris Araújo Cabrera
Orientador(a): Rodrigues, Sílvia de Fátima Pilegi
Membro da Banca: Rodrigues, Sílvia de Fátima Pilegi
Membro da Banca: Carvalho, Ademar de Lima
Membro da Banca: Gomes, Alberto Albuquerque
Resumo : O presente trabalho é resultado de uma pesquisa de Mestrado desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Rondonópolis (PPGEdu/UFMT/CUR), na linha de Formação de Professores e Políticas Públicas Educacionais. O principal objetivo foi investigar as práticas de leitura efetuadas nos grupos de estudo de duas escolas públicas do Ensino Fundamental do município de Rondonópolis, Mato Grosso, uma da Rede Estadual e outra da Rede Municipal, para analisar suas contribuições na formação dos profissionais participantes. Para tanto, a investigação amparou-se em pressupostos teóricos da abordagem qualitativa e na metodologia de pesquisa de tipo etnográfico, desenvolvida por meio de observações realizadas durante as horas de trabalho pedagógico dos docentes reservadas ao estudo coletivo nas escolas campo, coleta dos materiais utilizados nos encontros de estudo deles, bem como entrevistas com seis coordenadores pedagógicos responsáveis pela formação no âmbito escolar. Os dados foram analisados e interpretados a partir de conceitos relativos à formação de professores, saberes docentes e formação contínua. Aspectos específicos sobre leitura, práticas de leitura e leitura de professores foram apresentados no texto para subsidiar a análise dos dados coletados. Os resultados obtidos apontam descontinuidade dos temas abordados nos encontros de formação, sendo possível caracterizá-la como pontual e fragmentada, bem como a ausência da partilha de experiências pedagógicas bem sucedidas, e de materiais sejam eles didáticos ou de aprofundamento teórico. As práticas de leitura reveladas pela pesquisa apontaram para o fato de que o estudo de temas e a leitura de textos, cujo potencial pudesse promover o redimensionamento da prática docente, ocupou um espaço secundário nas discussões propostas. Foi possível inferir muitas similaridades nos dois loci de formação pesquisados, nos quais se identificou pouco uso da leitura de estudo como instrumento possibilitador do aprofundamento teórico dos membros participantes dos grupos de estudo e de reflexões da e sobre a prática pedagógica, gerando contribuições pouco significativas à atuação profissional.
Resumo em lingua estrangeira: This work resulted from a Master research carried out at the Education Post Graduation Program from the Federal University of Mato Grosso, Rondonópolis Campus (PPGEDU / UFMT / CUR), in the Teacher Traning and Public Policy branch. The main objective was to investigate the reading practices done in study groups at two public elementary schools in the city of Rondonópolis in Mato Grosso State in order to analyze its contributions in training participants. One of the schools is Statual and the other is Municipal. Therefore, research got support on theoretical assumptions of qualitative approach and on ethnographic research methodology carried out through observations made along teachers’ working time reserved for group study in the observed schools, for collecting the materials used in their study meetings, and for interviewing six coordinators responsible for teacher training in the school. Concepts related to teacher education, teacher’s knowledge and teacher training were the base to data analysis and interpretation. Specific aspects on reading, reading practices and teachers’ reading were presented in the text so it could help analyzing the data collected. Results indicate discontinuity on the topics covered in the training meetings, and it can characterize teachers’ reading practices as timely and fragmented, as well as the absence of sharing successful teaching experience, and of the teaching materials whether text material or for theoretical study. Reading practices analyzed by the survey pointed out to the fact that the study of topics and text reading, which potential could downsizing teaching practice, occupied a secondary place at discussions proposed. It was possible to infer many similarities between both the two training loci investigated, in which it was identified low use of studying reading as a tool to theoretical development of the participant members of the study groups and of the reflections on and about the teaching practice, generating negligible contributions to the professional performance.
Palavra-chave: Formação de professores
Leitura
Formação contínua
Palavra-chave em lingua estrangeira: Teacher education
Reading
Training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUR - Rondonopólis
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolis
Referência: PENASSO, Jane Iris Araújo Cabrera. Leituras na formação contínua de professores: qual é o espaço na escola? 2013. 172 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2013
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/1176
Data defesa documento: 9-Jul-2013
Aparece na(s) coleção(ções):CUR - ICHS - PPGEdu - Dissertações de mestrado

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