Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/1179
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLuz, Joel Martins-
dc.date.accessioned2019-06-28T15:35:36Z-
dc.date.available2013-03-19-
dc.date.available2019-06-28T15:35:36Z-
dc.date.issued2013-03-19-
dc.identifier.citationLUZ,Joel Martins. Arquivo, educação e memória: o fundo documental da Escola Sagrado Coração de Jesus. 2013. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/1179-
dc.description.abstractThis dissertation aims to discuss and understand the capabilities of the file's School Sagrado Coração de Jesus- from the perspective of the history of education - as a place of memory of students, pupils, teachers and the whole city in general. Its approach is grounded in the concepts and discussions between memory (the effects of globalization, cultural identity, the feeling of memory and the relationship with the historical field), history (of the schools) and files (concepts, definitions, usage and access ). It has to be used by Stuart Hall (2006), Le Goff (1996), Maurice Halbwachs (1990), Pierre Nora (1993), in others, to conceptual questions theme memory and an extensive literature review situational and about researches that has addressed similar issues this research on the school files. The methodological procedures were those that usually apply to historical research, so we resorted to location, meeting, organization, selection and analysis of documentary sources. As ground memory, as has been the scenario file State School Sagrado Coração de Jesus, in teaching traditional confessional city of Rondonópolis, Mato Grosso, founded in 1949 by the Congregation of the Catechetical Sisters Fransciscanas. Through a diagnosis of your condition and conservation of documents in possession of the file at the school, it was possible to record and analyze the documentation from the 1950s until the 2000s, and with it, elect a significant part of the memory of that institution. Knowledge of documentary records schoolchildren, their wealth and potential, convince us of the need to propose a challenge with respect to school work, aiming to raise awareness of its staff and academic as the importance of building and preserving their memory, before constant challenges and changes that schools in general, are inserted.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Souza (simonecgsouza@hotmail.com) on 2019-06-11T15:47:54Z No. of bitstreams: 1 DISS_2013_Joel Martins Luz.pdf: 3551742 bytes, checksum: d6060517a2e98a377adfe48128df67cd (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2019-06-28T15:35:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2013_Joel Martins Luz.pdf: 3551742 bytes, checksum: d6060517a2e98a377adfe48128df67cd (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-28T15:35:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2013_Joel Martins Luz.pdf: 3551742 bytes, checksum: d6060517a2e98a377adfe48128df67cd (MD5) Previous issue date: 2013-03-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleArquivo, educação e memória : o fundo documental da Escola Sagrado Coração de Jesuspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordArquivo escolarpt_BR
dc.subject.keywordMemória escolarpt_BR
dc.subject.keywordDocumentação escolarpt_BR
dc.subject.keywordEscrituração escolarpt_BR
dc.contributor.advisor1Amâncio, Lázara Nanci de Barros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5217828534180561pt_BR
dc.contributor.referee1Amâncio, Lázara Nanci de Barros-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5217828534180561pt_BR
dc.contributor.referee2Cardoso, Cancionila Janzkovski-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0310526239909234pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3136752116477560pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação busca discutir e compreender as potencialidades do arquivo da Escola Sagrado Coração de Jesus - na perspectiva da história da educação - como um lugar de memória dos alunos, alunas, professores e de toda a cidade em geral. Seu referencial teórico está embasado nos conceitos e discussões entre memória (os efeitos da globalização, a identidade cultural, o sentimento de memória e as relações com o campo histórico), história (das instituições escolares) e arquivos (conceitos, definições, uso e acesso). Tem-se utilizado de Stuart Hall (2006), Le Goff (1996), Maurice de Halbwachs (1990), Pierre Nora (1993), dentre outros, para as questões conceituais do tema memória, e uma extensa revisão bibliográfica e situacional sobre as pesquisas que têm abordado questões semelhantes a esta pesquisa, sobre os arquivos escolares. Os procedimentos metodológicos foram os que usualmente se aplicam às pesquisas históricas, de modo que recorreu-se à localização, reunião, organização, seleção e análise de fontes documentais. Como terreno de memória, tem-se como cenário o arquivo da Escola Estadual Sagrado Coração de Jesus, tradicional no ensino confessional da cidade de Rondonópolis, Mato Grosso, fundada no ano de 1949 pela Congregação das Irmãs Catequistas Fransciscanas. Por meio de um diagnóstico das suas condições físicas e de conservação dos documentos em posse do arquivo da escola, foi possível inventariar e analisar a documentação da década de 1950 até os anos 2000 e com isto, eleger, uma parte significativa da memória dessa instituição. O conhecimento dos registros documentais escolares, suas riquezas e potencialidades, convencem-nos da necessidade de propor um desafio com relação ao trabalho da escola, visando à sensibilização do seu corpo funcional e acadêmico quanto a importância de edificar e preservar a sua memória, diante dos constantes desafios e transformações em que as escolas de um modo geral, estão inseridas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolispt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUR - Rondonopólispt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keyword2File schoolpt_BR
dc.subject.keyword2Memory schoolpt_BR
dc.subject.keyword2Documentation schoolpt_BR
dc.subject.keyword2Bookkeeping schoolpt_BR
dc.contributor.referee3Arena, Dagoberto Buim-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9019185751164438pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUR - ICHS - PPGEdu - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2013_Joel Martins Luz.pdf3.47 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.