Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/1180
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Prática pedagógica no cotidiano da escola : reflexão sobre o ciclo de formação humana no sistema público municipal de ensino de Rondonópolis – MT |
Autor(es): | Odi, Lindinalva Alves da Silva |
Orientador(a): | Carvalho, Ademar de Lima |
Membro da Banca: | Carvalho, Ademar de Lima |
Membro da Banca: | Fernandes, Jorcelina Elisabeth |
Membro da Banca: | Mainardes, Jefferson |
Resumo : | A implantação da escolaridade em Ciclos de Formação Humana na rede pública municipal de ensino de Rondonópolis – MT teve início no ano 2001, precedida pelo Ciclo Básico de Alfabetização. A questão da pesquisa é saber: quais as mudanças instaladas na escola organizada em ciclos de formação humana na rede pública municipal de ensino de Rondonópolis – MT? O objetivo geral é investigar quais os elementos presentes nas práticas pedagógicas que contribuíram e contribuem para o desejado salto qualitativo da escola organizada em Ciclos de Formação Humana. Para construir o percurso de investigação do objeto deste estudo, se fez opção pela metodologia qualitativa interpretativa, posto que subsidia a apreensão do fenômeno dentro da sua realidade histórica, pela especificidade e identidade ligadas aos interesses da pesquisa em pauta. A coleta de dados – observação, entrevistas e análise documental – foi desenvolvida de março a novembro de 2012 em duas unidades escolares, totalizando dezesseis professores. O aporte teórico para reflexão sobre a escola organizada em ciclos foi baseado em Mainardes, Freitas, Barretto e Sousa, entre outros, e teve como principais interlocutores da análise dos dados, Freire e Arroyo. A análise dos dados indica a ocorrência de avanços no ensino organizado por Ciclos de Formação Humana em Rondonópolis – MT. Estes avanços se fazem notar tanto no que tange à compreensão dos pressupostos teóricos da proposta, como na prática pedagógica observada no cotidiano das escolas investigadas. Os elementos presentes nas práticas pedagógicas que contribuem para a qualidade do ensino estão ligados ao entendimento da educação enquanto direito social do aluno; à prática pedagógica pautada no diálogo; ao oferecimento do apoio pedagógico aos alunos com dificuldades de aprendizagem; à formação contínua oferecida pelas unidades escolares aos professores; e ao planejamento coletivo. Há, na perspectiva dos sujeitos, o desejo de aprimoramentos e mudanças visando garantir a aprendizagem efetiva e de qualidade social dos alunos. Para tanto, apontam a necessidade de investimentos na infraestrutura das unidades para qualificar as atividades do apoio pedagógico, diminuição no número de alunos por sala, composição de turmas de superação para os alunos com defasagem idade/ciclo, mais tempo para formação contínua do professor, e dedicação exclusiva do professor a uma única escola. |
Resumo em lingua estrangeira: | The deployment of schooling in cycles Human Formation at Public schools in Rondonópolis – MT began in 2001, preceded by Literacy Basic Cycle. The research question is to know: what changes installed in school organized training courses on human municipal public education Rondonópolis – MT? The overall goal is to investigate the elements present in pedagogical practices that contributed and contribute to the desired quantum leap school organized in cycles Human Formation. To construct the course of investigation the object of this study, we did opt for interpretive qualitative methodology because subsidizes the seizure of the phenomenon within its historical reality, the specificity and identity linked to research interests at stake. Data collection - observation, interviews and document analysis - were developed from March to November 2012 in two school units, totaling sixteen teachers. The theoretical support for reflection on how the school was organized in cycles based on Mainardes, Freitas, Barretto and Sousa, among others, and having as main interlocutor of the data analysis and Freire Arroyo. Data analysis indicates the occurrence of advances in education organized by Cycle Training in Human Rondonópolis – MT. These advances are remarkable both in terms of theoretical understanding of the proposal, as observed in pedagogical practice in primary education schools investigated. The elements present in pedagogical practices that contribute to the quality of education are linked to the understanding of education as a social right of the student; teaching practice guided dialogue; offering educational support to students with learning difficulties; continuing education units offered by school teachers and collective planning. There, in view of the subject, the desire for changes and improvements in order to ensure effective learning and social quality of students. These highlight the need for investment in infrastructure units to qualify the pedagogical support activities, reduction in the number of students per class, composition of classes for students with overcoming age gap /cycle, more time for teacher training and exclusive dedication teacher at one school. |
Palavra-chave: | Prática pedagógica Ciclos de formação humana Avanço Perspectiva |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Pedagogical practice Cycles of human formation Advancement Perspective |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUR - Rondonopólis |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolis |
Referência: | ODI, Lindinalva Alves da Silva. Prática pedagógica no cotidiano da escola: reflexão sobre o ciclo de formação humana no sistema público municipal de ensino de Rondonópolis – MT. 2013. 185 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2013. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/1180 |
Data defesa documento: | 12-Apr-2013 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUR - ICHS - PPGEdu - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2013_Lindinalva Alves da Silva Odi (1).pdf | 1.68 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.