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http://ri.ufmt.br/handle/1/1182
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Templo do saber - a biblioteca pública do estado de Mato Grosso : modernidade, conhecimento e práticas de leituras (1912-1950) |
Autor(es): | Gabriel, Sheila Cristina Ferreira |
Orientador(a): | Cardoso, Cancionila Janzkovski |
Membro da Banca: | Cardoso, Cancionila Janzkovski |
Membro da Banca: | Arriada, Eduardo |
Membro da Banca: | Siqueira, Elizabeth Madureira |
Resumo : | A presente dissertação tem por objetivo investigar como ocorreu a constituição da Biblioteca Pública do Estado de Mato Grosso (BPEMT) e identificar aspectos de práticas de leitura em seu interior, no período de 1912 a 1950. Para o alcance de tal objetivo direcionei-me por meio dos seguintes questionamentos: Com que propósito a biblioteca foi criada? Quais sujeitos estiveram envolvidos na criação dessa biblioteca? De que forma a estrutura física influenciou na utilização do espaço? Como o acervo foi constituído e como foi sua circulação? Quais obras eram mais consultadas, por conseguinte, o que, potencialmente, liam os frequentadores da biblioteca? Quem eram os frequentadores, portanto possíveis leitores, dessa instituição? A investigação insere-se na metodologia da pesquisa histórica, na perspectiva da história cultural, tendo como método orientador das análises a hermenêutica compreensiva de Dilthey. A pesquisa histórica envolve, dentre outras ações, a determinação do marco temporal, no caso, optei pelo período de 1912 a 1950 que representa o primeiro período de sua existência; a localização, seleção, organização e análise de fontes históricas, sendo que minhas fontes foram as documentais localizadas e selecionadas no Arquivo Público de Mato Grosso (APMT). O referencial teórico contempla estudos na perspectiva da história cultural, história da leitura e das bibliotecas, sendo que utilizo como autores principais para o direcionamento das análises Le Goff (1993), Chartier (1990; 1998; 1999a 1999b), Darnton (2010), Burke (1997; 2008), Abreu (1999), Silva (1999), Deaecto (2010), Siqueira (1999), Peres (2002) e Elias (2006, 2011). Com as análises, foi possível perceber, dentre outras coisas que: a) a biblioteca foi criada para atuar como complemento à instrução, seu principal público até a década de 30 eram os estudantes do ensino secundário e superior; b) as crianças não frequentaram seu espaço; c) o espaço físico em vários momentos prejudicou o acesso ao acervo da biblioteca; d) havia predileção pelas consultas aos jornais, revistas, obras históricas e literárias. Acredito que, com a pesquisa, poderei contribuir para a construção da história cultural de Mato Grosso, uma vez que com estudos sobre a história da biblioteca e da leitura será possível reconstruir parte do caminhar da população mato-grossense nos trilhos das letras (leitura e escrita) |
Resumo em lingua estrangeira: | This dissertation aims to investigate how the constitution of the State Library of Mato Grosso (BPEMT) happened and identify possible ways of reading practices in its interior, in the period from 1912 to 1950. In order to achieve this goal I asked myself the following questions: For what purpose was the library created? Who were the people involved in the creation of this library? How the physical structure influenced the use of space? How the collection was made and how was its circulation? What works were more consulted, therefore, what potentially library goers read? Who were the regulars, therefore possible readers, of this institution? The research is part of the methodology of historical research, from the perspective of cultural history, and as a method of guiding comprehensive analysis hermeneutics of Dilthey. This historical research involves, among other actions, determining the timeframe, in this case, I opted for the period 1912 to 1950 representing the first period of its existence, location, selection, organization and analysis of historical sources, and my sources the documentary were located and selected in the Public Archives of Mato Grosso (APMT). The theoretical studies include the perspective of cultural history, history of reading and libraries, and use it as the main authors of the analysis for targeting Le Goff (1993), Chartier (1990, 1998; 1999th 1999b), Darnton (2010), Burke (1997, 2008), Abreu (1999), Silva (1999), Deaecto (2010), Smith (1999), Peres (2002) and Elias (2006, 2011). With the analyzes, it was revealed, among other things: a) the library was created to act as a complement to education, its main public until the 30s were the students of secondary and higher education, b) children did not attend this space c) the physical space at various times hindered access to library resources, d) that had a predilection for consulting the newspapers, magazines, literary and historical works. I believe that with this research, I can contribute to the construction of the cultural history of Mato Grosso, since studies on the history of the library and reading will be possible to reconstruct part of walking the population matogrossense on the tracks of the letters (reading and writing). |
Palavra-chave: | História da biblioteca História da leitura Práticas de leitura Pesquisa histórica Biblioteca pública estadual Estevão de Mendonça |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | History of the library History of reading Reading practices Historical research State Public Library Estevão de Mendonça |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUR - Rondonopólis |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolis |
Referência: | GABRIEL, Sheila Cristina Ferreira. Templo do saber - a biblioteca pública do estado de Mato Grosso: modernidade, conhecimento e práticas de leituras (1912-1950). 2013. 177 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2013 |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/1182 |
Data defesa documento: | 28-Fev-2013 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUR - ICHS - PPGEdu - Dissertações de mestrado |
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