Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/1198
Tipo documento: Dissertação
Título: Prática pedagógica reflexiva em cursos de formação continuada : um estudo crítico etnográfico
Autor(es): Correa, Maria Antonia
Orientador(a): Barros, Solange Maria de
Membro da Banca: Barros, Solange Maria de
Membro da Banca: Assis-Peterson, Ana Antônia de
Membro da Banca: Nascimento, Celina Aparecida Garcia de Souza
Resumo : O presente estudo visa investigar as experiências de professores acerca da prática pedagógica reflexiva, em cursos de formação continuada, na Escola Estadual ‘Meninos do Futuro’, localizada no Centro Sócio Educativo no Complexo Pomeri, bairro Planalto, em Cuiabá/MT. A pesquisa tem como objetivos específicos: (1) Conhecer quais as reflexões dos professores acerca da sua prática pedagógica; (2) Verificar se as reflexões feitas pelos professores estão em consonância com as teorias crítico-reflexivas; (3) Compreender de que forma cursos de formação continuada contribuem para reflexões e mudanças de atitudes dos professores. Dentre os pressupostos que balizaram este estudo estão: (1) Empoderamento do professor, por meio de cursos de formação continuada, criando potencialidades para a inclusão, uma vez que o pensamento crítico do professor pode (e deve) resultar estímulo ao desenvolvimento do pensamento crítico do aluno; (2) Temas de interesse do professor, debatidos nos cursos de formação continuada, oportunizam reflexões positivas acerca da prática pedagógica na sala de aula; (3) Conhecimento de teorias críticas e reflexivas contribui para mudanças de atitudes e posturas frente à realidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico colaborativo. Os dados foram coletados por meio de observação participante, com propósito de compreender o contexto da escola, incluindo anotações em um diário de campo e entrevistas gravadas em áudio. O estudo está ancorado na teoria acerca da formação crítico-reflexiva, onde o programa de formação contínua é a ideia de um processo envolvendo reflexão crítica sobre a prática pedagógica (GIROUX. 1992; CONTRERAS, 2002; BARROS, 2010). O presente estudo envolveu professores da escola em cursos de formação continuada, dentro de uma visão multiplicadora, mediando um trabalho reflexivo e coletivo. A análise dos dados amparou-se na abordagem de análise de conteúdo (BAUER e GASKELL, 2004; BARDIN, 2009; RICHARDSON, 2011) assentado em três fases cronológicas: a pré-análise, exploração do material e o tratamento dos resultados, inferência e interpretação. Dá analise depreendeu-se que os professores da Escola ‘Meninos do Futuro’ tecem reflexões a cerca da sua prática pedagógica, pautados na reflexão ‘sobre a ação’ e reflexão ‘na ação’. As reflexões feitas pelos professores, por meio da formação continuada, possibilitaram uma visão mais crítica da sua prática pedagógica, visando à inclusão dos alunos, da Escola ‘Meninos do Futuro’.
Resumo em lingua estrangeira: This study aims to investigate the experiences of teachers about reflexive pedagogic practice, in continuing education courses, in ‘Meninos do Futuro’ State School, located in the Social Educational Centre in the Pomeri Complex, in the Planalto district, Cuiabá/MT. The specific aims of this research are: (1) To get to know about the teachers’ reflections on their pedagogical practice; (2) To verify if the reflections made by the teachers are consonant with critical-reflexive theories; (3) To understand how continuing education courses contribute to the teachers’ reflections and changes of attitudes. Among the assumptions that guided this study are: (1) Teacher empowerment, through continuing education courses, creating potential for inclusion, since teacher’s critical thinking can (and should) result in the fostering of the development of student’s critical thinking; (2) Themes of interest to the teacher, discussed in the continuing education courses, provide opportunity for positive reflections about the pedagogical practice in the classroom; (3) Knowledge of critical and reflexive theories contributes to changes of mindset and attitudes towards reality. This is a qualitative, collaborative ethnographic research. The data were collected through participant observation in order to understand the school content, including notes in a field diary and audio recorded interviews. The study is based on the theory about the critical reflexive training, where the continuing education program is the idea of a process involving critical reflection about the pedagogical practice (GIROUX. 1992; CONTRERAS, 2002; BARROS, 2010). This study involved teachers from the school in continuing education courses, within a multiplying vision, mediating reflexive and collective work. The data analysis was based on the approach of content analysis (BAUER e GASKELL, 2004; BARDIN, 2009; RICHARDSON, 2011) in three chronological phases: the pre-analysis, exploration of the material and the treatment of the results, inference and interpretation. The analysis showed that the teachers of the ‘Meninos do Futuro’ school weave reflections about their pedagogical practice, based on reflection-on-the action’ and reflection-in-the action’. The reflections made by teachers, through continuing education, provided a more critical view of their pedagogical practice, seeking the inclusion of the students from ‘Meninos do Futuro’ school.
Palavra-chave: Formação continuada
Professor reflexivo
Escola pública
Transformação social
Palavra-chave em lingua estrangeira: Continuing education
Reflexive teacher
Public school
Social change
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Linguagens (IL)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem
Referência: CORREA, Maria Antonia. Prática pedagógica reflexiva em cursos de formação continuada: um estudo crítico etnográfico. 2013. 128 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/1198
Data defesa documento: 21-Apr-2013
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IL - PPGEL - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2013_Maria Antonia Correa.pdf2.75 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.