Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/124
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantana, Anézio Martins-
dc.date.accessioned2017-01-11T13:01:20Z-
dc.date.available2015-04-01-
dc.date.available2017-01-11T13:01:20Z-
dc.date.issued2015-03-31-
dc.identifier.citationSANTANA, Anézio Martins. Linguagem cinematográfica e educação: uma relação pertinente. 2015. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/124-
dc.description.abstractThis work analyzes the fundamental elements in the field of Cinematographic Language, including aspects of photography such as camera angles and the importance of light as well as the aspects of composition of moving images. The nature of this research was developed within a school environment creating the ability to relate activities inherently linked to audiovisual production within human cognitive development. The theory is supported by the conceptual guidelines of cinematographic language in the studies of Eisenstein, Marcel Martin and Noel Burch, who dissected the lexicon of cinematographic language and its condition as art. Saussure and Junior Chamber set the tone for the dialogue on the theory of language for this study. The research utilized the qualitative methodology of ResearchAction-Participant which was developed from audiovisual workshops set in the context of a larger project entitled Science Education, Agro-ecology, and Field of Culture which is linked to the New Talents Program of CAPES/UNEMAT/Sinop. This project combines knowledge from different fields, involving teachers and students of the Sinop campus of the State University of Mato Grosso (UNEMAT) and the Federal University of Mato Grosso (UFMT). The project was held with students in rural schools of the State School Florestan Fernandes, as well as with members of the settlement community Twelve October located in Claudia County, MT. The project Science Education, Agro-ecology, and Field of Culture is based on the learning project assumptions and is inspired by the proposals of School Without Walls coordinated by John Bremer and Michael Von Moschzisker, Bridge School of José Pacheco, and the Eco-Literacy Center of Fritjof Capra. It was possible to identify students that gained knowledge related to cinematographic language and that this knowledge manifested into an important aspect of their educational activities.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Igor Matos (igoryure.rm@gmail.com) on 2017-01-10T15:08:45Z No. of bitstreams: 1 DISS_2015_Anézio Martins Santana.pdf: 608890 bytes, checksum: 1e8ea81613f8089e7e900d07a65cecb2 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2017-01-11T13:01:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2015_Anézio Martins Santana.pdf: 608890 bytes, checksum: 1e8ea81613f8089e7e900d07a65cecb2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-01-11T13:01:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2015_Anézio Martins Santana.pdf: 608890 bytes, checksum: 1e8ea81613f8089e7e900d07a65cecb2 (MD5) Previous issue date: 2015-03-31en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleLinguagem cinematográfica e educação : uma relação pertinentept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordLinguagem cinematográficapt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem por projetospt_BR
dc.contributor.advisor1Moreira, Evando Carlos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4561814544149415pt_BR
dc.contributor.referee1Moreira, Evando Carlos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4561814544149415pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Tânia Maria de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1003388291863684pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3946875373430228pt_BR
dc.description.resumoNesse trabalho propõe-se a analisar o domínio de elementos fundamentais da Linguagem Cinematográfica, como a fotografia e seus ângulos, a importância da luz e recursos de montagem e, pela natureza da pesquisa que se insere no contexto escolar, a possibilidade de relacionar as atividades inerentemente vinculadas à produção audiovisual com conhecimentos mais amplos da formação humana. No plano teórico, a sustentação do estudo se deu nas orientações conceituais da Linguagem Cinematográfica de Eisenstein, Marcel Martin e Noel Burch, que dissecaram a formação do léxico da linguagem fílmica e sua condição de Arte. Saussure e Câmara Junior deram o tom ao diálogo a partir da teoria da linguagem, ao presente estudo. A pesquisa é de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação e foi desenvolvida a partir de oficinas de audiovisual, inserida no contexto de um projeto mais amplo intitulado Educação Científica, Agroecológica, e Cultura do Campo, vinculado ao Programa Novos Talentos – CAPES/UNEMAT/Sinop, que articula conhecimentos de diferentes áreas, envolvendo professores e alunos da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, campus Sinop, e Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, campus Sinop, realizadas com alunos da Escola Estadual Florestan Fernandes – Escola do Campo e com membros da comunidade do Assentamento Doze de Outubro, município de Cláudia, MT, fundamentado sob os pressupostos de Projetos de aprendizagem e inspirado em propostas como as da Escola Sem Muros – Jhon Bremer e Michael Von Moschzisker, Escola da Ponte – José Pacheco e o Centro de Eco-Alfabetização – Capra. Foi possível identificar que os alunos se apropriaram de conhecimentos relacionados à Linguagem Cinematográfica e esta revelou-se importante para atividades educacionais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação (IE)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keyword2Cinematographic languagept_BR
dc.subject.keyword2Educationpt_BR
dc.subject.keyword2Learning by projectspt_BR
dc.contributor.referee3Pereira, Denizalde Jesiél Rodrigues-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0918845371813954pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2015_Anézio Martins Santana.pdf594.62 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.