Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/1274
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAnjos, Silvina Maria dos-
dc.date.accessioned2019-08-07T16:54:28Z-
dc.date.available2014-07-02-
dc.date.available2019-08-07T16:54:28Z-
dc.date.issued2014-06-02-
dc.identifier.citationANJOS, Silvina Maria dos. A produção do espaço no contexto do comércio varejista 24 horas em Cuiabá-MT. 2014. 136 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/1274-
dc.description.abstractThis study aims to understand the dynamics of urban space in the 24 hours retail trade in Cuiabá city, noted for increasing urbanization and strengthens as capital in the provision of regional services. We sought to describe the changes in the Cuiabá urban structure and relate it with the 24 hour city trade flows and fixed the city that reveal new urban centralities. The construction of the investigative journey began with the definition of the type of research and methods to align the theory. To follow this path, we used interviews with managers and consumers of 24 hours retail trades in Cuiabá, the results were analyzed in light of Geographic Science. The reflections show that the city of Cuiabá is included in the new urban form of cities that offer night services. There are two reasons for the city to have evolved: provide new joints spacetime and reproduction of urban space, and generate different techniques and ways of selling in urban areas, due to natural competition established by producing agents the Mato Grosso state Capitol.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2019-07-23T12:43:11Z No. of bitstreams: 1 DISS_2014_Silvina Maria dos Anjos.pdf: 4739251 bytes, checksum: 0af2090161e8ec580c28da078b581eec (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2019-08-07T16:54:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2014_Silvina Maria dos Anjos.pdf: 4739251 bytes, checksum: 0af2090161e8ec580c28da078b581eec (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-07T16:54:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2014_Silvina Maria dos Anjos.pdf: 4739251 bytes, checksum: 0af2090161e8ec580c28da078b581eec (MD5) Previous issue date: 2014-06-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA produção do espaço no contexto do comércio varejista 24 horas em Cuiabá-MTpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordComércio varejistapt_BR
dc.subject.keywordProdução do espaçopt_BR
dc.subject.keywordEspaçopt_BR
dc.subject.keywordCidadept_BR
dc.contributor.advisor1Romancini, Sônia Regina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8740183019590063pt_BR
dc.contributor.referee1Romancini, Sônia Regina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8740183019590063pt_BR
dc.contributor.referee2Vilarinho Neto, Cornélio Silvano-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3996257250903004pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8593830386334656pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho visa compreender a dinâmica do espaço urbano no comércio varejista 24 horas da cidade de Cuiabá, que se destaca pela crescente urbanização e se consolida como capital na prestação de serviços regionais. Procurou-se descrever as mudanças na estrutura urbana de Cuiabá e relacionar o comércio 24 horas com os fluxos e fixos da cidade que revelam novas centralidades urbanas. A construção da trajetória investigativa iniciou com a definição do tipo de pesquisa e dos métodos para alinhá-la à teoria. Para trilhar este caminho, recorreu-se a entrevistas realizadas com gerentes e consumidores dos comércios varejistas 24 horas de Cuiabá, cujos resultados foram analisados à luz da Ciência Geográfica. As reflexões evidenciam que a cidade de Cuiabá está inserida na nova morfologia urbana de cidades que oferecem serviços noturnos. Duas são as razões para a cidade ter-se evolvido: facultar novas articulações espaço-tempo e reprodução do espaço urbano, e gerar diferentes técnicas e modos de venda no espaço urbano, em razão da singular competição estabelecida pelos agentes produtores no comércio da capital mato-grossense.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.subject.keyword2Retailpt_BR
dc.subject.keyword2Production of spacept_BR
dc.subject.keyword2Spacept_BR
dc.subject.keyword2Citypt_BR
dc.contributor.referee3Penna, Nelba Azevedo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7762550938015741pt_BR
dc.contributor.referee4Zamparoni, Cleusa Aparecida Gonçalves Pereira-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8370857241133866pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – ICHS – POSGEO – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2014_Silvina Maria dos Anjos.pdf4.63 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.