Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/1349
Tipo documento: Dissertação
Título: O Estado Plurinacional com a missão do Estado Nação : uma perspectiva histórica da esquerda na Bolívia (1980-2009)
Autor(es): Nascimento, Flávio Conche do
Orientador(a): Mourad, Leonice Aparecida de Fatima Alves Pereira
Membro da Banca: Mourad, Leonice Aparecida de Fatima Alves Pereira
Membro da Banca: Rodrigues, Cândido Moreira
Membro da Banca: Pinheiro, Marcos Sorrilha
Resumo : A presente dissertação, O Estado Plurinacional com a missão do Estado Nação: uma perspectiva histórica da esquerda na Bolívia (1980-2009), faz uma abordagem de predomínio teórico acerca das mudanças do cenário da ação política na Bolívia nestas três últimas décadas. Através de análises bibliográfica e documental, inter-relaciona os "temas clássicos" junto aos "novos” sobretudo quanto à reformulação da política de esquerda pelo "tema-etnicidade" e seus impactos na perspectiva estatal. Embora tenha conquistado a atenção da impressa internacional, a dinâmica da sociedade boliviana continua pouco conhecida para além de suas fronteiras. A consolidação do movimento cocaleiro nos anos 1980, os impasses em torno da privatização da água no começo deste século, são exemplos de um complexo arranjo político ainda por ser aprofundado e melhor compreendido no campo da história. Neste sentido, a promulgação do Texto Constitucional do Estado Plurinacional em 2009 traz contrastes arraigados, aceitando juridicamente a "etnia" como "nação", representa tanto uma conquista como um conjunto de dilemas históricos do índio. A saber, como tratar o direito de ser diferente sem perder de vista a luta pela igualdade social, conquistar um lugar na modernidade sem perder suas matrizes indígenas e, por fim, retirar-se da condição de pobreza "dosando" os possíveis/prováveis efeitos negativos do capital
Resumo em lingua estrangeira: Partiendo de la perspectiva post-estructuralista de la discursividad y de una concepción heterárquica del poder, este trabajo de investigación pretende dar cuenta de cómo el desarrollo y el neoliberalismo, respectivamente, después de ser construidos y viabilizados de manera hegemónica por organizaciones internacionales y de reconfigurar la gubernamentalidad nacional, tuvieron efectos en la zona rural y en la periferia urbana del municipio de Cali en Colombia. Primeramente, y a modo de presupuesto epistémicos y ontológicos, intentaremos entender las hegemonias de la modernidad capitalista occidental como discursividades, es decir, como estructuras contingentes de sentido que organizan la experiencia y disputan la verdad sobre las cosas. Después, nuestro objetivo será mostrar históricamente cómo el desarrollo fue viabilizado como política por los gobiernos de Estados Unidos a través de organismos e instituciones que otorgaron recursos económicos, tecnologias, saberes e legislaciones para construir o sub-desarrollo en América latina, en la búsqueda por alcanzar la hegemonia en el contexto de la guerra fria. Aquello reconfiguró tanto la gubernamentalidad de los países como las práctlcas comunitarias en los lugares. Por último, ya en el contexto de la globalización, siendo el neoliberalismo y ya no el desarrollo la discursividad hegemónica, vamos a intentar mostrar algunas de las resistencias, entendidas igualmente como discursividades, que actualmente surgen localmente en la periferia del municipio de Cali en Colombia, las cuales buscan, si no todavia reconfigurar la hegemonia localmente, si por lo menos generar resistencias, mostrando que otras formas de relacionarse con los otros y con los territorios aún se hacen posibles.
Palavra-chave: Nação
Plurianual
Estado moderno
Esquerda política
Modernidade
Palavra-chave em lingua estrangeira: Nacion
Plurinacional
Estado moderno
Izquierda politica
Modernidad
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Referência: NASCIMENTO, Flávio Conche do. O Estado Plurinacional com a missão do Estado Nação: uma perspectiva histórica da esquerda na Bolívia (1980-2009). 2013. 122 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/1349
Data defesa documento: 29-Apr-2013
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICHS - PPGHis - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2013_Flávio Conche do Nascimento.pdf5.83 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.