Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/136
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Labirintogoria (ou sobre a experiência : apreender pela arte, fratura entre códigos para um transbordamento dos contornos) |
Autor(es): | Velho, Ângela Teresinha Fontana de Souza Tambara |
Orientador(a): | Ferreira, Márcia dos Santos |
Membro da Banca: | Ferreira, Márcia dos Santos |
Membro da Banca: | Azevedo, Maria Thereza de Oliveira |
Membro da Banca: | Costa, Luciano Bedin da |
Resumo : | Este trabalho procura elaborar um diálogo entre Educação, Filosofia e Artes a partir do pensamento dos estoicos, de Jacques Derrida, Gilles Deleuze, Anne Cauquelin, entre outros, fundamentando-se na filosofia da diferença e na teoria dos incorporais. Busca dissertar sobre aprendizado, ou melhor, sobre experiência. Procura compreender o momento de encontro com aquilo que pode suscitar a nossa compreensão e o desenvolvimento de algo que se conhece. É uma reflexão sobre a virtude do acontecimento, do valor argumentativo da obra de arte, da capacidade de conhecimento/experiência/aprendizado no movimento dos incorporais segundo o estoicismo antigo, mobilizando o conceito de Labirintogoria. Não se trata somente de ser afetado, mas de um processo de elaboração e seu continuum. |
Resumo em lingua estrangeira: | This paper seeks to develop a dialogue between Education, Philosophy and Arts through the thoughts of Stoics, Jacques Derrida, Gilles Deleuze and Anne Cauquelin, among others, which are based on the philosophy of difference and the theory of the incorporeal. It aims to discuss learning, or rather, experience. It seeks to understand the moment that may raise our understanding and development of something that is familiar. It is a reflection on the power of the event, the argumentative value of the artwork, the capacity of knowledge/experience/learning in the movement of the incorporeal according to ancient Stoicism, mobilizing the concept of Labirintogoria. It is not to be affected alone, but by a process of preparation and its continuum. |
Palavra-chave: | Incorporal Estoico Labirintogoria |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Incorporeal Stoic Labirintogoria |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | VELHO, Ângela Teresinha Fontana de Souza Tambara. Labirintogoria (ou sobre a experiência: apreender pela arte, fratura entre códigos para um transbordamento dos contornos). 2015. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/136 |
Data defesa documento: | 27-Jul-2015 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2015_Ângela Teresinha Fontana de Souza Tambara Velho.pdf | 5.36 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.